quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pizza de Arroz (sem glúten)



Ingredientes da Massa da Pizza

- ½ xíc. (chá) de óleo
- 1 xíc. (chá) arroz cozido
- 1 xíc. (chá) leite
- 1 colher (sopa) fermento químico em pó
- 2 ovos
- 1 xíc. (chá) farinha de arroz
- 1 xíc. (chá) queijo parmesão ralado

Ingredientes da Cobertura
- 2 tomates picados sem pele e sem semente
- 200 gramas de queijo muçarela
- ½ xíc. (chá) azeitonas picadas
- 1 molho de rúcula
- sal e salsa a gosto

Como Fazer

Bater no liquidificador o leite, óleo, arroz, farinha, fermento, queijo ralado, ovos e o sal.
Após despeje a massa da pizza em uma fôrma e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.
Enquanto a massa da pizza está no forno, misture todos os ingredientes da cobertura.
Depois que a massa estiver assada, coloque a cobertura por cima e leve a pizza ao forno novamente até o queijo derreter.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Bolo de Pera e Ricota


A ricota, em quantidade moderada, dá uma leveza e maciez incrível à massa de um bolo simples. E a combinação da pera com a ricota deixa o sabor do doce tão especial, que dá para servir como sobremesa, depois de uma refeição leve. O bolo pode ser feito na batedeira, mas é mais prático bater tudo à mão com um garfo, pois não precisa bater demais, apenas o suficiente para que a massa fique homogênea.

Ingredientes
- 3 peras maduras
- 1 xíc. de açúcar refinado
- 1 xíc. de farinha de arroz
- ½ xíc. de polvilho doce
- 1 colher (sopa) de fermento químico
- 1 colher (sopa) de achocolatado
- 3 ovos
- ½ xíc. de óleo de canola
- 4 colheres (sopa) de leite
- 100 g de ricota fresca
- canela em pó
- açúcar mascavo

Como Fazer

Unte e polvilhe uma forma de bolo redonda, ou retangular. Reserve.

Lave bem as peras, retire o miolo (tire a casca, se preferir) e corte em fatias finas. Borrife suco de laranja e reserve. Obs.: se a fruta não estiver macia, cozinhe numa panela pequena, por uns 10 min., em fogo baixo.

Coloque os ovos inteiros em uma vasilha grande, misture com um garfo.

Adicione o açúcar e bata bem, junte o óleo e continue batendo até ficar bem homogêneo.

Num prato, amasse bem a ricota e junte ao creme, mais o leite, e misture bem.

Adicione aos poucos a farinha, o polvilho, o achocolatado e o fermento, todos peneirados (se achar a massa muito pesada, adicione um pouco mais de leite).

Despeje a massa dentro da fôrma, cubra com as fatias de pera, dispondo-as em círculos, polvilhe canela em pó e açúcar mascavo sobre a fruta.

Leve ao forno pré-aquecido a 200oC, por cerca de 40 min.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Exercícios Simples Para Relaxar

Sabe quando a gente passa horas na frente do computador, digitando, lendo, e começa a dar aquela sonolência, ou pior, a fadiga toma conta do corpo inteiro? Algumas posições bem simples de yoga podem ajudar a clarear a mente e aliviar o cansaço.


No escritório

1. Girar a cabeça: Estimular o ponto no topo da cabeça ajuda a revigorar um cérebro entorpecido, e deixa o cabelo e o couro cabeludo mais saudáveis. De frente para a parede, coloque suas mãos e cabeça contra a parede. Gire a cabeça para trás e para frente.

2. Aliviar a tensão nos pulsos: É um bom jeito de relaxar os pulsos enrijecidos depois de cada hora de trabalho repetitivo,como digitar no computador, ou levantar peso. Estique os braços o suficiente para alcançar a parede com as pontas dos dedos voltadas para baixo. Lentamente pressione o dorso das mãos contra a parede. Respire profundamente três vezes, e repita o movimento com os dedos apontando para cima.


3. Aliviar a tensão na coluna vertebral: Estique o peito e inspire profundamente para fornecer oxigênio para os pulmões, tanto quanto possível, e para aliviar a tensão na coluna vertebral e ombros. Sente em uma cadeira ou mesa e descanse as mãos sobre os lados dos quadris, com as pontas dos dedos viradas para trás. Mantenha sua cabeça num ângulo de 15 graus e estenda o peito. Respire profundamente, por cinco vezes.


Em casa

Um banho quente de banheira para aliviar o cansaço após um dia difícil pode ser o céu. Praticar posições simples de yoga ao tomar um banho ajuda a dormir profundamente. Não se esqueça de estimular seus órgãos internos para um ótimo começo de dia.

1. Suavizar as articulações dos ombros: Sente-se na borda da banheira, segure uma toalha e levante as mãos sobre a cabeça. Lentamente, respire e se incline para a direita. Faça cinco vezes e repita o movimento para a direção oposta. Esta postura ajuda a suavizar as articulações dos ombros e a adelgaçar os braços.


2. Coloque os tornozelos nos joelhos: Sente-se na borda da banheira e estique os pés no comprimento dos ombros. Coloque o tornozelo direito no joelho esquerdo e, lentamente, dobre a parte superior do corpo. Depois de respirar profundamente por cinco vezes, repita o movimento com o outro lado.


3. Estimular os órgãos internos: Estimular os órgãos internos ajuda a digestão. Sente-se e empurre o estômago para fora enquanto inspira. Puxe o estômago durante a expiração.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Frango Ensopado Asiático


Um dos pratos preferidos aqui em casa é o frango na panela, cozido em um suculento molho de tomates e outros legumes. Para dar um sabor diferente do tradicional tempero com ervas aromáticas, preparei essa receita com sabor oriental. O molho fica aveludado e incrivelmente saboroso. Pode ser usado em outras carnes brancas.

Ingredientes (para 3 pessoas)
- 6 pedaços de frango (coxas e/ou sobrecoxas)
- gengibre fresco (pedaço de uns 6 cm)
- 1 cebola grande
- 1 pimentão vermelho médio
- 2 talos de cebolinha
- 1 xíc. de molho de tomates
- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
- 2 colheres (sopa) de shoyu
- óleo de canola
- 1 colher (chá) de açúcar
- sal e pimenta-do-reino

Como Fazer

Coloque os pedaços de frango dentro de um prato fundo (se quiser um prato mais light, descarte a pele).

Descasque e rale a raiz de gengibre e esprema o sumo sobre o frango, misturando bem com uma colher, para que a carne absorva o líquido.
Tempere com sal e pimenta a gosto. Adicione o óleo de gergelim.

Corte a cebola e o pimentão em pedaços grandes.
Lave, seque bem e pique a cebolinha.

Em uma panela grande, aqueça um pouco de óleo vegetal, e comece a fritar a carne. Vá virando os pedaços de frango, para que não colem no fundo da panela, até ficarem dourados.

Junte a cebola e o pimentão e refogue mais um pouco, até a cebola ficar translúcida.
Junte o molho de tomates e o shoyu e misture bem. Baixe o fogo e tampe a panela.

Vá adicionando um pouco de água quente, para o molho não secar.
Com uma colher ou espátula de pau, raspe bem o fundo da panela para mesclar a gordura acumulada ao molho.

Deixe a carne cozinhar por cerca de 30 min. Junte 1 pitada de açúcar ao molho, misture bem.

Adicione a cebolinha pouco antes de desligar o fogo. Prove o molho e corrija o sal, se preciso.

Sirva com arroz japonês e salada de pepinos agridoce.
Também fica gostoso acompanhado de aipim (mandioca) cozido.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Sono de Beleza

'Quase tudo' que você precisa saber sobre o sono

1. Por que dormir é o melhor tratamento de pele

As pessoas passam quase um terço de suas vidas dormindo, o que ajuda o corpo a se regenerar e descansar para o dia seguinte. É por isso que uma boa noite de sono é um pré-requisito para uma pele bonita.

Prevenção do Envelhecimento

Injeções de hormônio ficaram populares como uma droga milagrosa para manter a juventude. Dizem que elas adiam o envelhecimento ao suplementar os hormônios insuficientes, dessa forma ajudando o metabolismo. Mas elas têm de ser injetadas sempre, e custam caro.

Sabe o que sai barato? Dormir bem, que tem o mesmo efeito de poderosas injeções de hormônios.

Enquanto dormimos, nosso corpo secreta vários hormônios, incluindo a melatonina, que é o hormônio que induz o sono, e os hormônios adrenocorticotrópicos, que controlam o estresse. Desses, o hormônio do crescimento é o mais importante. Ele está associado com a altura, mas após o estágio de crescimento, começa a desempenhar outros papéis, tais como ajudar a regeneração celular e aliviar o estresse. O ácido hialurônico, o fator hidratante natural contido no hormônio do crescimento, também ajuda a pele a absorver as moléculas de água. É por isso que após uma boa noite de sono a pele parece hidratada e brilhante.


Clareamento Natural

Para ter uma pele clara e brilhante, as pessoas recorrem aos cremes com bloqueador solar e aos cosméticos clareadores.

Mas sem um sono profundo é difícil conseguir os resultados desejados. Além de induzir o sono, a melatonina tem um efeito clareador ao dificultar a função das células pigmentares. Mas a melatonina nem sempre é secretada num nível constante.

O corpo começa a secretá-la quando a pessoa pega no sono, e atinge os maiores níveis por volta das 2 horas da manhã, quando ela está num sono profundo.

A secreção de melatonina cai para níveis mais baixos entre 5 e 10 a.m. Isso sugere que é melhor dormir das 9 p.m. até 3 a.m., se possível.

As pessoas são aconselhadas a dormir uma média de 7 horas e meia ao dia.

Mas dormir essa quantidade de tempo não significa necessariamente que você vai ter um bom sono. Qualidade é tão importante quanto quantidade. A proporção adequada de duração de um bom sono, para um sono leve é de 3 para 1.

Para ter uma pele saudável é importante ter um sono de qualidade, por uma quantidade adequada de tempo.



Perigos de dormir demais

Depois de dias dormindo pouco, as pessoas normalmente tentam “tirar o atraso” dormindo mais. Mas isso faz com que elas comecem o dia seguinte em má forma, com a pele com aparência opaca e olheiras, os mesmos sintomas que aparecem após uma noite insone. O motivo é que dormir demais faz com que o ritmo cardíaco diminua e o sangue circule devagar.

A baixa temperatura corporal impede que as glândulas sudoríparas e sebáceas funcionem harmoniosamente, quebrando o balanço de hidratação e oleosidade na pele.

Idealmente um adulto deveria dormir uma média de sete a oito horas, ou ao menos seis horas ao dia. Dormir por 10 horas ou mais pode resultar numa pele pouco saudável.


2. Tirar o atraso do sono não é solução

Tirar o atraso do sono no fim de semana, depois de algumas semanas dormindo pouco pode parecer restaurador, mas pode ter sérios efeitos na saúde. Ao menos é o que concluiu um estudo recente.

Pesquisadores descobriram que as pessoas que são privadas do sono podem funcionar normalmente logo depois de acordarem, mas experimentam uma diminuição gradual das reações ao longo do dia, mesmo tendo tentado tirar o atraso da noite mal dormida. A descoberta tem implicações de segurança importantes, não apenas para aqueles que trabalham em turnos, mas também para pessoas que dormem menos de 6 horas por noite.

Os pesquisadores disseram que ficar acordado por 24 horas equipara o desempenho do corpo a um nível comparado à quantidade de álcool no sangue acima do limite permitido para dirigir. A deterioração aumenta em 10 vezes para aqueles que estão cronicamente privados do sono.

O Instituto Nacional de Saúde dos EUA diz que adultos precisam de sete a nove horas de sono para sua saúde. De acordo com esse órgão, pouco sono aumenta o risco de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, problemas de memória e imunidade enfraquecida. Mais visivelmente, resulta em reações mais lentas, e dessa forma, a falta crônica de sono pode aumentar o risco de acidentes de carro, entre outros.


3. A obesidade ligada à falta de sono

A quantidade de tempo que as pessoas dormem é um fator importante na obesidade, junto aos dois fatores tradicionais de hábitos alimentares e quantidade de exercícios.

Em estudos internacionais foi pesquisada a correlação entre quantidade de sono e obesidade.

Foram divididos grupos de mulheres, de acordo com seus hábitos de sono: menos de 7 horas, de 7 a 7,9 horas e, por fim, 8 ou mais horas de sono.

Aquelas mulheres que costumam dormir de 7 a 7,9 horas ao dia apresentaram o menor índice de obesidade.

Ou seja, se o índice de obesidade desse grupo de mulheres fosse determinado como 1, o índice de obesidade do grupo com menos de 7 horas de sono tornou-se 2.2, e o do grupo que dormia mais, 2.21.

Pesquisas anteriores revelaram que a falta de sono pode contribuir para a obesidade porque a privação de sono diminui a leptina, um hormônio supressor do apetite, e aumenta o hormônio grelina, estimulador do apetite, além de reduzir a resistência da insulina.

No estudo acima, o grupo com menos horas de sono tinha o maior índice de obesidade, apesar de um menor aporte de calorias. O grupo que dormia oito ou mais horas ingeria muitas calorias e também tinha membros mais obesos em sua família que os outros grupos.

A obesidade daquelas que dormiam oito ou mais horas parece estar relacionada com seus hábitos alimentares e quantidade de exercícios, mas a obesidade daquelas que dormiam menos de sete horas parece estar mais ligada aos hormônios.


4. Cientistas resolvem o mistério do sono

Por que as pessoas sentem sono à noite?

É porque um hormônio, a melatonina, é secretada mais à noite que durante o dia. Isso leva a outra pergunta: Como o corpo humano sabe quando é hora de secretar mais melatonina?

Um grupo de pesquisadores sul-coreanos pode ter descoberto a resposta: uma proteína que serve como relógio para estabelecer a secreção da melatonina no corpo humano.

Um grupo de pesquisa liderado por Kim Kyong-tai e Kim Tae-don, da Universidade Pohang de Ciência e Tecnologia, relatou ter descoberto que uma proteína no cérebro, que reconhece a luz diurna, cria uma enzima e outra proteína para induzir a síntese de melatonina à noite.

Os cientistas sabem que a falta de melatonina leva à depressão e insônia, mas até agora eles não haviam entendido o que causava o aumento da melatonina à noite. As últimas descobertas podem ajudar os pesquisadores a desenvolver novas drogas para tratar a depressão e a insônia causada por desordens da melatonina.

A glândula pineal age como um relógio no corpo humano ao reconhecer uma mudança na quantidade de luz solar do dia para a noite, ou em diferentes estações do ano. Uma proteína secretada na glândula aumenta a secreção de outra proteína, a qual induz a síntese de melatonina.


Quando a quantidade de luz solar diminui, o relógio diz ao corpo que é noite e dispara o alarme para começar a secreção de melatonina.

Os resultados da pesquisa foram publicados na edição de abril da revista de biologia molecular "Genes and Development”.

5. Cochilos ajudam a superar a fadiga

Quando o clima começa a ficar mais quente, lá pela primavera (para quem sofre com o frio do inverno, bem-dito), a sensação de cansaço aumenta e, mesmo aquelas pessoas que precisam de menos sono podem sentir-se desmotivadas. A resposta para essa sensação de fadiga pode ser um cochilo rápido. Os especialistas dizem que o cochilo pode nos ajudar a recuperar do cansaço e aumentar a eficiência no trabalho.

Os padrões humanos de sono se repetem de acordo com um certo biorritmo, e as pessoas em geral sentem uma maior urgência em dormir de manhã cedo, e no início da tarde, cerca de oito horas após terem acordado.

Assim, alguém que acorde às 6 a.m. sentirá mais sono às 2 p.m. Essa é a melhor hora para um cochilo. Cochilar depois das 4 p.m. deve ser evitado, já que pode resultar em insônia à noite.


Um cochilo de 15 a 30 minutos é o suficiente.
As pessoas devem despertar enquanto estão num sono leve, para não se sentirem muito sonolentas depois. Normalmente, 15 minutos são o ideal, mas para pessoas mais velhas, que têm dificuldade em pegar no sono, um cochilo de 30 minutos é aceitável.

domingo, 18 de julho de 2010

Hidrate-se, Água é Saúde!


Quanto devo beber ao dia?
Água ajuda a emagrecer?
Preciso beber mesmo sem ter sede?
Respondemos suas principais dúvidas...

O ser humano não é feito só de “carne e osso” como diz o ditado, mas de água também. Muita água!

Três quartos de nosso organismo são compostos de água. É por isso que repor o líquido que perdemos ao longo do dia para nos reidratarmos é tão importante.

Mas como fazer isso de forma correta?
Quanto líquido beber?

Sem dúvida, a água não é apenas necessária, mas imprescindível – uma pessoa não pode sobreviver sem ela mais de seis ou sete dias. O que acontece é que, se a falta é prejudicial, também é o seu excesso: quando não se necessitam tais quantidades, pode-se correr o risco de perder sais minerais essenciais ao organismo, entre eles o potássio.


A recomendação geral para um adulto é de dois a dois litros e meio de água ao dia (uns 8 copos de água) mas devemos saber que essa quantidade vai variar em função de vários fatores, como: o exercício físico (quando a necessidade de água é maior); o clima (se é muito quente, a transpiração aumenta e com isso a perda de água, e consequentemente a quantidade de água ingerida será maior); o sexo (os homens têm mais água no organismo que as mulheres) ou a idade (à medida que envelhecemos a quantidade de água no organismo diminui).

Assim, um bom indicativo para saber se estamos ingerindo a quantidade adequada de líquido é a urina: se tem uma cor clara e seu odor não é especialmente forte significará que estamos bem hidratados.

A água não tem especial poder emagrecedor.

Mas é certo dizer que a água ajuda a saciar a fome, a regular o trânsito intestinal, a facilitar o processo de digestão, a metabolizar a gordura acumulada e a eliminar toxinas de forma muito eficaz. Portanto, a água se converte em um elemento chave nos problemas de sobrepeso.


Não é só a água que é capaz de hidratar o organismo.

Isso também vale para outras bebidas que contém água (infusões, sucos, refrescos, etc.), assim como a água que compõe parte dos alimentos (são especialmente ricos em água as frutas e os vegetais), ou a água que é liberada no processo de cocção dos alimentos.



Preciso beber sem estar com sede?

Não sentir a sensação de sede não significa necessariamente estar corretamente hidratado. Por isso, mesmo sem perceber essa necessidade de beber (e, como dissemos, sempre sem abusar) é preciso tomar água. Maximize a ingestão em situações de altas temperaturas ou de grande esforço físico, como prevenção da desidratação.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sopa de Lentilhas


Essa sopa é bem nutritiva e, portanto, pode ser servida como prato principal de um almoço ou jantar. É muito fácil de fazer, mas como é um pouco demorada, por causa do cozimento da lentilha, é bom ter pelo menos uma hora reservada para preparar o prato, ou deixar a lentilha preparada previamente.

Ingredientes (para 6 pratos)
- 250 g de lentilhas
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 100 g de bacon
- 1 cebola
- 2 cenouras
- 2 ramos de coentro fresco
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
- 400 g de tomate (enlatado)
- 400 g de grão-de-bico (enlatado)
- Sal e pimenta

Como Fazer

Lave a lentilha e coloque em uma panela com o alho amassado, as folhas de louro e 1,5 litros de água fria. Cozinhe por 30 minutos, ou até ficar quase macio, mexendo de vez em quando.

Enquanto isso aqueça o azeite numa frigideira grande.
Junte o bacon (cortado em pedaços grossos), a cebola (bem picada), a cenoura (cortada em cubinhos) e o coentro picado; refogue por uns 10 min., sempre mexendo para não queimar.
Junte os tomates picados, misture bem, e então adicione as lentilhas e sua água de cozimento.

Cozinhe por 20 minutos, até formar uma sopa consistente.
Junte o grão-de-bico (drenado), sal e pimenta a gosto, e cozinhe por mais uns 10 minutos, adicionando mais água se necessário.

Sirva em pratos de sopa ou tigelinhas (previamente aquecidos) e enfeite com salsa picada.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Bolo Fofo de Cenoura


Ingredientes

Massa:
- 125 g de cenoura
- ½ casca de limão
- ½ colher (sopa) de suco de limão
- 3 gemas
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 125 g de farinha de amêndoas

Merengue:
- 3 claras de ovo
- 60 g de açúcar

Cobertura:
- 100 g de açúcar confeiteiro
- 2-3 colheres (sopa) de suco de limão

Enfeite:
- Massa de marzipã, corante alimento verde e laranja

Utensílios:
- Fôrma 20 cm diâmetro
- Papel vegetal
- Manteiga ou margarina para untar

Como Fazer

Separe claras das gemas. Reserve.

Rale a cenoura bem fina.

Rale a casca do limão (cuidado para não ralar a parte branca).


Numa tigela funda, junte a cenoura e a casca de limão raladas e o suco de limão.



Bata as claras em neve, junte o açúcar e bata até formar o chantilly.



Junte as gemas, uma a uma, batendo uns 2 minutos.



Adicione o fermento e a farinha de amêndoas, peneirados.


Misture delicadamente com uma espátula e junte a cenoura. Misture tudo.




F
orre uma fôrma de anel com papel manteiga untado. Despeje a massa na fôrma.


Ou use uma forma quadrada (18x18).

Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por cerca de 40 min.


Faça a cobertura misturando o açúcar confeiteiro com o suco de limão.

 
Prepare a massa do marzipã. Separe uma parte e tinja de laranja, enrole as cenourinhas.

Pinte outra parte da massa de verde e faça as folhas.

Decore o bolo.

Salada Alemã

Ingredientes
  • 150 g de repolho
  • 4 salsichas tipo frankfurt*
  • 100 ml de azeite de oliva extra-virgem
  • 50 ml de vinagre de maçã
  • 25 g de açúcar
  • 1 colher(chá) de cominho
  • sal e pimenta
  • 2 maçã-verde
* Verifique se as salsichas industrializadas contém ou não glúten.

Modo de Fazer

Lave e corter (à juliana) o repolho.
Deixe em repouso num recipiente com vinagre durante três horas.
Coloque um prato com um peso para prensar o repolho.

Corte as salsichas em rodelas e refogue com um pouco de azeite.
Retire e leve a um prato a parte; deglaçar o azeite restante com o vinagre.
Adicione o açúcar, o cominho, sal e pimenta e deixe ferver por uns segundos.
Tire do fogo, deixe esfriar e reserve.

Descasque, tire o miolo e corte em fatias as maçãs.
Regue-as com suco de limão, para que não escureçam.

Escorra o repolho.
Monte a salada com o repolho, as salsichas e as maçãs.
Sirva com o molho de cominho por cima.

Dica Culinária: Como Deglaçar?
Depois de fritar uma carne ou refogar verduras, se junta à panela ou frigideira, em fogo alto, um líquido como vinho, caldo de carne, ou mesmo água e, com a colher de pau, se raspa o fundo da frigideira para soltar os resíduos e formar um molho.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Panforte (sem glúten)


Esse bolo denso e de sabor marcante é típico do Natal italiano.

Mas pode muito bem ser saboreado no inverno, no chá da tarde.
Experimente substituir amêndoas e avelãs por castanhas de caju e do Pará.

Ingredientes
  • 100 g de amêndoas sem pele inteiras (não torradas)
  • 100 g de avelãs inteiras
  • ¼ xíc. de açúcar mascavo
  • 1/3 xíc. de figos secos picados
  • 1/3 xíc. de damascos picados
  • açúcar confeiteiro
  • 1/3 xíc. de casca de laranja cristalizada
  • 2/3 de farinha de arroz
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • ½ colher (chá) de noz moscada
  • ½ xíc. de mel
  • 75 g de chocolate meio-amargo picado
  • margarina para untar

Como Fazer

Aqueça o forno a 180º C.

Unte uma fôrma (de anel) redonda de 20 cm de diâmetro.
Forre a base com papel vegetal e reserve.

Espalhe as amêndoas em metade de uma fôrma retangular, na outra metade espalhe as avelãs. 
Leve ao forno e asse por 8 minutos ou até torrarem.
Coloque as avelãs num pano de cozinha e esfregue para remover a pele.
Baixe o fogo para 170º C.

Coloque as amêndoas e as avelãs numa tigela grande.
Adicione os figos, damascos e a casca de laranja, misture.
Peneire por cima a farinha, o cacau, a canela e a noz-moscada, misture.

Coloque o chocolate, o mel e o açúcar numa panela pequena, em fogo médio, até o açúcar se dissolver e o chocolate derreter.
Deixe levantar fervura, baixe o fogo e mantenha cozinhando sem mexer por 2 min. (116º C = ponto de açúcar). Se não tiver termômetro, para testar o ponto, leve uma colher de chá do xarope a um copo de água fria; se o xarope virar uma bola mole, está pronto.

Derrame a mistura quente de chocolate sobre as frutas e, trabalhando rapidamente, misture bem.

Coloque a mistura dentro da fôrma de anel preparada, espalhe para uniformizar o conteúdo.
Leve ao forno por 30-35 minutos, ou até começar a ficar firme.
Retire do forno e deixe esfriar bem. Desenforme.
Polvilhe com açúcar confeiteiro.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Sopa de Cebola


Clássica sopa francesa, onde o toque especial fica por conta da cobertura de queijo gratinado. Mmmm!

Ingredientes (4 porções)
  • 5 cebolas
  • 70 g de manteiga
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1 xíc. de espumante
  • 2 xíc. de caldo de galinha
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 raminho de tomilho
  • 100 g de queijo Gruyére

Modo de Fazer

Descasque as cebolas. 
Corte-as em rodelas finas e refogue-as na manteiga e azeite até ficarem macias e douradas (entre 10 e 12 minutos)

Adicione o espumante, deixe cozinhar por 2 a 3 minutos, junte o caldo, sal, pimenta e o tomilho, e cozinhe por 20 minutos

Retire a sopa do fogo, distribua em 4 cumbuquinhas refratárias, polvilhe a superfície com o queijo gruyére ralado e leve ao forno para gratinar, por cerca de 5 minutos
Sirva em seguida.