terça-feira, 29 de novembro de 2022

Mousse de Chocolate

 


Esta é a receita de mousse de chocolate perfeita! Aprenda como obter a sobremesa com a textura esponjosa, uma cremosidade que derrete na boca, e o sabor intenso do chocolate que persiste no paladar!

 

Ingredientes (4 porções)

- 250 g de chocolate amargo

- 100 g de manteiga

- 4 ovos

- 100 g de açúcar

- 200 ml de creme de leite fresco

 

Como Fazer

 

Derreta o chocolate (picado ou em drágeas) com a manteiga (em cubos) em banho-maria ou no micro-ondas (em lotes de 1 minuto, sempre em potência média).

Deixe o creme de chocolate esfriar um pouco.

Enquanto isso, bata o creme de leite até firmar e leve à geladeira.

Separe as claras das gemas, misturando as últimas ao chocolate derretido.

Bata as claras, primeiro em velocidade baixa, depois mais rápido. Quando estiverem firmes, adicione o açúcar aos poucos e siga batendo até ficarem firmes e brilhantes o bastante para formar um merengue.



Incorpore as claras à mistura de chocolate e gemas, aos poucos, em movimentos envolventes, de baixo para cima (não misture as claras de uma vez só, mas sim aos poucos, misturando e repetindo a operação).

A seguir, faça o mesmo com o chantilly que estava na geladeira (mescle um pouco do creme ao mousse e, uma vez integrado, continue a incorporar até que esteja mais ou menos homogêneo). Com uma espátula de silicone e sempre com movimentos delicados, durante uns 5 minutos, até obter a consistência desejada do mousse.

Dica: se usar o chocolate ao leite (ao invés do amargo) reduza a quantidade de manteiga e de açúcar para 75 g cada.

Acompanhe de frutas vermelhas, ou use como recheio de bolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails