quinta-feira, 29 de abril de 2010

Yoga no Dia a Dia

Mesmo para quem não é praticante da Yoga, existem alguns exercícios muito eficientes para se fazer naquelas horas críticas de estresse e cansaço quando se fica preso no trânsito, tanto indo para o trabalho, como numa viagem nos feriados.

Exercícios fáceis de Yoga para relaxar no dia a dia

1 - No carro, preso no trânsito

Coloque ambas as mãos nos joelhos numa postura sentada. Com os lábios fechados, inspire pelo nariz para expandir o tórax e encher de ar até sua clavícula. E exale com o estômago encolhido, para que suas costelas desçam. Solte a tensão em seu pescoço e ombros e feche os olhos. Repita 10 vezes.


Esse exercício respiratório refresca sua cabeça e ajuda o sangue a circular bem pelo coração e outros órgãos internos, o que pode ficar dificultado ao dirigir o carro por muito tempo.

2 - Fora do carro, no engarrafamento

De pé, com as pernas afastadas, entrelace os dedos e os coloque atrás da vértebra cervical. Aperte os cotovelos para dentro e dobre para frente lentamente. Mantenha os cotovelos na direção do chão e mantenha os ombros e cintura retos.


Essa posição relaxa seu pescoço, costas e cintura.

3 - Depois de comer demais

a) Esse exercício é chamado de puxar a corda do arco. Deite-se de bruços e coloque seus braços sobre as costas com dedos entrelaçados. Encaixe os calcanhares um no outro e, enquanto inspira lentamente, levante a parte superior do corpo e pernas. Lentamente, retorne à postura original antes de relaxar seu corpo. Em seguida, pegue os tornozelos com as mãos e levante a parte superior do corpo e as pernas, transformando seu corpo em uma corda de arco. Ao levantar a parte superior do corpo, inspire e role seu cóccix. Mantenha essa postura por aproximadamente 10 segundos e relaxe.


Essa posição estimula as partes internas do abdômen, ajudando a digestão, além de deixar seu corpo em boa forma.

b) Sente-se com as pernas semi-cruzadas, coloque sua mão direita sobre o joelho esquerdo e sua mão esquerda na parte traseira de seus quadris. Inspire, mantenha sua coluna ereta e torça sua cintura. Em seguida, levante os braços. Mantenha sua cintura reta e curve a parte superior do seu corpo para frente com os braços esticados para relaxar seus ombros e pescoço. Repita o procedimento para o outro lado.


Esta postura faz com que seu corpo flexível e massageia os órgãos internos inferiores.

c) Prepare uma almofada pequena. Deite-se de costas e levante as pernas em ângulo reto com o chão. Coloque a almofada entre as coxas e as mãos atrás da nuca com os dedos entrelaçados. Inspire para expandir o tórax e, em seguida, levante a parte superior do corpo ao expirar. Repita quatro vezes.


Esta postura fortalece os músculos abdominais e impede-os de ficarem flácidos. E também ajuda a corrigir a postura.

4 - Para restaurar a energia

a) De pé, com os braços estendidos à direita e à esquerda, agarre a sua cintura com as mãos. Em seguida, dobre a parte superior do corpo para que a sua mão direita toque o chão na frente de seu pé esquerdo e sua mão esquerda agarre seu tornozelo direito. Mantenha a respiração e manutenção da postura. Repita este procedimento para o outro lado.

Esta postura faz com ombros e quadris flexíveis e relaxa o corpo inteiro.

b) Deite-se e estenda os braços direito e esquerdo com as palmas voltadas para cima. Levante ambas as pernas e cruze a perna direita sobre a esquerda. Em seguida, puxe a perna direita para baixo à esquerda e olhe para cima. Mantenha a postura por um tempo e repita para o outro lado.


Esta posição relaxa os músculos do seu pescoço e costas, torcendo o corpo. Isso repõe a energia de todo o corpo, incluindo o fígado, o estômago e os rins, que podem sofrer alguns abusos durante os feriados.

Obs.: se você tem algum problema de saúde grave ou problemas de coluna, procure a orientação de um profissional para realizar exercícios físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails