quarta-feira, 31 de maio de 2017

Os médicos questionam o suficiente os pacientes celíacos sobre sua dieta sem glúten?




Sintomas da exposição suspeita ao glúten são comuns entre pacientes celíacos ou em dieta livre de glúten. Uma dieta sem glúten é o único tratamento recomendado para a doença celíaca. Embora evidências registradas sugiram que exposição suspeita ao glúten é comum entre pacientes celíacos seguindo uma dieta sem glúten, não existem muitos dados brutos para apoiar esta opinião.

Uma equipe de pesquisadores recentemente resolveu avaliar a prevalência e características das reações ao glúten em pessoas celíacas ou em dieta livre do glúten. O grupo de pesquisa incluiu JA Silvester, LA Graff, L Rigaux, JR Walker, e DR Duerksen. Eles são afiliados a vários locais como o Hospital St Boniface, em Winnipeg, Canadá, a Escola de Medicina, na Universidade de Manitoba, em Winnipeg, Canadá, e o Programa de Pesquisa Celíaca, na Escola de Medicina de Harvard, em Boston, MA, EUA.

Suas equipes reuniram, prospectivamente, adultos recentemente diagnosticados com a doença celíaca, com biópsia comprovada. Eles conduziram uma pesquisa relacionada com a adesão à dieta e reações ao glúten, tanto na entrada do estudo, quanto aos seis meses.

Para mensurar os sintomas da doença celíaca e adesão à dieta sem glúten, eles usaram T Celiac Symptom Index, Celiac Diet Assessment Tool (CDAT) e Gluten-Free Eating Assessment Tool (GF-EAT). Dos 105 pacientes envolvidos, 91% relataram exposição ao glúten menos de uma vez ao mês, enquanto que o escore médio de CDAT foi de 9 (IQR 8-11), o que sugere uma boa adesão à dieta.

Dois de cada três pacientes relataram sintomas suspeitos de reação ao glúten.
A maioria, 63 %, não desconfiou do consumo do glúten até a ocorrência da reação. Enquanto isso, apenas 1/3 (29%) relataram que aconteceram problemas ao comer em um restaurante. Trinta por cento disseram que o glúten foi consumido por contato acidental, enquanto que 10% afirmaram que foi por comer um ingrediente com muito glúten.

O tempo médio para início do sintoma foi de 1 hora, embora tenha variado de 10 minutos a dois dias. Os sintomas duraram, em média, cerca de 24 horas, e variaram de 1 hora a 8 dias. Os sintomas tipicamente incluíram dor abdominal (80%), diarréia (52%), fadiga (33%), dor de cabeça (30%) e irritabilidade (29%).

Mesmo com boa conformidade à dieta, a maioria dos pacientes celíacos que segue a dieta sem glúten sofre regularmente de reações adversas ao glúten. Comer fora de casa continua a ser o maior risco a exposições acidentais ao glúten.

A equipe recomenda que os médicos que tratam de pacientes celíacos incluam questionamentos regulares sobre reações ao glúten, como parte de seu controle sobre a adesão à dieta sem glúten. Fonte: Celiac.com (12/05/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário