quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Salada na Marmita


Saiba como preparar uma bela salada para levar ao trabalho.

Quantas vezes temos que nos conformar em comer um sanduiche ou uma salada ao trabalho, ou faculdade, por falta de tempo para desfrutar de um almoço completo? Segundo um estudo da FOOD, una organização dedicada à luta contra a obesidade, 37% dos europeus come no trabalho. Para todos os que não têm nem quinze minutos para almoçar, saibam que existe uma forma muito saudável de desfrutar de uma salada, mesmo que em circunstâncias adversas.


O primeiro a levar-se em conta são, evidentemente, os ingredientes. Uma salada saudável, segundo alguns nutricionistas, deve conter alface, tomate, cebola e cenoura.

Por que estes ingredientes?

- O tomate e a cebola contêm antioxidantes que contribuem na prevenção de doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.

- A alface, rica em água, cumpre a função de hidratar nosso organismo.

- A cenoura também não pode faltar, porque contém provitamina A, que tem efeitos positivos na pele, cabelo e olhos. Recomenda-se cortar a cenoura em rodelas, e não ralar, pois este ato mecânico destrói suas fibras.

É muito saudável misturar frutas aos vegetais

O tempero é outra parte importante do prato e, embora os nutricionistas não proíbam os molhos prontos (como de soja ou ‘ceasar salad’), se recomenda temperar as saladas com três elementos essenciais. O primeiro deles é o azeite de oliva extra-virgem, já que é a melhor gordura “cardiosaudável” que existe. O segundo é o limão, pois quando adicionamos um ingrediente ácido às hortaliças, proporcionamos uma melhor absorção de suas vitaminas. Por último, não deveriam faltar ervas aromáticas como o orégano, a salsinha, o coentro, o alecrim, o tomilho, o estragão, etc. Além de dar sabor, seu alto conteúdo de antioxidantes ajuda a prevenir o câncer.

Aproveite frutas e verduras da temporada, mais frescas e nutritivas

Como impedir que a salada chegue murcha ao trabalho?

Levando-se em conta quais são os ingredientes ótimos para preparar uma salada, não podemos esquecer que o transporte da comida pode ocasionar a perda de parte de seus nutrientes. As saladas são alimentos de risco, porque são consumidas cruas, mas podem ser saboreadas perfeitamente, tomando algumas precauções.

Se desejar, incorpore a proteína do atum à salada

A regra imprescindível é evitar que se rompa a cadeia do frio. Para isto, devemos utilizar uma embalagem, ou marmita que garanta que a temperatura se mantenha estável. Deste modo evitamos que micro-organismos daninhos, às vezes presentes nas hortaliças, se multipliquem, por serem alimentos que podem conter restos procedentes da terra. Para os mais sensíveis com a higiene, há um truque simples: depois de lavar bem os ingredientes, deixá-los de molho em uma tigela com água, por 4-5 minutos, com umas gotas de água sanitária* e, depois, voltar a enxaguá-los muito bem. * Verifique se o produto é apto para a desinfecção de alimentos e bebidas.


É conveniente levar cada ingrediente em separado, e sem cortar, para preparar a salada no local de trabalho/estudo, e temperá-la só na hora do consumo. É uma forma de garantir que os ingredientes não percam suas propriedades benéficas ao organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails