quinta-feira, 8 de abril de 2010

Como Prevenir Dores Nas Costas

Alguns conselhos para evitar esse mal tão incômodo e comum.

Evitar o sedentarismo. O ideal é fazer exercícios físicos regularmente, moderadamente e sem sobrecarga, pois um esforço demasiado pode trazer mais problemas do que benefícios. Dica: pilates e hidroginástica.

O descanso é fundamental e, sendo assim, é importante escolher um colchão confortável, mas firme. Uma das melhores opções é o látex, embora seja necessário virá-lo com freqüência para evitar que se adapte em excesso à postura habitual do usuário.

Ao acordar-se, procure fazer alongamentos na cama, antes de se levantar. Estique o corpo inteiro. Gire os tornozelos. Abrace os joelhos e mantenha essa posição por um tempo.

Ao levantar objetos do solo, tente agachar-se, sempre com as pernas flexionadas, sem forçar a postura. Procure não levantar peso em excesso e, quando for obrigado a fazê-lo, divida-o o mais equilibradamente possível entre os dois braços.

No trabalho a postura também é importante: o computador deve ficar bem a sua frente, e a tela na altura dos olhos, enquanto que o teclado também deve estar na altura adequada para não forçar os braços. A cadeira deve permitir que suas costas fiquem retas.
Ao ficar muito tempo sentado no escritório, é conveniente levantar-se ao menos uma vez a cada hora, alongar-se e caminhar por uns minutos.

As técnicas de relaxamento, as massagens e o alongamento são muito eficientes, principalmente antes de praticar algum esporte.

Às vezes, devemos tentar mudar nossa atitude corporal. A forma de sentar-se ou de permanecer em pé pode ter a ver com a origem da dor.

O sobrepeso também influi de forma negativa sobre a coluna. Não esqueça que a coluna vertebral atua como eixo do organismo e suporta todo o peso do corpo.

Previna-se da osteoporose, tomando sol. A maior parte da vitamina D presente no organismo é produzida coma ajuda do sol. Sete minutos de exposição solar, três vezes por semana, é o suficiente. A vitamina D participa de processos como fixação de cálcio no osso, absorção de cálcio pelo intestino e funções neuromusculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails