domingo, 26 de abril de 2009

Como adotar uma dieta com pouco sal

Algumas sugestões para cortar o excesso de sal de suas refeições.

No Brasil, como no resto do mundo, milhões de pessoas sofrem de hipertensão arterial.

Na Espanha, uma entidade associada ao Ministério da Saúde do país criou um projeto chamado “Proyecto Gustino”.

Trata-se de um plano para promover uma dieta saudável e equilibrada, especialmente para as pessoas que comem fora de casa. Uma de suas ações foi propor uma rede de restaurantes “saudáveis” comprometidos, entre outras coisas, em retirar os saleiros das mesas.

Isso porque, segundo as estatísticas, os espanhóis consomem entre dez e doze gramas de sal ao dia, quando o recomendável é não superar os cinco. Algo preocupante tendo em conta que esse consumo excessivo tem uma influência direta sobre a hipertensão arterial, as doenças cardiovasculares (sem falar da retenção de líquidos).

Como baixar a quantidade de sal na sua dieta?

- Consuma carne e pescado frescos. É muito melhor que comprá-los pré-cozidos ou enlatados. Em geral, as carnes pré-cozidas contêm bastante sal e, portanto, devemos consumi-las com muita moderação.

- Na medida do possível, evite também os produtos em conserva.

- No café da manhã, sirva cereais, que contêm pouco sal.

- Substitua o sal por ervas aromáticas na hora de temperar; esses temperos dão um toque muito saboroso aos pratos, além de serem muito saudáveis.

- Leia com atenção nos rótulos o conteúdo de sal de cada produto. Se até agora nunca fez isso, terá muitas surpresas!

- Sempre que puder, evite condimentos como mostarda, molho de soja, ketchup, já que todos contêm bastante sal.

- Tire o saleiro da mesa! Isso evita que o utilizemos, mesmo que sem necessidade.

- Há termos que significam um “alto teor de sal” como picante ou curado. Evite os alimentos preparados dessa forma.

- No lugar de comer lanches salgados, no meio da manhã ou no meio da tarde, opte por uma fruta; deixará você mais saciado, e ainda por cima, reduzirá o consumo de sal de sua dieta.

- Substitua o sal pelo Gomasio, composto de origem japonesa (Saúde Sem Glúten: Gomasio (saudesemgluten.blogspot.com)

Os Alimentos, Medicina Milagrosa (livro)



Livro: LOS ALIMENTOS: MEDICINA MILAGROSA: QUE COMER Y QUE NO COMER PARA PREVENIR Y CURAR MAS DE 100 ENFERMEDADES Y PROBLEMAS, de Jean Caper. AMAT Editorial, Barcelona,1ª ed. 2008, 480 pg.


Resumo:
Saber o que se deve comer e o que não se deve comer, segundo as condições de saúde de cada pessoa, é possuir um tesouro de conhecimentos para tratar e prevenir os problemas de saúde, desde a gripe, até o câncer. O objetivo desse livro é proporcionar esse conhecimento. Houve, nesses últimos anos, uma explosão de estudos sobre esses temas e uma série de avanços científicos assombrosos sobre os poderes curativos e preventivos dos alimentos que afetam o comportamento celular. Este livro oferece ao leitor ideias práticas que lhe ajudarão a aclarar dúvida sobre a saúde, a aliviar as enfermidades e a tratar doenças existentes. Como evitar ou aliviar a gripe, a asma, a ansiedade, o estresse entre outros; como sobreviver a um infarto ou a um derrame cerebral e, igualmente, reduzir os tumores pré-cancerosos ou deter as metástases, são algumas das propostas do autor. Jean Carper é uma autoridade em saúde e nutrição e autora de numerosos livros. É colunista em vários jornais e consultora médica da CNN.
"É surpreendente que somente há alguns poucos anos é que os colombianos começaram a entender o que significa uma alimentação saudável, pois se acreditava que era simplesmente ficar saciado, tanto que existe um ditado popular que diz "barriga cheia, coração feliz", muito conhecido entre nossos pais, avós e bisavós. Não havia relação entre alimentação com saúde e muito menos que uma alimentação inadequada fosse causa de algumas doenças dentre algumas fatais. Quando não se morria por um acidente ou uma doença manifestada, logo se dizia "tão cheio de vida, morreu de repente". Nos anos 60 era comum se usar na culinária manteiga de porco para dar mais sabor aos alimentos, isso foi a causa de várias mortes prematuras por ataques cardíacos ou derrames cerebrais, mas quando a notícia começou a se difundir e que a gordura era quem bloqueava as artérias essas foram diminuídas no consumo e se estendeu a outras manteigas, e ainda salvou a má fama dos peixes gordurosos por seu alto conteúdo de ômega três. Também encontrou má fama os ovos de galinhas poedoras que recebem alimentação artificial com propósito de uma rápida engorda e para que possam por ovos diariamente que denota um atentado contra a saúde pública. Sem dúvida, para assimilar o conceito de alimentos com a medicina, requer que se saiba um pouco sobre nutrição humana, os diferentes nutrientes que devemos consumir diariamente, saber quais que o organismo humano sintetiza, o que causa o consumo frequente de alimentos com conservantes químicos, que muitas vezes significa o mesmo que alimentos contaminados, já que alimentos in natura não têm sua vida útil prolongada."

O Gengibre Cura! (salada de pepino e gengibre)


O gengibre é um conhecido ingrediente da culinária japonesa. Acompanha pratos populares nos restaurantes, como o sushi e as saladas.

É um condimento muito saudável!

Segundo artigo publicado por K. C. Srivastava, da Universidade de Odense, Dinamarca, o gengibre, tal qual a aspirina, afeta as prostaglandinas, que ajudam a controlar as respostas inflamatórias. E é sabido que o gengibre exerce uma ação muito parecida à da aspirina, ao bloquear a síntese das prostaglandinas, reduzindo a inflamação e a dor. Assim, muitas pessoas usam o gengibre, com sucesso, para tratar de dores de cabeça.

 

Ao ler sobre essa pesquisa, comprovei minha teoria de que o gengibre amenizou em 90% minha rinite alérgica. Depois de começar a usar o gengibre de forma regular na culinária, como tempero de saladas e carnes brancas, nunca mais tive crises graves de alergia. Acordava e ia dormir com as vias aéreas congestionadas. Faz cerca de um ano e meio que não uso nenhum tipo de descongestionante nasal, nem mesmo quando tive algum resfriado, e quem sofre dessa alergia sabe como é difícil ficar sem esse medicamento. Parece um milagre ficar curado da rinite alérgica?  Não sei, mas consumir alimentos saudáveis sempre é um bom começo.

Para complementar o tratamento da rinite, pratique exercícios, como caminhadas e Pilates, que é excelente para educar a respiração.
Dica: prepare uma conserva de pepino agridoce e consuma diariamente, no almoço ou no lanche.

Salada de Pepino Agridoce

Ingredientes


- 2 pepinos japoneses
- 1 cenoura grande
- 2/3 xíc. de vinagre de arroz
- 1 colher (sopa) de açúcar refinado
- 2 colheres (sopa) de gengibre ralado
- sal
 
Como Fazer
 
Lave bem os pepinos, sem descascar.

Corte ao meio e na longitudinal, removendo as sementes.
Corte em palitos.

Salgue e deixe dentro de uma peneira por um tempo, para perder o excesso de água.
Lave para retirar o sal e deixe escorrer mais um pouco.
 
Descasque a cenoura e corte em palitos.
 
Em uma panela pequena, misture o vinagre e o açúcar, leve ao fogo baixo até levantar fervura, deixe esfriar.
 
Descasque um pedacinho de gengibre fresco e rale fino.
 
Misture o gengibre ralado com seu suco ao vinagre, junte o pepino e a cenoura, coloque num vidro de conserva na geladeira até servir.

Links:
Aprenda a fazer sushi passo a passo:
http://bit.ly/d2tbnQ

Refresco de Gengibre:

Claras em Neve (Técnicas da Culinária)



Muitas receitas, como as de tortas e suflês, pedem para “bater as claras em neve”.
Uma técnica que, embora simples, requer certa habilidade para obter o resultado desejado.

Um dos maiores segredos para que as claras fiquem bem firmes e esponjosas consiste em batê-las com uma pitada de sal.

Devem ser batidas num recipiente bem limpo, sem gordura nenhuma, do contrário, não crescerão corretamente.

Tanto podem ser usados os batedores manuais (varinha, chicote, garfo) como os elétricos, mas se utilizar estes últimos (muito mais práticos), bata primeiro as claras uns segundos com um garfo até que fiquem esponjosas.



Com o batedor manual, deve-se fazer um movimento circular de baixo para cima e não na horizontal, para incorporar o máximo de ar possível. É nesse momento que se deve adicionar uma pitada de sal.

Quando tiver que misturar as claras batidas a outros ingredientes, faça-o com uma espátula e com um movimento de baixo para cima e mexendo apenas o necessário para que resultem incorporadas.


Quanto aos ovos, é melhor que esses não sejam recém postos. Outro truque é separar as claras das gemas no dia anterior e guardá-las na geladeira, numa vasilha coberta com filme plástico.

Se as claras são para uma sobremesa, o açúcar deve ser adicionado só depois que tenham crescido bastante. Depois de juntar o açúcar, continue batendo um pouco mais, até que o merengue fique firme.

Para aromatizar as claras em neve, adicione açúcar de baunilha, ou raspas de limão ou laranja.

Qualidades da Laranja




O que a laranja traz ao organismo, fundamentalmente, é energia, na forma de hidratos de carbono e, igualmente, numa grande quantidade de vitaminas, minerais e celulose.
 
As qualidades dietéticas da laranja

Trata-se de um alimento muito completo dentro de seu grupo, de fácil assimilação e que aporta à dieta quantidades significativas de vitaminas A, B, B12 e sobretudo vitamina C.

Consumindo uma laranja média por dia, você está ingerindo a quantidade necessária de vitamina C, para um indivíduo de peso normal. Deve estar disponível na dieta infantil e de pessoas enfermas e convalescentes.

Este fruto atua beneficamente sobre o aparelho digestivo, auxiliando em suas funções, estimulando as glândulas secretoras e o trânsito intestinal, motivo pelo qual, pessoas com úlcera gástrica ou gastrite devem consumi-lo com moderação.
 
Por suas conhecidas qualidades medicinais, a laranja é muito usada pelos naturalistas.

Na infusão de suas flores (água de azahar) é um tônico calmante do sistema nervoso.

As infusões de folhas, flores e cascas, bebidas como chá quente antes de dormir, combatem a insônia e são indicadas nas neuralgias e na tosse persistente.
Além disso, a laranja é usada como reguladora do metabolismo dos ácidos graxos e do colesterol, e ao seu sumo se atribuem propriedades no combate à gota, ao diabetes e ao reumatismo.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Aumento das alergias alimentares na infância



Segundo investigação feita pelo John Hopkins Children´s Center, as alergias alimentares mais comuns, como ao leite ou aos ovos têm aumentado de forma notável, tanto em número de casos, como em persistência, nos últimos vinte anos.

Percebia-se até então, que um grande número de crianças alérgicas a esses alimentos (leite e ovos) deixava de sê-lo com o amadurecimento dos sistemas digestivo e imunológico.

Mas agora se nota uma demora em superar as alergias, ou em muitos casos, essas jamais são superadas.

Ainda se desconhecem as causas da persistência dessas alergias.


Os dados da pesquisa foram publicados na revista médica “Journal of Allergy and Clinical Immunology”.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Creme Patissier / Creme de Leite Condensado


Duas receitas de cremes para rechear tortas, bolos, profiteroles...

Creme de leite condensado

Numa panela, leve ao fogo todos os ingredientes, mexendo sem parar, até ferver.

Ingredientes

- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite
- 2 colheres (sopa) de maisena
- 4 gemas de ovo

Como Fazer
Numa panela, leve ao fogo todos os ingredientes, mexendo sem parar, até ferver.
 

Creme Patissier
 
Ingredientes

- 1 litro de leite
- 300 g de açúcar refinado
- 100 g de maisena
- 3 gemas de ovo
- 5 gotas de baunilha

Como Fazer
Numa panela, leve ao fogo todos os ingredientes, mexendo sem parar, até ferver. (Rende 1500 g)

ver também:
- recheio de banana para tortas: http://bit.ly/bTNbqO
- molho de chocolate: http://bit.ly/co9QZS

Spritzbier (soda caseira)



Um refrigerante caseiro alemão

Também conhecida como Gengibira, é uma soda caseira de gengibre.

É uma boa alternativa aos refrigerantes, por ser mais saudável, e de baixo custo.

Para começar, é bom juntar as garrafas para acondicionar a bebida. Podem ser usadas garrafas Pet, mas como elas deixam escapar o gás com facilidade, são mais apropriadas as garrafas de vidro com tampa rosca, que são mais práticas.

A Quilaya é vendida em lojas de produtos naturais.
É bom observar se você tem espaço no refrigerador, porque depois de pronta a bebida tem de ser mantida fria!

Você vai precisar desses ingredientes:
 
- 1,5 kg de açúcar cristal
- 10 litros de água filtrada, ou mineral
- 100 g de raiz de gengibre fresco
- 1 colher (sopa) de Quilaya
- 1 colher (chá) de fermento biológico seco
Material
- Garrafas com tampa rosca (de preferência de vidro)
- Uma panela grande, com tampa.
- Coador
- Funil
- Copo medidor
Na panela, junte 3 litros de água, a quilaya, o gengibre cortado em rodelas.
 
Deixe ferver e cozinhe em fogo baixo por cerca de 1 hora e meia.
 
Desligue e adicione o açúcar, mexendo bem.
 
Espere o líquido amornar e junte o fermento.
 
Cubra com uma toalha e deixar descansar por 48 horas (ou até 72 horas, em clima mais frio).
 
Coe e adicione o restante da água, até completar os 10 litros.
 
Engarrafe a bebida (não encher totalmente, deixar uns três dedos vazio) e deixe fora da geladeira por cerca de 48 horas (ou mais tempo, se a temperatura ambiente for baixa).
 
Para testar se a bebida está pronta abra uma garrafa e observe se está espumante.
Levar à geladeira.
 

É super fácil de fazer, e fica muito saboroso e espumante. É só ter paciência de esperar ficar pronto, mas vale a pena. Quem não gosta de gengibre, ou quer variar o sabor, pode fazer de limão (basta adicionar 200 ml de suco de limão), ou até de abacaxi. Fica ótimo, mas eu prefiro a clássica gengibira!
 
A Spritzbier me faz lembrar da infância na casa de minha avó, que sempre tinha essa bebida na geladeira, ou a cerveja preta (sem álcool) que é outro refresco fácil de fazer (essa receita fica para um próximo post).

terça-feira, 14 de abril de 2009

Macron

Um docinho de coco clássico!



Ingredientes

- 10 claras de ovo
- 150 g de coco natural ralado
- 200 g de açúcar

Como Fazer

Numa panela, misture as claras com o açúcar e leve ao fogo brando, somente para amornar.
Adicione o coco ralado e desligue o fogo.
Pingue pequenas porções na assadeira e deixe descansar por 15 minutos.
Leve ao forno pré-aquecido (180º C) por 20 minutos.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Torta de Batatas


Ingredientes

- 6 batatas médias
- 1 cebola picada
- 1 cenoura ralada
- 1 dente de alho picado
- 100 g de espinafre picado
- 100 g de cogumelos frescos
- 50 g de milho verde (congelado ou em lata)
- 2 ovos
- 50 g de queijo mussarela ralado
- 250 g de carne moída
- óleo
- 2 colheres (sopa) de manteiga (ou margarina culinária) sem sal
- 100 ml de leite
- 1 lata de molho de tomate

Modo de Fazer

Faça um purê de batatas:
Cozinhe as batatas, descasque-as, amasse bem, adicione a manteiga e o leite, batendo até obter um purê cremoso.

O recheio:
Numa panela, aqueça 2 c.s. de óleo, refogue a cebola, alho, cenoura e cogumelos, em fogo brando. Junte a carne moída e refogue até dourar. Por último, adicione o molho de tomates e deixe cozinhando por alguns minutos, até engrossar.
Por último, junte o espinafre picado e o milho cozido.

A montagem do prato:
Numa forma refratária untada, faça uma camada de purê de batatas, uma com o molho, e outra com purê. Pincele com ovo e polvilhe com o queijo mozzarella.
Leve ao forno médio, por cerca de 20 min., até ficar bem gratinado.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Dr. House e a Celíase


Doença Celíaca é tema de episódio da série de tv House.
O episódio "Forever" (2#22) aborda as consequências às vezes graves da falha no diagnóstico da doença celíaca. É um dos capítulos mais fortes da série que já está em sua quinta
temporada de sucesso. A ser evitado por corações mais sensíveis!

House: "[ ] Celiac can be triggered by all kinds of stress. Bills, childbirth, drunk husband. Every time she had a bowl of pasta or a slice of bread a slosh of soya sauce, her small intestine became more damaged, [CGI of the small intestines and the villi] less able to absorb the vitamins and minerals in her bloodstream. Her body couldn't absorb enough niacin, caused the pellagra. Didn't absorb vitamin K, caused the bleeding. And celiac is why the baby's meds didn't work. His body just couldn't absorb them. Switch mom to IV nutrition, its gluten free, that'll spruce her villi right up."

" [ ] A doença celíaca pode ser desencadeada por todos os tipos de estresse. Contas, parto, marido bêbado. Toda vez que ela comia uma tigela de macarrão ou uma fatia de pão com molho de soja, seu intestino delgado ficava mais danificado, [CGI do intestino delgado e das vilosidades] menos capaz de absorver as vitaminas e minerais em sua corrente sanguínea. Seu corpo não conseguiu absorver niacina suficiente, causou a pelagra. Não absorveu vitamina K, causou o sangramento. E a celíase é o motivo pelo qual os remédios do bebê não funcionaram. Seu corpo simplesmente não conseguia absorvê-los. Mude a dieta da mãe para nutrição intravenosa, sem glúten, que vai restaurar suas vilosidades."


ANIVERSÁRIO!!! Esse blog estará completando 1 ano de postagens no dia 9 de abril.