quarta-feira, 27 de junho de 2012

Queijada de Milho


Um bolo simples, ideal para servir no lanche da tarde. Para uma festinha, asse a massa em forminhas individuais e faça coberturas de glacê, ou chocolate.

Ingredientes

- 3 ovos
- 1 caixinha de leite condensado
- 1 lata de milho verde
- 100 g de coco ralado
- 50 g de queijo ralado
- 1 colher (sopa) de manteiga em temp. ambiente
- 1 colher (sopa) de fermento químico

Como Fazer

Unte bem e enfarinhe uma forma de pudim.
Pré-aqueça o forno a 180oC.

Escorra o líquido do milho.
Bata no liquidificador o milho, o leite condensado e a manteiga.
Acrescente o coco ralado, o queijo e o fermento e bata rapidamente.
Despeje a massa na fôrma e leve ao forno por cerca de 30 min.
Deixe amornar para desenformar.

terça-feira, 26 de junho de 2012

O AGRIÃO


O agrião é uma verdura de folhas pequenas, verde-escuras, e de sabor levemente picante. Cresce espontaneamente em solos úmidos, perto de córregos.

Na culinária, o agrião é usado principalmente em saladas, mas também pode ser empregado em pratos quentes, como sopas e purês.

O agrião é considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para a vista e para a pele.

Também possui altíssimo potencial de sais minerais, como iodo, enxofre, cálcio, fósforo e, principalmente, ferro.

Como o agrião tem poucas calorias e, praticamente nenhuma gordura, é um excelente alimento para as pessoas em dieta de emagrecimento. Além disso, tem propriedades tônicas e estimulantes, que o tornam um alimento ótimo para abrir o apetite – por isso se recomenda servi-lo como primeiro prato, em forma de salada, principalmente em dias quentes, pois também tem poder refrescante.


Para quem tem problemas respiratórios, nada melhor que “água de agrião”. Como preparar: coloque um punhado de agrião numa xícara com água. Deixe descansar por uma noite. Depois, coe num pano, esmagando bem para que saia todo o suco. Tome essa infusão pela manhã, em jejum.

Além disso, o agrião é ótimo para fortalecer o organismo. Tome diariamente 1 colher (sopa) de suco de agrião com algumas gotas de mel.


Como comprar – Quando é de boa qualidade, o agrião deve ter folhas verdes bem escuras, brilhantes, firmes e tenras, sem manchas nem marcas de insetos. As folhas amareladas e murchas indicam que o agrião já está velho, não sendo, portanto, recomendado o seu consumo. O mesmo vale para o agrião roxo.

Como guardar – antes de guardar, limpe bem o agrião. Elimine as folhas amareladas ou machucadas.  Elimine os caules mais grossos. Armazene em saco plástico e guarde na geladeira. Assim, ele se conserva por 3 a 4 dias.

Como preparar – Comece separando os galhos do maço. Depois, retire as folhas, com seus cabinhos, aproveitando também os talos mais tenros. Faça esse trabalho com as mãos, pois não é conveniente que o agrião entre em contato com metais porque perde parte de suas propriedades nutritivas. Lave bem até que não restem resíduos. Em seguida, deixe o agrião de molho em água, com algumas gotas de vinagre ou limão. Escorra.


Salada de Agrião

Prepare uma salada rápida e com um distinto sabor asiático. Separe os talos macios e folhas do agrião, lave bem, seque. Refogue tudo rapidamente na frigideira, com pouco óleo. Retire da panela e, sobre uma tábua, junte bem os talos e corte em 2 ou 3 partes. Dentro de uma vasilha, misture alho bem picado, uma colher de pasta de soja (missô), óleo de gergelim a gosto, 1 colher (sopa) de sementes de gergelim. Junte o agrião cortado e misture bem com o tempero. Enfeite com pimenta vermelha e sirva, acompanhado de uma carne ou omelete.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Fritada de Massa


Há muitas formas criativas de aproveitar comidas que sobram, como arroz ou macarrão, por exemplo. Os japoneses criaram o omurice, para aproveitar sobras de arroz. Os italianos, por outro lado, aproveitam as sobras de ‘pasta’ para inventar pratos gostosos como essa ‘frittata’.

 Ingredientes (2 porções)

 - 5 ovos
- 50 g de queijo parmesão ralado
- 60 g de manteiga (ou margarina)
- 2 colheres (sopa) de molho pesto
- 250 g de espaguete (sem glúten) já cozido e frio
- sal e pimenta

Como Fazer

Em uma tigela, bata bem os ovos.
Junte o pesto o parmesão e a massa.
Tempere com sal e pimenta a gosto.

Derreta a manteiga numa frigideira e adicione a massa com ovos.

Deixe cozinhar em fogo baixo e sem mexer, cerca de 4-5 minutos, ou até sentir que o fundo está mais duro e que se descola das beiradas.

Retire a frigideira do fogo e com a ajuda de um prato, tape a frigideira e passe a fritada para o prato – e volte para a frigideira com o outro lado virado para baixo.

Deixe cozinhar mais 5 minutos.
Sirva quente, ou fria, simples ou acompanhada de salada de rúcula.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Sopa Indiana de Tomates e Grão-de-Bico


Uma sopa perfeita para combater os dias mais frios do inverno!

A cebola ralada funciona bem para espessar essa sopa de sabor picante, sem que seja necessário usar ingredientes como creme de leite, ou leite de coco.

Ingredientes (4 porções)

- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 1 cebola, descascada e ralada
- 3 dentes de alho, picados
- 1 pedaço (2 cm) de gengibre fresco ralado
- 1 colher (chá) de feno grego em pó
- 1 colher (sopa) de coentro em pó
- 1 colher (sopa) de cominho em pó
- ½ colher (chá) de pimenta caiena
- 2 colheres (chá) de açafrão
- 400 g de tomates em lata, picados
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 400 g de grão-de-bico cozido
- 1 colher (chá) de açúcar
- sal e pimenta-do-reino
- 700 ml de água ou caldo
- 100 g de iogurte natural
- 1 tomate, em cubos pequenos
- 1 colher (chá) de grãos de cominho, assadas da frigideira
- 2 colheres (sopa) de raminhos de coentro

Como Fazer

Em uma panela, aqueça o óleo e, em fogo baixo, refogue a cebola, o alho e o gengibre por 5 minutos, mexendo.

Junte feno grego, coentro, cominho, pimenta caiena e açafrão, e refogue por 2 minutos, mexendo sempre.

Junte os tomates enlatados, extrato de tomate, o grão-de-bico, açúcar, sal, pimenta e água (ou caldo) e deixe cozinhar, parcialmente tampado, por 30 minutos.

Prove e ajuste os temperos.

Sirva, nos pratos e enfeite com uma colher de iogurte, tomates picados, sementes de cominho e coentro fresco picado.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dicas para Deixar o Lar “Brilhando”


Soluções simples e práticas para ajudar no dia-a-dia do cuidado da casa.

1. Óleo de eucalipto remove resíduos de cola de adesivos.

2. Lustre superfícies de mármore com polidor de automóvel - deixa uma camada fina e invisível que ajuda a reduzir o risco de manchas.

3. Para remover marcas deixadas pelos móveis em tapetes de algodão puro, coloque um pano de prato sobre a área e pressione com o ferro de passar quente. O calor levantará as fibras. Não use esse método com carpetes ou tapetes que possuam alguma porcentagem de fibra sintética.

4. (Essa é velha, mas válida) Acenda um fósforo e deixe queimar por alguns segundos para remover odores no banheiro.

5. Para evitar que o espelho do banheiro fique embaçado esfregue regularmente uma barra de sabão seco sobre a superfície e depois esfregue com um pano limpo.

6. Para evitar que roupas com alças finas escorreguem dos cabides, prenda neles pequenos adesivos de feltro (desses para móveis) bem abaixo de onde se apoiam as alças.

7. Para remover óleo de tecidos de seda, esfregue delicadamente amido de milho sobre a área e escove levemente para retirar. Cubra a marca de óleo completamente com mais maisena e deixe descansar por algumas horas. Sacuda a roupa para retirar a farinha e então lave a mão, ou use o ciclo delicado da máquina de lavar roupas, usando sabão próprio para roupas delicadas.

8. Para evitar que aranhas ou outras surpresas desagradáveis entrem nos sapatos que você deixa fora de casa (como botas de borracha) cubra-os com meias velhas. Certifique-se de que as meias não tenham furos, e se ficarem meio soltas na barra, use tiras elásticas para segurá-las.

9. Para fazer as velas durarem mais, envolva-as em saco plástico e leve ao congelador por 24 horas antes de acendê-las.

10. Para evitar que botões fiquem soltos ou desfeitos, pincele um pouco de esmalte transparente sobre a linha, ou por dentro, no nó da linha e deixe secar.

11. Para remover manchas de pólen de flores, pegue um pedaço de fita adesiva de cerca de cinco centímetros de comprimento, pressione suavemente o lado adesivo na marca de pólen e descole. Repita com fita adesiva limpa, conforme necessário. Não tente escová-lo.

12. Para reaproveitar pedaços de sabonete que sempre sobram, misture-os com glicerina e um pouco de água quente. Derrame dentro de um recipiente para sabonete líquido.



13. Para catar pequenos fragmentos de vidro quebrado, pressione pedaços de pão sobre a área atingida (ou use fita adesiva larga).

14. Se você tem um aquário, guarde a água que retira a cada troca, e use para regar suas plantas. Ela está repleta de nutrientes e serve como um ótimo fertilizante.

15. (Essa é ver para crer!) Para impedir que as formigas entrem na sua casa, desenhe uma linha com giz no chão, onde quer que elas parem. Se morar em regiões chuvosas, onde as formigas são um problema, terá que remarcar a área com giz a cada vez que chover.

16. (Testei e funciona bem!) Para afastar traças, coloque cravos-da-índia em armários e gavetas.

17. Para tirar manchas de sangue de tecidos, use peróxido de hidrogênio. Aplique diretamente sobre a mancha e coloque na máquina de lavar roupas.

18. Para remover manchas de óleo corporal de colarinhos e punhos de camisas de tecido colorido, esfregue xampu diretamente sobre o local. Enxague o xampu, e então lave as roupas normalmente.

19. Para deixar o aposento perfumado após passar o aspirador de pó, coloque algumas gotas de seu óleo essencial favorito (como lavanda ou menta) perto da saída onde o ar quente é liberado. O ar aquece o óleo e o espalha pela sala.

20. Óleo de cravo-da-índia mata esporos de bolor. Misture três gotas em um litro de água e, em seguida, utilize para limpar áreas sensíveis ao mofo.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Salada Aromática de Couve-de-Bruxelas


Os condimentos realçam o sabor e aromatizam as tenras e adocicadas couves-de-bruxelas. As folhas de limão kaffir, ingrediente típico da culinária tailandesa, podem ser substituídas por folhas de laranjeira, limão rosa, etc.
O espírito dessa receita são os aromas – sendo assim, tente experimentar  combinações diferentes, com ervas e condimentos que tiver à mão, ou que gostar mais.

Ingredientes (4 porções)

- 1 colher (sopa) óleo vegetal
- 2 colheres (sopa) sementes de mostarda
- 1 cebola, cortada ao meio, fatiada fina
- 6 folhas de limão kaffir (ou folhas de curry)
- 3 pimentas vermelhas secas (pequenas)
- 1 colher (chá) açafrão
- 1 colher (chá) cominho em pó
- 500 g de couve-de-bruxelas, fatiada
- 100 ml água
- sal e pimenta
- 2 colheres (sopa) castanha-de-caju, ou macadâmia

Como Fazer


Em uma frigideira funda, aqueça o óleo, junte a mostarda e refogue em fogo médio, até elas estourarem.

Junte a cebola e refogue por 5 minutos, mexendo, até amaciar e começar a dourar.

Junte as folhas de kaffir, pimenta vermelha, açafrão e cominho, misturando com a colher.

Então, junte as couves-de-bruxelas e cozinhe por 5 minutos, mexendo bem.

Junte água, cubra e cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos, até a couve amaciar.

Tempere com sal e pimenta, misturando bem.

Polvilhe com a castanha-de-caju. Sirva em seguida.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Creme de Morangos e Tofu


Ingredientes

- ½ kg de morangos
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 1 colher (sopa) de canela em pó
- 1 colher (sopa) de coco ralado
- ½  litro de leite de soja
- ½ pacote de tofu fresco

- folhas de hortelã

Como Fazer

Lave e seque bem os morangos. Retire os cabinhos e corte as frutas ao meio.

Pique o tofu em pedaços bem pequenos.

Em uma vasilha, bata juntos o açúcar, o coco, o tofu e o leite, até conseguir uma textura suave e cremosa.

Sirva em taças individuais.
Decore-as com a canela em pó, os morangos e folhinhas de hortelã.

Dica: Se desejar um creme mais leve e líquido, deixe de lado o tofu, e só adicione leite de soja, ou de arroz.  Ou ainda, substitua os morangos por outra fruta vermelha, como framboesas, mirtilos ou amoras.

domingo, 17 de junho de 2012

Limões Confitados


Ingredientes

- 500 g de açúcar
- 500 ml de água
- 5-6 limões

Como Fazer


Pré-aqueça o forno a 150º C.
Em uma panela, coloque a água e o açúcar e leve para ferver.
Baixe o fogo e deixe cozinhar por 2 minutos, até o açúcar dissolver-se.

Lave bem os limões e corte cerca de meio centímetro das pontas de cada um.
Corte os limões em fatias finas e remova as sementes.
Disponha as fatias dentro de uma assadeira, em fileiras, cada uma levemente sobrepondo a próxima.

Derrame o xarope de açúcar delicadamente sobre as fatias de limão, até cobri-las.

Coloque uma folha de papel manteiga sobre o limão, fazendo pequenos furos ao acaso no papel (com uma faca afiada) para deixar que a umidade escape.
Por fim, cubra a fôrma com papel alumínio.

Leve ao forno por 50-60 minutos, até as fatias de limão estarem transparentes.

Remova o papel alumínio e volte ao forno por mais 30-40 minutos, até o açúcar ficar uma calda.

Tire do forno e deixe esfriar antes de usar.

Podem durar semanas, se mantidos no refrigerador, em sua calda.

Use as fatias de limão em tortas, decorações de bolos, ou em qualquer sobremesa cítrica.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cenourinhas de Aperitivo


Nem sempre é fácil servir um aperitivo que seja saudável, fácil de preparar - e de preferência sem glúten. Uma boa solução são essas cenouras baby, que substituem bem os tradicionais grissinis.

Ingredientes (6 porções)

- 12 cenouras baby
- 12 fatias finas de presunto
- 2 colheres (sopa) de sementes de gergelim

Como Fazer

Escalde as cenouras por 1 minuto em água fervente, ou até ficarem macias (ou ainda, cozinhe rapidamente na grelha).

Escorra e envolva cada uma numa fatia de presunto.

Salpique um pouco de água e polvilhe o gergelim.

Sirva as cenourinhas de pé, dentro de uma taça, como se fossem grissini.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sopa de Ervilhas e Presunto


Uma sopa de ervilhas mais leve, rápida de fazer, que a tradicional usando ervilhas secas. E o presunto defumado dá um sabor ainda mais agradável a essa sopa. Delícia para o friozinho desse outono/inverno.

Ingredientes (4 porções)

- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 alho-poró
- 500 g de ervilhas congeladas
- 1 litro de caldo de galinha, ou legumes, quente
- 100 g de uma fatia grossa de presunto
- sal
- pimenta-do-reino preta

Como Fazer

Cortar o alho-poró em fatias bem finas.
Corte o presunto em tiras finas.

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho-poró por cerca de 10 minutos, até ficar macio, mas não marrom.

Junte as ervilhas e mexa até ficar bem coberto pelo azeite.

Junte o caldo quente e deixe ferver.

Deixe cozinhar por 10 minutos e então faça um purê, colocando a sopa aos poucos dentro do liquidificador para bater.

Volte à panela, junte a maior parte do presunto picado, tempere a gosto e deixe aquecer por 5 minutos.

Sirva quente com o restante do presunto e pimenta moída na hora.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Jantar de Dia dos Namorados


Dia dos Namorados! Que tal fugir das filas nos restaurantes e preparar um jantar especial para o amado, ou amada? Duas sugestões: ostras gratinadas como entrada, e um romântico coquetel de morangos.


Ostras com Molho de Espumante

Ingredientes (serves 2)

- 125 ml (½ xíc.) de espumante, ou vinho frisante
- ½ alho-poró, bem picado
- 125 ml de creme de leite fresco
- pimenta-do-reino branca, moída na hora
- sal grosso
- 1 dúzia de ostras, em meia concha
- salsinha francesa, para servir

Como Fazer

Em uma panela, junte o espumante e o alho-poró, e leve ao fogo médio, até ferver.

Baixe o fogo e deixe cozinhar por 3-5 minutos, ou até reduzir o molho à metade.
Adicione o creme de leite e tempere com a pimenta.

Cozinhe por 3-4 minutos, ou até reduzir à metade e o molho ficar grosso e cremoso.

Pré-aqueça o forno em temperatura alta.

Espalhe o sal grosso sobre o fundo de dois pratos refratários pequenos. Disponha as ostras sobre o sal grosso.

Distribua o creme sobre as ostras.
Deixe gratinar por 1-2 minutos, ou até dourar.

Deixe descansar por 2 minutos para esfriar um pouco.
Polvilhe a cebolinha e sirva.

Obs.: Comece a cozinhar 15 minutos antes de servir.


Coquetel de Morangos

Ingredientes (2 taças)

- 30 ml de licor de morangos
- 2 morangos grandes
- 200 ml de espumante, ou vinho frisante, gelado

Como Fazer

Lave os morangos, retire as folhas, fatie.
Divida o licor e os morangos entre duas taças.
Encha cada taça com o espumante gelado.
Sirva em seguida.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Milho com Queijo Gratinado


Os restaurantes coreanos costumam servir esse prato com acompanhamento que é, basicamente, milho verde com queijo, levados para gratinar no forno. O resultado é ao mesmo tempo crocante, pegajoso, doce e salgado. Não se acanhe em experimentar com a receita e adicionar qualquer vegetal que lhe agrade. Mais ou menos sal e açúcar, ou outros temperos podem ser acrescentados à vontade. Farelo de pão também é um bom ingrediente para dar substância a esse prato delicioso.
Ingredientes

- 1 lata de milho verde, drenado
- 6 colheres (sopa) de maionese
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1/2 xíc. de muçarela (ou cheddar)
- sal e pimenta
- ervas (orégano, salsa, etc.)
- manteiga (opcional)


Como Fazer

1. Pré-aqueça o forno.

2. Em um prato refratário, misture o milho verde com a maionese e o açúcar.
Espalhe bem com uma espátula, formando uma única camada.

3. Cubra com o queijo em tiras, sal e pimenta, e qualquer ervas que quiser.

4. Leve ao forno para gratinar, por uns 15 minutos.
Sirva bem quente.


Sugestões:
- Se gosta de um sabor amanteigado, coloque fatias de manteiga no fundo do prato refratário, sob a camada de milho (fica super calórico!).
- Espalhe as camadas sobre fatias de pão e leve estas ao forno para gratinar.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Doenças Cardiovasculares na Mulher


Um alerta importante: Estas doenças costumam ser mais graves nas mulheres do que nos homens.
Primeira causa de morte

As enfermidades cardiovasculares são a causa número um de morte entre as mulheres brasileiras – de cada dez, seis morrem de infarto, especialmente após a menopausa.  Na Europa, o problema não é menor, 35,10% das mulheres espanholas morrem de causas cardíacas.
Embora a doença cardiovascular seja a primeira causa de mortalidade na Europa, bem como no Brasil, se tem a percepção errônea de que o câncer causa muito mais mortes.

Por isso mesmo os especialistas destacam que não podemos nos descuidar, principalmente ao tomar consciência dessas estatísticas tão preocupantes.
Além do mais, há una etapa especialmente complicada, a menopausa, quando as mulheres são mais propensas a sofrer este tipo de doenças. A mortalidade cardiovascular acontece em 50% das mulheres a partir dos 65 anos, e é a partir da menopausa que a mulher tem um pior prognóstico que o homem. Isso é devido ao fato de que durante a idade fértil a atividade estrogênica preserva a função endotelial das artérias e diminui o colesterol, além de reduzir a viscosidade do sangue, minimizando o risco de trombose.

Maior risco entre as mulheres


Nesse sentido, as doenças cardiovasculares costumam ser mais graves entre as mulheres. Um exemplo disso é que os homens têm uma probabilidade de 30% de morrer após seu primeiro infarto, enquanto que nas mulheres, esta probabilidade aumenta em até 50%.

Além disso, também se destaca a tendência do atraso na suspeita da doença cardiovascular. Com frequência, as mulheres recebem menos, ou mais tarde, o tratamento necessário. Portanto, é muito importante que os profissionais da área da saúde colaborem para divulgar os efeitos da doença cardiovascular entre as mulheres, já que ainda se crê que esta afeta mais os homens.
Outro aspecto que os cardiologistas têm notado é que as mulheres custam mais a se dar conta de que estão sofrendo um infarto. Isso acontece porque os sintomas são diferentes dos sofridos pelos homens. Quando uma mulher está sofrendo um infarto, pode sentir ardência na região superior do abdômen, náusea, mal estar estomacal e sudorese. Na maior parte dos casos, a mulher não se dá conta de que está tendo um infarto porque não sente dor no peito, e quando chega ao hospital, tem um pior prognóstico que um homem.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Como Cozinhar uma Massa Perfeita


Dicas essenciais para nunca errar no cozimento da ‘pasta’ italiana.

1. Utilize sempre uma panela grande.

2. Para cada 200 g de massa, utilize 2 litros de água.

3. Tenha certeza de que a água está fervendo antes de adicionar a massa.

4. Não coloque óleo ou azeite na água do cozimento.

5. Use pinças de cozinha para mexer a massa de modo a prevenir que esta se cole.

6. Nuca tampe a panela, deixe respirar.

7. Tempo de cozimento: vai depender do tipo de massa. Baseie-se no tempo indicado na embalagem e comece a verificar se está no ponto um minuto antes do tempo especificado. Faça isso experimentando a massa, que deve estar tenra mas firme, deve oferecer uma certa resistência sem ser dura – é o ponto que os italianos chamam de ‘al dente’.

8. Tenha à mão um coador grande para escorrer a massa. Reserve sempre um copo d´água para umedecer o molho, caso vá servir a massa dessa forma. Não escorra demais, deixe sempre um pouco de umidade para prevenir que a massa seque.

9. Sirva o mais rápido possível, e em pratos aquecidos.

10. Se quiser cozinhar a massa de véspera, coza-a, escorra e guarde-a em sacos plásticos especiais para ir ao refrigerador. Depois é só passar por água quente.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Hamburguer de Ervas e Parmesão


Prepare esses hamburgueres bem temperados, acompanhados de um macarrão ao sugo, para uma refeição rápida e saboroso.

Ingredientes

- 700 g de carne moída
- 1 dente de alho picado
- 1 cebola pequena picada
- 1 colher (chá) de manjericão
- 1 colher (chá) de orégano
- 1 colher (chá) de salsa
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- sal e pimenta
- manteiga (ou óleo)

Como Fazer

Numa vasilha, misture a carne, o alho, a cebola, as ervas, o queijo.
Tempere com sal e pimenta a gosto.
Forme os hamburgueres e deixe descansarem na geladeira por uns 10 minutos.

Derreta a manteiga numa frigideira.
Quando esta estiver bem quente, adicione os hamburgueres.
Frite por cerca de 5 minutos, em fogo médio.
Vire de lado e cozinhe até estarem dourados.