terça-feira, 27 de abril de 2010

Sopa de Cenoura

Uma sopa de cenoura simples, com seu sabor adocicado e cor estimulante, ótima para uma refeição de inverno. É um bom prato para servir para a gurizada, que normalmente gosta de cenoura. E para os adultos, dá para apimentar um pouco a receita com, por exemplo, coentro fresco, ou em pó, ou então gengibre. Além disso, tente combinar a cenoura com outros vegetais, como a batata e o alho poró. Use a receita básica da sopa de cenoura e adicione os vegetais e temperos do seu agrado, e tenha variações infinitas desse prato.


Sopa de Cenoura
Ingredientes
  • 1 cebola, picada
  • 450g de cenouras, descascadas e fatiadas
  • 1 talo de aipo, fatiado
  • 25g de manteiga, ou 2 c.s. de óleo
  • 1,2 litros de caldo de legumes
  • sal e pimenta
  • salsa para decorar
Como Fazer

Aqueça o óleo (ou manteiga) numa panela grande e refogue a cebola, o aipo e as cenouras. Tampe a panela e cozinhe os vegetais em fogo médio até começarem a amaciar.
Tempere com sal e pimenta.

Junte o caldo e deixe ferver.
Abaixe o fogo e cozinhe até os vegetais ficarem bem macios.

Leve ao processador de alimentos, ou ao liquidificador.
Prove para verificar o tempero.
Sirva decorado com salsinha picada.


Variações
Sopa de Cenouras e Coentro: adicione 1 colher de chá de coentro em pó, com o sal e a pimenta. Misture uma porção de coentro fresco picado na finalização do prato.

Sopa de Cenouras e Gengibre: Descasque e rale um pedaço 2,5 cm de raiz de gengibre fresco e amasse um dente de alho. Cozinhe junto com os vegetais. Sirva com uma colher de iogurte natural e polvilhe com salsinha picada.

Sopa de Cenouras, Alho-poró e Batata: Junte 3-4 alhos-poró e 2 batatas médias à receita básica e cozinhe com os outros vegetais, para obter uma sopa um pouco mais densa e saborosa.

Sopa Apimentada de Cenouras e Lentilha: Adicione aos vegetais 1 colher de chá de cominho em pó e uma pimenta vermelha picada. Quando os legumes estiverem macios, junte 140 g de lentilhas vermelhas partidas e misture antes de colocar o caldo. Sirva com uma colher de iogurte natural e polvilhe sementes de cominho torradas.

Obs.: Lentilhas inteiras levam de 30 a 40 minutos para cozinhar, enquanto que lentilhas partidas cozinham muito mais rápido (10 a 20 minutos). Além disso, as lentilhas inteiras tendem a manter sua forma quando cozidas. Já as lentilhas vermelhas partidas se dissolvem completamente num purê, e por isso são um ótimo ingrediente para as sopas. Adicione uma colher de sopa desse purê em qualquer sopa e ela vai ficar mais densa e com mais substância.

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