quarta-feira, 18 de junho de 2008

A importância das refeições em família



Muito se fala nesses dias de dietas. As dietas “da moda” para emagrecer, as dietas para os cardíacos, os hipertensos, sem falar da “alimentação alternativa” dos macrobióticos, vegetarianos, e assim por diante.

Parece que todo mundo é adepto, com maior ou menor empenho, de algum regime alimentar especial.

E mesmo assim os médicos dizem que estamos nos alimentando de forma errada. “Fast food”, lanchinhos em geral, bufês calóricos fazem parte do dia-a-dia de quem tem pressa e só um vale-refeição no bolso.

Para aqueles que têm algum tipo de alergia, ou intolerância alimentar, como os celíacos, por exemplo, no começo tudo parece muito difícil. A impressão é de que tudo que é bom é proibido. Mas é só o susto inicial, pois há um mundo de novos sabores e paladares a se descobrir.

Infelizmente, ainda é difícil sair pelo circuito gastronômico das cidades, e encontrar uma culinária saudável e “gluten free”.

Se causa espanto a quantidade de sal que a maioria dos restaurantes ainda usa, com tantos alertas sobre os riscos da hipertensão, tanto para crianças como para os adultos, que dirá o uso massivo do glúten?!

O conforto da comida caseira

A adaptação à dieta sem glúten começa em casa, com a ajuda dos familiares. Mas não adianta ser apenas “solidário”. É importante e saudável que a família faça as refeições junta. Para as crianças, é o aprendizado e o apoio dos pais e irmãos. Para o adulto é o ato de compartilhar, o prazer de uma refeição em família. Nada substitui este prazer!

Descobertas gastronômicas

A culinária brasileira é muito rica e para nossa sorte, há uma variedade incrível de frutas, verduras, legumes e cereais a escolher. É só deixar a preguiça de lado e não ter medo de experimentar. Pesquise na internet, nos livros de culinária, invente, adapte, seja criativo!

Garanto que não será nenhum sacrifício para sua família compartilhar uma alimentação sem glúten (ou com menos glúten). E eu falo por experiência própria!
posted by Sam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails