quinta-feira, 28 de maio de 2015

Propriedades Nutricionais do Kiwi


O KIWI não é apenas uma fruta leve e refrescante, mas também é uma das maiores fontes de vitamina C, um antioxidante imprescindível para a pele, especialmente no verão, e para quem pratica exercícios físicos.


O kiwi é uma fruta muito saudável, com grandes benefícios para o organismo. Por seu baixo índice glicêmico, é ideal para o consumo diário, inclusive para os diabéticos. Também é uma fonte natural de ácido fólico, que contribui para a formação correta das células e para o bom desenvolvimento do feto, e de potássio, que favorece a recuperação muscular após a prática desportiva. Graças ao seu baixo conteúdo de açúcares e calorias, pode ser consumido por toda a família, no café da manhã, como sobremesa ou lanche, ou inclusive para incluí-lo nas dietas de emagrecimento - Um kiwi tem apenas 81 kcal por cada 100 g!



Quando falamos sobre frutas com alto conteúdo de vitamina C, costumamos pensar na laranja e no limão, mas o certo é que o kiwi é muito mais rico nesta vitamina que estas duas frutas cítricas. Concretamente, quase o dobro de vitamina C que uma laranja, enquanto que a variedade amarela possui quase quatro vezes mais - Com apenas um kiwi ao dia você terá a quantidade diária recomendada desta vitamina, que ajuda a reforçar as defesas do organismo, além de ter propriedades antioxidantes.

 
Graças ao alto conteúdo de fibras (3 g a cada 100 g de kiwi) e actidina, enzima exclusiva do kiwi (sobretudo nos kiwis verdes), esta fruta contribui de forma eficaz para melhorar o trânsito intestinal e facilitar a digestão. Segundo um estudo realizado em 2014 pela marca de Kiwis Zespri, no qual participaram pessoas com problemas de prisão de ventre, o consumo de três kiwis ao dia melhorou significativamente o ritmo intestinal dos que consumiram a fruta desde a primeira semana - A fibra desta fruta também contribui na prevenção do diabetes e da obesidade. De fato, um grupo de pesquisadores do CNRS, do INSERM e da Universidade Claude Bernard da França, conseguiu decifrar o processo pelo qual o intestino produz glicose a partir do consumo de fibras, ajudando assim a prevenir o surgimento destas doenças.
 
As propriedades únicas da actidina - Esta enzima presente no kiwi ajuda a estimular o processo digestivo e a digerir as proteínas de alimentos como a carne de gado, o frango, o peixe, os legumes, os cereais, os produtos lácteos e os ovos. Assim, o estômago é esvaziado mais rapidamente, e se evitam desconfortos como a sensação de peso após uma refeição exagerada, ou quando o aparelho digestivo não é capaz de cumprir com sua função de forma correta. Esta capacidade do kiwi verde de ajudar no processo digestivo foi confirmada recentemente numa revisão científica realizada pela Universidade de Massey (Nova Zelândia) e cujos resultados foram publicados na revista Advances In Food And Nutrition Reasearch.


Ainda segundo um estudo realizado pela Universidade de Otago, Christchurch (UOC), cujas conclusões foram publicadas no Journal of Nutritional Science, comer dois kiwis ao dia pode melhorar o estado de ânimo e contribuir com uma dose de energia extra. Isto acontece porque comer dois kiwis ao dia garante que os níveis de vitamina C sejam ótimos, ajudando a ativar um número de enzimas do corpo que melhoram os níveis de energia metabólica, e diferentes elementos neuroquímicos do cérebro. Assim, consumir mais vitamina C poderia diminuir a sensação de cansaço, e aumentar a energia física e mental – e por isso também é uma fruta muito recomendável para os atletas.

Os kiwis mais consumidos são os de cor verde, com um refrescante toque ácido. Se os kiwis verdes lhe parecem ácidos, prove os de cor amarela, de polpa suculenta, sabor doce e um toque tropical. Além disso, este tipo de kiwi tem uma quantidade elevadíssima de vitamina C: 161,3 mg a cada 100 g, mais do que a quantidade diária recomendada. Também é uma fonte natural de potássio, vitamina E e ácido fólico e, graças ao seu pH ácido, conserva as vitaminas durante muito tempo. Contribui com apenas 79 kcal por 100 gramas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails