terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O Segredo De Uma Dieta Andina

A QUINUA é popular entre os nutricionistas, preparadores físicos de celebridades e chefs de cozinha.
O que há de tão especial nesse grão antigo?
Muitos poucos de nós sabem responder essa pergunta, mas mais e mais gente está comendo quinua (ou quinoa).
A semente, originalmente cultivada nas montanhas dos Andes, na América do Sul, era um dos alimentos básicos dos Incas.


Rica em proteínas, ferro e fibras, é usada como um grão do mesmo modo que o arroz e o cuzcuz, e é adequada tanto para pratos salgados como doces.

Alguns nutricionistas classificam a quinua como o melhor grão do ponto de vista nutricional.
També ganha pontos pela quantidade de minerais e vitaminas como zinco, magnésio e vitamina E. É um verdadeiro "super alimento".

Antes presente mais nas lojas de alimentos naturais, hoje a quinua é encontrada na maioria dos supermercados. O cultivo local tem sido responsável por sua maior disponibilidade no mercado.

Existem três tipos de quinua: branca, vermelha e negra.

O preço é ainda um tanto elevado, mas um pacote da quinua branca rende para algumas refeições.

Um chef sugere menus que incluem quinua com aspargos ou lentilhas, ou com frango na manteiga.

A quinua é um alimento particularmente bom para vegetarianos e para celíacos, já que contém muitos nutrientes e não tem glúten.
Também é recomendada para quem está numa dieta para perder peso. É uma boa fonte de energia, com poucas calorias e muita proteína, e deixa a pessoa bem satisfeita.

A Quinua é fácil de preparar - apenas enxague, cozinhe na água, de acordo com as instruções do fabricante.
Pode ser usada como substituto do arroz, ou numa salada do tipo tabule.
Outras opções são adicionar algumas ervas, cebola e alho e servir com costeletas de porco.

Sugestões de receitas:
  • Enrole um filé de carne, por exemplo peito de frango, ou peixe, em flocos de quinua (substituindo a farinha de rosca).
  • Substitua o trigo do tabule por quinua e polvilhe as sobras sobre uma salada verde.
  • Cozinhe quinua em caldo de frango por 5-10 minutos, até ficar macia e então use misturado a um risoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails