segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Espetinhos de Legumes com Molho Andaluz


Ingredientes (6 porções)

- 250 g de brócolis
- 250 g de couve-flor
- 2 cenouras

Para o molho andaluz:
- 100 g de maionese
- ½ pimentão verde
- ½ pimentão vermelho
- 70 g de molho de tomates
- salsinha picada

Como Fazer

Separe o brócolis e a couve-flor em buquês pequenos.

Descasque as cenouras e corte-as em rodelas grossas.

Cozinhe os legumes em água com sal (ferver uns 3 minutos), separadamente. Seque-os sobre papel toalha.

Monte os espetinhos, intercalando os legumes.

Faça o molho:

Pique os pimentões.
Misture a maionese, o molho de tomates e a salsa picada.

Sirva os espetinhos com o molho em um bowl para molhar os legumes.

Dica: para uma versão rápida, use um molho tártaro, ou de blue cheese pronto.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Salada de Mamão Papaia


Ingredientes (4 porções)

- 175 g de mamão papaia
- 1 tomate
- 2 dentes de alho
- 100 g de vagem
- 1 pimenta vermelha
- 2 colher (sopa) de sumo de limão
- 1 colher (sopa) de açúcar
- algumas folhas de alface
- gomos de limão para acompanhar
- ramos de salsa para decorar

Como Fazer

Corte as vagens em pedaços de 5 cm e cozinhe em água com sal, por 8 minutos. Escorra e reserve.

Retire as sementes da pimenta e pique-a.

Lave o tomate e corte em gomos.

Descasque os dentes de alho, corte em pedaços e esmague-os dentro de um almofariz. Junte a pimenta e esmague até obter uma pasta uniforme.

Descasque o mamão, retire as sementes e corte em pedaços.

Coloque na saladeira, junto com a vagem cozida, o tomate e a pasta de pimenta.

Polvilhe açúcar, adicione o suco de limão e misture bem.

Reparta entre os pratos individuais de salada, decore com um raminho de salsa e acompanhe de alface e gomos de limão.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Suco de Abacaxi, Maçã e Gengibre


Ingredientes

- 1 abacaxi
- 2 maçãs
- 1 pedaço de gengibre
- água mineral ou filtrada
- açúcar (opcional)


Como Fazer

Descasque o abacaxi, retire o miolo e corte em fatias.

Descasque, tire o miolo e corte a maçã em fatias.

Raspe a casca do gengibre e corte em pedaços.
Obs.: o gengibre dá um sabor forte ao suco, portanto, a quantidade depende do seu gosto pessoal.

Bata tudo no liquidificador – se preferir coe antes de servir.

Dica: para obter uma spritzbier instantânea, bata as frutas com um pouco de água e depois adicione água mineral com gás.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Alimentos Que Saciam a Fome


Comer de forma equilibrada e organizada nem sempre é fácil, ainda mais quando temos de enfrentar a costumeira sensação de fome.

A solução? Mude seus hábitos!

Anote que alimentos podem saciar a fome, além de alguns truques para controlar o apetite.

 
Frutas ricas em água - Todas as frutas com alto teor de água provocam saciedade. Estudos mostram como os alimentos aquosos, além de contribuírem com proteínas, nos ajudam a manter a sensação de fome controlada (em contraste com o que faz um produto com muita gordura). Uma das preferidas dos nutricionistas é a melancia: seus pigmentos vermelhos são antioxidantes, é diurética e depurativa e, como um incentivo no verão, ajuda no bronzeado!


Frutas batidas – você é daqueles que ‘sofre’ para cortar uma fruta para comer? Com os liquidificadores de hoje em dia tudo fica mais fácil: consuma as frutas de outra forma, a líquida. É saboroso e prático, pois você pode preparar uma jarra com a batida de frutas para um ou dois dias. Chega de desculpas!
 

Mastigue rúcula - Quando estiver pensando em fazer uma salada substitua a alface de sempre por outras folhas, como a rúcula, muito leve, com clorofila, perfeita para desintoxicar o fígado e, além do mais, não estufa. Parece que às vezes nos castigamos enchendo o prato de folhas de alface e, poucas horas depois, já estamos com fome de novo. Se adicionarmos à nossa salada um pouco de legumes, fibra, algumas frutas secas, ou inclusive um pouco de queijo (como o de cabra) estaremos enriquecendo-a e obtendo um alimento muito mais completo, saudável e saciante. Além do mais, sua textura fará com que tenhamos de mastigar mais, outro elemento fundamental na hora de saciar a fome.

Gelatina ágar-ágar - Outro ingrediente 'top' para acrescentar aos seus pratos é a alga ágar-ágar. Uma opção muito divertida é fazer gelatina com este produto, com formatos de guloseimas, para ter um visual mais apetecível; você terá que mastigá-la, e além do mais, é ótimo para quem sofre de prisão de ventre.


A água – A água é outra fonte de nutrição que deve estar presente em sua vida, e que lhe ajudará a diminuir a sensação de fome. Mas cuidado: Não se trata de "quanto mais água melhor". Entre dois litros e dois litros e meio está bem, mas também dependerá de como é a sua alimentação, para determinar qual o volume deste líquido que necessita. Por exemplo: se comer muita carne, seu organismo necessitará mais água (ajuda a filtrá-la), mas se consumir muitas hortaliças, chás, etc., seu corpo não pedirá tanta hidratação.
 

A importância do visual – Ao adicionar, por exemplo, um pouco de pepino, limão, laranja, ou mirtilo, o resultado é muito positivo: por um lado, você terá uma água rica em sabor, e por outro, terá a sensação de que se sacia mais. Aqui entra em jogo o fator visual, já que não se pode saciar apenas com o paladar... Também há outros fatores determinantes, como a visão. Ao visualizar as frutas, sua sensação de fome ficará mais distante.

A proteína - As proteínas são um grande aliado quando falamos sobre alimentos saciantes. Aposte nas proteínas vegetais, que podem ser adicionadas a uma batida, sobremesa... Você não perceberá seu sabor e, no entanto, estará introduzindo uma boa dose de proteína, que ajudará a manter os níveis de açúcar no sangue. O resultado? A proteína proporcionará uma energia estável e duradoura, permitindo que você chegue a cada refeição sem "desmaiar" antes. Consulte seu nutricionista sobre o produto mais indicado para sua dieta diária.

A aveia – Pode ser combinada a muitos pratos. É outro recurso para enfrenta a sensação de fome e, além disso, tem muita fibra, controla o mau colesterol, e é ótimo para o seu coração. Dica: Adicione ao seu café da manhã, ou junte 3-4 colherinhas a um molho cremoso para temperar a salada, o que ajudará a saciar a fome mais rapidamente. Para os intolerantes ao glúten, é recomendado procurar uma aveia certificada sem glúten.


Alimentos da sua horta - Se anima a ter uma mini-horta? É outra dica para comer bem: não precisa ter muitas variedades, mas dois ou três legumes por temporada farão com que reine a saúde em sua cozinha. No verão, por exemplo, você poderia cortar seus pepinos ao meio, adicionar uma pitada de sal, e terá criado em poucos segundos um verdadeiro aliado da saciedade. O pepino tem muita água, hidrata, tem fibra, e, além disso, é crocante, uma delícia de mastigar!

Sementes de chia - a semente de chia é uma autêntica maravilha. Sacia muito e, além disso, é uma fibra hidrossolúvel, ou seja, que satisfaz sem deixar a sensação de inchaço. Também favorece o trânsito intestinal e regula os níveis de açúcar no sangue. Ótimas para comer sozinhas, como lanchinho, ou adicionadas a algum alimento saudável!

Barras de cereal - Levar barrinhas de cereais (muesli) na bolsa, nas viagens, ou quando ficar muitas horas longe de casa, é uma boa ideia. Melhor ainda se você puder fazer suas barras de cereais em casa: Triture no mixer 60 g de figos secos junto com 70 g de damascos, 60 g de ameixas passas sem caroço, 160 g de tâmaras sem caroço e 115 g de nozes sem casca. Quando obtiver uma massa compacta, tire do mixer, coloque entre duas folhas de papel alumínio e estique com um rolo de massas até atingir uns 5 milímetros de espessura. Leve ao refrigerador esta massa esticada; corte em barrinhas do tamanho que quiser. O que não for consumir guarde na geladeira, envolto em papel alumínio.

Sopas frias - Os cremes com hortaliças são sempre uma boa ideia. Especialmente no verão, as sopas frias lhe ajudarão a combater a sensação de fome. Sugestão: um gazpacho verde de abacate, rico em vitamina E, faz maravilhas para a elasticidade de sua pele.


As frutas secas – Qual é o seu segredo para saciar? Têm tal quantidade de nutrientes que é impossível que você exagere no seu consumo. Alimentam e nutrem demais, o oposto dos produtos industrializados, que somam uma boa porcentagem de calorias, mas poucos nutrientes.
 

Cogumelos para os vegetarianos – os cogumelos e fungos por si só já são um alimento saciante, mas se além do mais você for vegetariano, lhe ajudarão a substituir a textura e a cor da carne, fazendo com que aumente sua sensação de saciedade. Além disso, são diurético.


Picles – Conservas como os picles podem estar em sua geladeira para acalmar um momento de “ansiedade". Mas cuidado para não abusar do vinagre. Que sejam de boa qualidade (gosto de fazê-los em casa, com pouco sal e sem conservantes). Consuma com moderação, uma ou duas vezes por semana.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Rolinhos de Siri e Espinafre


Uma ótima sugestão de aperitivo, - e que pode ser preparado com antecedência, e servido em ocasiões festivas.

Ingredientes

- 200 g de carne de siri (caranguejo) cozida
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola média, bem picada
- 1 dente de alho, picado
- 80 g de espinafre, bem lavado e seco
- 6 ovos grandes
- 6 colheres (sopa) de cebolinha francesa, cortada bem fina
- 6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- sal e pimenta

Como Fazer

Numa frigideira, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite e refogue a cebola e o alho, até ficarem transparentes. Não deixe que peguem cor.

Junte o espinafre. Misture até o espinafre murchar.
Tempere com sal e pimenta.
Tire do fogo e deixe esfriar.

Para fazer a fritada, bata 1 ovo numa tigela com 1 colher (sopa) de cebolinha, 1 colher (sopa) de parmesão e uma pitada de sal e pimenta.

Aqueça azeite de oliva o bastante para que cubra toda a superfície da frigideira. O calor do fogo deve ser suficiente para que a fritada cozinhe rapidamente.

Derrame a mistura de ovo dentro da frigideira, de modo que cubra o fundo homogeneamente. Frite por 1 minuto; não vire. A fritada deve ficar um pouco cremosa no topo.

Deslize a fritada sobre uma tábua e recheie com uma porção de espinafre e carne de siri. Enrole a fritada.

Repita a operação com cada ovo.

Corte cada fritada em 5 rolinhos.

O petisco fica ainda melhor quando frio!
Rende 30 rolinhos.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Coquetel de Cerejas


Um refrescante coquetel (sem álcool) de cerejas e hortelã. Se quiser preparar uma versão alcoólica, substitua a água mineral por rum branco.

Ingredientes

- 2 xíc. cerejas frescas
- folhas de hortelã
- ½ limão
- açúcar
- 500 ml água mineral gasosa


Como Fazer

Lave e corte as cerejas ao meio, retirando as sementes.

 
Esprema ½ limão.

Macere as cerejas com algumas folhas de hortelã, e açúcar à gosto (o açúcar pode ser dispensado, para uma versão mais light do coquetel).


Junte o suco de limão e deixe descansar por alguns minutos.

 
Junte a água mineral gelada e sirva.

sábado, 12 de setembro de 2015

Cuca de Abacaxi


Hoje em dia pode-se consumir o abacaxi o ano inteiro, mas também é verdade que no inverno, a fruta ‘importada’ das regiões tropicais do país (para o frio do sul) é menos doce e mais ácida. A solução é preparar sucos, doces e cucas e bolos, e aproveitar ao máximo esta fruta tão perfumada e saborosa. O que mais faço, além de sucos (mesclados a outras frutas, como mamão ou moranguinho), é cortar o abacaxi em cubinhos e cozinhar com açúcar e especiarias. É um ótimo acompanhamento para carnes grelhadas!

Ingredientes

- 1 abacaxi pequeno
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 2 xíc. de farinha de arroz
- 1 colher (sopa) de fermento químico
- ½ colher (chá) de canela em pó
- 1 colher (chá) de açúcar de baunilha
- 1 pitada de bicarbonato em pó
- 4 ovos
- 100 g de manteiga derretida
- 1 xíc. de açúcar
- 150 ml de leite desnatado
- 2 colheres (sopa) de uva-passa (opcional)
- margarina para untar

Material: fôrma redonda de abrir, papel manteiga.

Como Fazer

Comece preparando o abacaxi em calda:
Descasque e corte o abacaxi em rodelas; retire o talo central de cada rodela.

Coloque numa panela as fatias de abacaxi com 6 colheres de açúcar e um pouco de água; deixe cozinhar em fogo baixo, até o abacaxi ficar com uma bela coloração marrom dourada. Reserve. (Se não for preparar o bolo imediatamente, guarde tampado na geladeira).

Forre o fundo da fôrma de abrir com papel manteiga; unte o papel e as laterais da fôrma; polvilhe tudo com farinha de arroz. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Separe as claras das gemas.

Na vasilha da batedeira, junte a manteiga derretida, o açúcar e o açúcar de baunilha e bata até ficar esbranquiçado.

Junte as gemas, o bicarbonato e bata para misturar bem.
Adicione o leite e bata até formar um creme.

Peneire a farinha com o fermento e a canela e misture aos poucos ao creme. Se a massa ficar muito pesada, misture um pouco mais de leite (não muito, pois as claras em neve irão dar leveza à massa).
Misture as passas previamente hidratadas.

Bata as claras em neve (com 1 pitada de sal).
Misture delicadamente primeiro 1 colher de claras em neve à massa. Adicione e misture com cuidado o resto das claras.

Disponha as rodelas de abacaxi cobrindo o fundo da fôrma.
Derrame a massa sobre o abacaxi.

Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos (faça o teste do palito para ver se a massa está cozida).

Tire do forno e deixe esfriar antes de desenformar a cuca, virando para que o fundo, com o abacaxi, fique para cima. Retire o papel manteiga com cuidado.

Sirva com nata (creme de leite fresco).

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Pudim de Tapioca


Ingredientes (8 porções)

- 250 ml de leite
- 250 ml de leite de coco
- 150 g de tapioca
- 100 g de açúcar
- 1/3 fava de baunilha
- açúcar para caramelizar

Como Fazer

Junte todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo brando, cozinhando até a tapioca absorver o leite e grudar na panela.

Tire do fogo e distribua em forminhas e leve à geladeira por 2 horas.

Na hora de servir, polvilhe os pudins com açúcar e toste com um maçarico de culinária.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Panelinhas de Cebola


Ingredientes (6 porções)

- 6 cebolas pequenas
- azeite de oliva
- sal

Para o bechamel:
- 50 g de manteiga
- 50 g de farinha de arroz
- 1/4 l de leite fervente
- noz moscada
- sal e pimenta

Para os ovos escalfados:
- 6 ovos
- vinagre
- sal

Como Fazer

Descasque as cebolas e corte em fatias.
Refoque a cebola em um pouco de azeite e 1 pitada de sal, até dourar levemente.

Faça o molho Bechamel:

Numa panela, derreta a manteiga e, em fogo baixo, junte a farinha e mexa com uma colher de pau, ou espátula de silicone, até começar a dourar.

Junte o leite quente aos poucos sem parar de mexer. Mexa até formar um creme espesso.

Tempere com sal, pimenta e noz moscada.

Faça os ovos escalfados:

Descasque cada ovo dentro de uma vasilha, derrame um pouquinho de vinagre e deixe descansar por alguns minutos.

Aqueça a água com mais um pouco de vinagre, e, quando começar a ferver derrame um ovo com cuidado e cozinhe-o até que endureça. Retire o ovo com uma escumadeira.

Repita a operação com os demais ovos.

Misture metade do bechamel com a cebola refogada.

Cubra o fundo de 6 ramequins individuais com o bechamel com cebola, coloque os ovos escalfados por cima e cubra com o resto do bechamel.

Leve ao forno para gratinar.
Tire do forno e sirva em seguida.

Dica: Polvilhe queijo ralado antes de gratinar.