quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Obentô para Crianças


Uma das coisas mais bacanas da cultura japonesa são os ‘obentôs’ (ou bentôs) que nada mais são do que marmitas individuais,  que muitas vezes são tão bonitas que parecem uma obra de arte. Existem muitos sites que ensinam a montar belos e deliciosos ‘obentôs’, mas aqui vai uma sugestão simples, mas muito divertida para suas crianças levarem para a escola, ou a um piquenique. Se você não conseguir encontrar salsichas* sem glúten nos mercados da sua cidade, procure as salsichas artesanais dos mercados públicos ou feiras livres.

Veja como fazer, passo a passo:

Primeiro, prepare o arroz – de preferência arroz do tipo japonês, ou faça um arroz mais ‘grudadinho’ – e deixe esfriar. Cozinhe as salsichas* e legumes de sua preferência. Dica: cozinhe as salsichas e os legumes no vapor, e ficarão muito mais saborosos.

1 – Separe uma xícara de arroz cozido e molde a cabeça do gatinho.


2 – Molde duas bolinhas pequenas para as ‘bochechas’ do gato, e com os dedos faça uma pequena cavidade para encaixá-las.


3 – A carinha do gato começa a tomar forma, com uma azeitona* servindo de nariz! (*retire a semente, para evitar perigos de alguém engasgar).


4 – Para simular os bigodes, pedacinhos de espaguete frito.


5 – Para concluir, corte 2 triângulos de presunto para as orelhas, e use feijões pretos, ou pedacinhos de azeitona preta, para montar os olhos.


Molde salsichas* em forma de peixinho, para acompanhar.

1 – Faça um corte triangular numa das pontas da salsicha* cozida (tipo aperitivo).


2 – Primeiro demarque suavemente a superfície, delimitando a ‘cabeça’ com uma linha, e desenhe três ‘x’ para as escamas do peixe.


3 – Aprofunde o corte, com uma faca afiada, para marcar bem o desenho.

Bom Apetite!

2 comentários:

  1. Que idéia legal para a criançada! Vou começar a por em prática essa delícia!Como sempre vcs estão de parabéns pelas matérias abordadas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Patrícia!
    que bom que vc gostou da dica.
    e obrigada pelos elogios, são um grande incentivo para eu procurar trazer sempre assuntos interessantes e diferenciados.
    abraços,
    Sam.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails