sábado, 31 de maio de 2014

Docinhos Crocantes de Chocolate e Avelã


Um docinho no palito divertido de fazer e gostoso de comer!
Os corn flakes sem glúten podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, ou feiras livres.

Ingredientes (6 porções)

- 80 g de flocos de milho sem glúten (corn flakes)
- 100 g de chocolate preto
- 4 colheres (sopa) de pasta de avelãs
- 2 colheres (sopa) de coco ralado

Material:
- espetinhos de madeira
- filme plástico

Como Fazer

Derreta em banho-maria metade do chocolate.

Incorpore a pasta de avelãs e os flocos de milho.

Reparta a mistura em 6 quadrados de filme plástico.

Coloque um espetinho no centro, envolva com o filme plástico e leve ao congelador por 20 minutos.

Derreta o chocolate restante.

Retire o plástico dos espetinhos e banhe-os no chocolate.

Por último, cubra com coco ralado e sirva.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Celíase e a Conscientização Sobre a Dieta Sem Glúten


É incrível, mas poucos anos atrás a maioria das pessoas não sabia nada, ou muito pouco sobre a intolerância ao glúten. Hoje é comum que se conheça ao menos um familiar ou amigo que tenha sido diagnosticado com a doença celíaca. Estamos diante de uma patologia que vem crescendo na população mundial. Ao menos é o que explicam os especialistas em doenças digestivas, ao alertar que tanto o número de casos novos, como o aumento da idade dos mesmos tem sofrido um incremento nos últimos anos. Atualmente se calcula que um de cada cinco novos diagnósticos é feito em pacientes maiores de 60 anos. Isto acontece simplesmente porque os especialistas conhecem mais e, consequentemente, podem rastrear melhor a doença.

Hoje podemos ser mais otimistas, já que conhecemos melhor a celíase e, assim, ela é diagnosticada com uma maior certeza e mais precocemente. Além disso, existe uma variedade crescente de produtos sem glúten, que facilitam a vida do paciente celíaco.

O trabalho de conscientização, portanto, é fundamental. Por este motivo, no Brasil e em outros países, o mês de maio é dedicado à conscientização sobre a celíase, um transtorno caracterizado basicamente pela intolerância permanente ao glúten, una proteína presente em cereais de consumo habitual, fundamentalmente o trigo, que provoca lesões intestinais severas nos indivíduos afetados.

Uma dieta sem glúten

Por este motivo, os médicos insistem na importância do diagnóstico precoce e correto. Neste sentido, o mais importante é: ao suspeitar da existência dos sintomas da doença, procurar imediatamente os especialistas adequados para diagnosticá-la, tratá-la e acompanhá-la ao longo da vida.


É essencial que se facilite economicamente o caminho para os afetados, já que só existe um tratamento, que é o de seguir uma dieta sem glúten rigorosa, por toda a vida. Esta dieta acaba sendo bem mais cara se comparada à alimentação convencional - apesar de que estes produtos têm se popularizado e com isso seu preço têm se reduzido um pouco.

Casos não diagnosticados


Uma a cada 80-100 pessoas é celíaca, e calcula-se que apenas 10% sabe ser portador desta condição. Isto acontece porque as primeiras manifestações da doença costumam ser difusas, e porque um grande número de pacientes vive com pouco ou nenhum sintoma durante anos, o que dificulta e atrasa consideravelmente o diagnóstico e posterior tratamento.


Esta intolerância faz com que o celíaco tenha de comer alimentos diferenciados, graças a uma intolerância permanente às proteínas do glúten, presentes em cereais como trigo, cevada, centeio e aveia, e que resulta principalmente em uma lesão inflamatória da mucosa do intestino, produzindo um quadro de má absorção – embora hoje em dia se saiba que pode afetar qualquer órgão ou sistema.

Dez pontos chave desta patologia


1. A celíase é permanente: ou seja, uma pessoa é ou não celíaca, mas não pode deixar de sê-lo, como acontece no caso de outras alergias alimentares.


2. É de caráter autoimune: existe uma resposta imunológica anômala diante do glúten, a proteína dos cereais.


3. Sua base é genética: o afetado nasce com uma predisposição genética a sê-lo e posteriormente pode desenvolver ou não a doença. Para isso ele precisa estar em contato com o glúten. Existem fatores ambientais (infecções, situações de estresse digestivo, etc.) que fazem com que um indivíduo geneticamente predisposto consumindo glúten, em um momento determinado de sua vida, desenvolva a doença.


4. A lactância materna pode ter um efeito protetor contra o desenvolvimento da doença.

5. Sintomas muito variados de acordo com a idade de apresentação da doença, com manifestações menos chamativas nos adultos e formas assintomáticas em familiares.


6. Às vezes, especialmente na idade adulta, pode surgir com complicações (osteoporose, infertilidade, abortos, doenças autoimunes da tireoide, diabetes, etc.).


7. Houve grandes avanços no diagnóstico. Hoje em dia, se dispõe de marcadores sorológicos muito específicos, e da biopsia intestinal que segue sendo a prova fundamental para o diagnóstico seguro em casos selecionados.
O estudo genético é muito útil na avaliação do risco genético.

8. O único tratamento para a doença celíaca é a dieta rigorosamente isenta de glúten por toda a vida, uma dieta muito saudável, variada e equilibrada, baseada em alimentos naturais, que leva à normalização da mucosa intestinal e ao desaparecimento dos sintomas.


9. Atualmente também conhecemos a sensibilidade ao glúten não celíaca. Surge em pessoas que, sem serem celíacas, apresentam sintomas que respondem positivamente a uma dieta sem glúten.


10. Adotar uma dieta sem glúten como moda não tem sentido, porque o glúten não é tóxico para o paciente que não sofre da doença celíaca. Basear uma dieta em alimentos naturais, levando uma dieta variada e equilibrada é o ideal, o que não implica em ter de retirar o glúten da pessoa que não é celíaca.


O conhecimento básico

Algumas informações básicas podem ajudar o paciente recém-diagnosticado a levar um estilo de vida sem glúten de forma fácil e saudável:


Conhecer a lista de alimentos aptos para celíacos:
- Alimentos sem glúten: os que não contêm glúten por natureza (frutas, verduras, legumes, carnes e pescados, azeites vegetais, açúcar, ovos, leite, iogurte natural e queijos macios e frescos – não processados com ingredientes adicionais).

- Alimentos que podem conter glúten: podem ser consumidos apenas após haver-se comprovado em sua composição e rótulo que não contêm glúten (produtos elaborados, cremes e pudins, leites batidos, embutidos e molhos preparados, molhos de soja, leveduras hidratadas, e doces como chocolate, cacau ou balas). Ler os rótulos dos alimentos, informar-se com os provedores - cozinheiros, padeiros, etc. - deve fazer parte da rotina diária do celíaco.


- Alimentos com glúten: elaborados a partir dos cereais proibidos para os celíacos (massas, confeitaria, granolas, muesli), fabricados com trigo, aveia, cevada ou centeio; produtos manufaturados nos quais entre em sua composição algum destes cereais, o molho bechamel, chocolate e bebidas preparadas com cereais, como a cerveja.

- Na cozinha é fundamental manter sempre limpos e bem lavados tanto os utensílios de cozinha que serão usados, como a pia e a mesa, para assegurar-se de que não fiquem restos de alimentos que possam conter glúten.

- Evitar fritar alimentos sem glúten em óleos onde previamente foram fritos produtos com glúten.

- Sinalizar os produtos sem glúten para evitar confusão, ou armazená-los em um espaço diferenciado dos demais alimentos.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Rocambole de Pão de Ló com Morango


Quer preparar um bolo fofo, macio e saboroso, e sem glúten? A massa do pão de ló é a mais versátil na hora de preparar tortas e bolos substituindo a farinha de trigo pelo polvilho ou pela maisena. Além disso, fazer o pão de ló é tão fácil e rápido, que você vai querer repetir muitas vezes... Basta variar a receita com recheios e formatos diferentes. A sugestão de hoje é fazer um rocambole recheado de geleia de morango – que você também pode preparar em casa. Neste caso, optei por uma versão mais ‘light’, apenas com uma leve camada de geleia, mas pode-se acrescentar nata, ou chantilly ao recheio e à cobertura do bolo.

Ingredientes

- 6 ovos grandes
- 5 colheres (sopa) açúcar
- 5 colheres (sopa) polvilho doce (ou farinha de arroz)
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa rasa) de fermento químico
- raspas de casca de limão
- geleia de morango
- margarina para untar
- polvilho ou farinha de arroz para enfarinhar
- açúcar confeiteiro

Como Fazer

Unte e enfarinhe uma fôrma de alumínio retangular grande. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Separe cuidadosamente as claras das gemas.

Na batedeira, bata as claras em neve (com uma pitada de sal), até formar picos.


Sem parar de bater, junte as gemas, uma a uma.

Sempre batendo, junte as colheres de açúcar, uma a uma.


Repita a operação com o polvilho e o fermento (peneirados).
Adicione as raspas de limão e misture delicadamente.

Como a ajuda de uma espátula de silicone, derrame a massa dentro da fôrma.

Leve ao forno por cerca de 20 minutos.
Desenforme e deixe esfriar sobre um pano.

Prepare a geleia de morango com antecedência, ou use uma geleia industrializada (de preferência o doce de morango com pedaços).
Com uma espátula, espalhe a geleia sobre toda a superfície do pão de ló.

Enrole cuidadosamente com as mãos.
Cubra com açúcar confeiteiro, ou use um saco de confeiteiro para cobrir o rocambole com creme chantilly.

domingo, 25 de maio de 2014

Creme de Abobrinha e Curry


Os temperos usados nesta receita – curry e coentro - dão um sabor asiático e um perfume especial à sopa... Uma ótima pedida para o friozinho que já chegou com tudo!

Ingredientes (4-6 porções)

- 3 abobrinhas médias, em fatias
- 2 batatas médias, descascadas e em cubos
- 2 cebolas, em fatias grossas
- 1 dente de alho
- 1 molho de coentro
- 1 colher (sopa) de curry em pó
- sal e pimenta
- azeite de oliva
- sal grosso

Como Fazer

Em uma panela, aqueça 2 a 3 colheres de azeite e refogue a cebola até que fique translúcida.

Acrescente o alho e o curry em pó.
Mexa sem parar por 1 minuto.

Adicione a batata, a abobrinha e o coentro; cubra com 4 xícaras de água e tempere com 1 colher (sopa) de sal grosso.
Deixe ferver.

Quando os legumes estiverem cozidos, deixe arrefecer e bata no liquidificador, até obter um creme. Corrija o sal e adicione pimenta a gosto.
Volte ao fogo para aquecer antes de servir.

Sirva a sopa acompanhada de nata ou queijo cremoso.

Dica: você também pode servir este creme frio.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

O Encanto dos Microjardins


Com a redução do tamanho das moradias, e a falta de tempo para cuidar de plantas, surgiu a moda dos minijardins. E ideias bonitas para enfeitar os recantos da casa são quase infinitas, umas mais geniais que as outras. E em um país de clima agradável como o nosso, é quase um pecado usar flores artificiais para decorar a casa. Separei algumas sugestões de plantas, das mais populares (suculentas, ou ervas aromáticas),  às mais vistosas, como as flores. Você pode comprar um vasinho pronto em um mercado ou floricultura, ou adquirir mudas, e replantá-las aonde desejar. Não sabe como transplantar uma muda? Existem centenas de sites que mostram passo a passo como plantar em vasos; ou peça orientação em uma floricultura, que irá fornecer o material necessário para que você comece seu pequeno jardim. Não há como não se inspirar com estes pedacinhos de paraíso...

Clique abaixo para ver...

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Arroz Gratinado


Um prato criado originalmente pelos franceses, o ‘Doria’ nada mais é do que um arroz gratinado, que pode ser acompanhado de outros ingredientes, como, por exemplo, molho bolonhês, camarões salteados, tudo coberto com molho branco e queijo. Esta versão com frango poderia ser descrita como uma lasanha de arroz gratinado. Delícia!

Ingredientes (4 porções)

- 600 g de filés de coxa de frango
- ¼  xíc. de óleo vegetal
- 1 cebola, bem picada
- 1 xíc. de ervilhas congeladas
- 2 xíc. de cogumelos fatiados
- 8 xíc. de arroz (grão curto) cozido

- ½ colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de molho de soja

- ¼ xíc. de molho de tomate
- 2 xíc. de queijo ralado grosso
- cebolinha fatiada fina, para servir


Para o molho branco:
- ½ cebola, descascada e com 6 cravos espetados
- 1 folha de louro
- 500 ml de leite integral
- 75 g de manteiga
- 1/3 xíc. de farinha de arroz
- 1 gema de ovo
- 1 pitada de noz moscada

Como Fazer

Corte os filés de frango em tiras.
Aqueça o óleo em uma wok grande, em fogo alto.
Junte o frango e frite até ficar levemente dourado.

Acrescente a cebola, os cogumelos e as ervilhas, mexendo até a cebola e o cogumelo amaciarem.

Junte o arroz cozido, sal, molhos de soja e de tomate, mexendo por uns 5 minutos, até o arroz incorporar o molho e ficar perfumado.

Para o molho branco, coloque a cebola com os cravos, a folha de louro e o leite em uma panela pequena e deixe ferver, cuidando para não subir.
Tire do fogo e descarte os temperos.

Em outra panela, em fogo médio, derreta a manteiga e junte a farinha, mexendo sem parar (use uma colher de pau, ou de silicone).
Junte o leite quente aos poucos, sempre mexendo, para o creme não formar grumos.
Tempere com sal, tire do fogo e misture a gema de ovo batida e a noz moscada.

Em um prato refratário, disponha primeiro o arroz, e uma camada generosa do molho branco. Cubra com o queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Tire do forno, polvilhe cebolinha e sirva.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Ceviche de Camarão com Melancia


Um prato muito fácil de preparar, e uma excelente sugestão para servir de entrada aos seus convidados...

Ingredientes (4 porções)

- 500 g de camarões descascados
- 150 g de melancia picada
- ½ cebola
- 1 tomate, sem sementes
- suco de 1 limão
- coentro
- ½  pimentão vermelho
- ½ pimentão verde
- azeite de oliva
- sal e pimenta


Como Fazer

Os camarões (sem casca) são deixados inteiros.

Os demais ingredientes devem ser picados bem fino.

Em uma vasilha, misture o camarão, os ingredientes picadinhos, o suco e um pouco de azeite, sal e pimenta a gosto, deixando macerar por 20 minutos.

Para montar o prato, espalhe o picadinho seco e os camarões sobrepostos.

Cubra com um pouco do líquido da maceração.

domingo, 18 de maio de 2014

Torta Cremosa de Banana e Framboesa


Ingredientes

- 3-4 bananas
- 20 framboesas
- 2 ovos
- 60 g de açúcar
- 2 colheres (sopa) de farinha de arroz
- 200 ml de creme de leite fresco
- 1 colher (sopa) de rum
- margarina para untar
- 4 fôrminhas redondas (13 cm)
- açúcar confeiteiro para polvilhar
- farinha para polvilhar

Como Fazer

Pré- aqueça o forno a 180ºC.
Unte com margarina e polvilhe com farinha as fôrminhas (ou use uma fôrma grande única).

Descasque e corte as bananas em fatias de 2 cm de espessura.


Em uma tigela, peneire e misture a farinha e o açúcar.

Junte os ovos, um a um, batendo sempre com uma varinha.

Adicione o creme e o rum e bata até formar um creme homogêneo.

Divida este creme entre as forminhas.


Disponha com cuidado as fatias de banana e de framboesa sobre o creme, não deixando que sejam completamente cobertas por ele.

Leve ao forno por 15-20 minutos, ou até a massa inchar e começar a dourar.

Retire do forno e polvilhe com açúcar confeiteiro.


Dica: Se preferir, substitua o rum por essência de baunilha (1/2 colher de chá); você também pode usar passas de mirtilo no lugar da framboesa.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Temaki de Arroz Integral


Ingredientes (8-10 temakis)

- 4-5 folhas de alga nori
- 2 colheres (sopa) de maionese
- 200 g de atum para sashimi, cortado em bastões
- 1 abacate, cortado ao meio, descascado e cortado em bastões
- 1 pepino, sem sementes e cortado a juliana
- 4 cebolinhas, cortadas em fatias bem finas
- 3 colheres (sopa) de nozes tamari moídas
- 1 colher (chá) de chilli em pó

Para o arroz:
- 1 xíc. de arroz integral de grão curto
- 2 colheres (sopa) de sakê mirin
- 2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
- sal

Para o molho:
- 100 ml tamari
- suco de ½ limão
- 1 colher (chá) de óleo de gergelim
- 1 colher (chá) de gengibre ralado

Como Fazer

Em uma panela de tamanho médio, cozinhe o arroz com 2 xíc. de água fervente. Em fogo baixo, com a panela tampada, cozinhe até a água ser completamente absorvida (cerca de 20 min.).
Derrame o sakê e o vinagre, tempere com sal e misture.

Para o molho, misture todos os ingredientes listados.

Corte cada folha de alga nori ao meio, fazendo 8 ou 10 retângulos. Disponha uma folha de alga (lado brilhante para baixo), com um lado mais curto mais próximo de você. Coloque uma colher bem cheia sobre a alga, deixando o canto direito de baixo e metade da borda superior livre de arroz. Achate levemente o arroz.

Cubra o arroz com uma porção de maionese e fatias de atum, abacate, pepino e cebolinha, num ângulo em que apontem para o canto de baixo esquerdo.

Dobre o canto direito da alga sobre o recheio.

Continue a enrolar a alga bem apertada sobre o recheio para formar um cone, deixando uma pequena aba. Umedeça a aba com um pouco de água e sele.

Polvilhe o topo de cada cone com um pouco de chilli e nozes e sirva acompanhado do molho.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Dobradura Japonesa de Tecido (Furoshiki)


Os japoneses, entre outras artes maravilhosas, desenvolveram a habilidade de dobrar tecidos para embalar e transportar objetos. Aprenda três propostas simples e bonitas para embalar objetos de cozinha. 

 

Exemplo 1 (embalando um pote):


Estenda o tecido sobre uma superfície lisa, posicionando o recipiente no centro.

Junte as pontas A e D e faça um nó firme na lateral do recipiente. Os talheres podem ser colocados neste ponto.

Com as pontas B e C, faça o segundo nó junto à tampa. Esta será sua alça. 


Exemplo 2 (embalando um prato):


Coloque um prato quadrado no centro do tecido.

Traga a ponta C ao centro do prato.

Traga a ponta A ao centro do prato, colocando sobre a ponta C.

Junte as pontas B e D e faça um nó apertado para formar uma alça robusta.
 
Exemplo 3 (embalando uma fruta):


Posicione a fruta no centro do tecido.

Junte as pontas A e B e faça um nó sobre a fruta.

Levante as pontas C e D, enrolando o tecido.

Faça um nó junto às pontas C e D, para criar uma alça.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Canapés de Bolo Inglês


Aproveitando várias receitas de bolos postadas aqui, sugerimos uma forma rápida e bonita de servir um doce para o chá ou lanche da tarde.

Escolha uma receita de bolo de sua preferência. Um bolo de limão, ou de laranja, por seu sabor suave, combinam muito bem com a cobertura de frutas e chantilly. Procure usar frutas da temporada, mais frescas e saborosas!

Bolo Inglês de Limão

Ingredientes

- 3 colheres (sopa) de leite
- 3 ovos grandes
- 1 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
- 1 xíc. de farinha de arroz
- 1/2 xíc. de amido de milho
- 3/4 xíc. de açúcar
- 1 colher (chá) de fermento químico
- 1/4 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de raspas de limão
- 200 g de manteiga sem sal (ou margarina) amolecida

Para a calda de limão
- 1/4 xíc. de açúcar + 2 colheres (sopa)
- 1/4 xíc. de suco de limão


Para a Cobertura
- creme chantilly
- morangos
- uvas de mesa
- folhas de hortelã (opcional)

Como Fazer

Prepare o bolo seguindo a receita (link).

Faça um creme de chantilly caseiro (receita), ou use chantilly pronto.


Lave, seque e corte as frutas.


Corte fatias quadradas de bolo e enfeite com o creme e fatias de frutas, como ilustrado na imagem.


Mais receitas de bolos:
Bolo de Laranja
Bolo de Chá Verde
Bolinhos de Fubá

terça-feira, 6 de maio de 2014

Arroz com Frango ao Limão


Ingredientes (4 porções)

- 1 kg de frango em pedaços
- suco de 4 limões
- 2 cebolas
- 1 dente de alho
- 1 pedaço de gengibre fresco
- 1 xíc. de caldo de galinha
- azeite de oliva
- sal e pimenta
- 400 g de arroz cozido

Como Fazer

Em uma tigela grande, misture o frango com o suco de limão, o alho picado, e o gengibre ralado.

Descasque e corte as cebolas a juliana e junte ao frango.

Tempere com sal e pimenta-do-reino preta moída na hora.

Deixe macerar por 2 horas.

Em seguida escorra o líquido (reserve-o) e frite o frango com a cebola.

Depois de 4 minutos junte o líquido da maceração, sem coar.

Cozinhe por 8 minutos, adicione o caldo de galinha, tampe e cozinhe por mais 30 minutos.

Acrescente o arroz cozido, deixando aquecer por 2 minutos.

Enfeite com fatias de limão siciliano e sirva.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Empanados de Peito de Frango Recheado


Este prato pode ser preparado e levado ao congelador para ser consumido a qualquer hora. Prático e muito saboroso!

Ingredientes (4 porções)

- 4 peitos de frango
- 20 g de espinafre baby
- 1 colher (chá) de pesto de tomate seco, ou manjericão
- 4 fatias de presunto (finas e cortadas ao meio)
- 70 g de queijo mussarela (fatias finas)
- 1/3 xíc. de farinha de arroz
- 2 ovos batidos
- 1 colher (sopa) de leite
- 1 xíc. de farinha de rosca (sem glúten)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal e pimenta

Como Fazer

Com uma faca pequena e afiada faça um corte horizontal na parte mais espessa de cada peito de frango, de forma a criar um bolso.
Espalhe uma colher (chá) de pesto dentro de cada bolso.
Divida os espinafres, os presuntos e a mussarela pelos buracos dos peitos de frango e feche com um palito.

Coloque a farinha num prato de sopa e tempere com sal e pimenta.
Numa tigela pequena bata os ovos com o leite.
Coloque a farinha de rosca (ou pão ralado) num prato grande.

Passe o frango pela farinha e sacuda o excesso.
Passe pelo ovo, seguido da farinha de rosca, pressionando para aderir.

Embrulhe cada pedaço com filme plástico.
Coloque dentro de um recipiente com tampa, ou saco para congelamento.
Anote o conteúdo e data.
Guarde no congelador por até 3 meses.
Quando precisar, retire do congelador e deixe descongelar.

Aqueça previamente o forno a 180ºC.
Forre uma assadeira com papel manteiga.
Aqueça o azeite numa frigideira grande em fogo médio.

Quando estiver quente adicione o frango e cozinhe por 3 minutos de cada lado ou até começar a dourar.
Transfira para a assadeira preparada.
Leve ao forno por 10 minutos ou até ficar dourado e cozido no interior.

Retire do forno e deixe descansar por 5 minutos.
Sirva acompanhado de salada.

Dica: pode também cozinhar diretamente do congelador para o forno pré-aquecido a 200ºC, por 30 minutos ou até o frango estar dourado e cozido por dentro.