segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Qual é a melhor hora para exercitar-se?


A melhor hora para praticar exercícios físicos depende de vários fatores.
Um deles é o objetivo que se quer atingir...

... Se, por exemplo, você busca uma maior resistência aeróbica – capacidade biológica que permite manter um esforço prolongado, com uma intensidade média ou baixa –, fazê-lo em uma hora ou outra não altera o rendimento.

Por outro lado, para exercitar a resistência anaeróbica – esforço de curta duração com uma intensidade muito alta -, flexibilidade, velocidade, força e especialmente potência rendem muito mais pela tarde (a partir das 18 horas), e ao anoitecer. Pela manhã a temperatura corporal está em seu ponto mais baixo, contando com um menor fluxo sanguíneo. À tarde a temperatura do organismo sobe, melhorando o rendimento e diminuindo o risco de lesão: os músculos estão mais aquecidos e flexíveis. Se a pessoa compete em qualquer modalidade, é importante treinar na mesma hora da competição.

Para aumentar a massa muscular, treine especialmente nas primeiras horas (antes do meio dia), ou na última hora da tarde. Seus hormônios ajudarão a atingir seu objetivo.

Se o desejo é perder gordura, recomenda-se fazer exercícios na parte da tarde, quando o metabolismo começa a diminuir. Com o exercício, o metabolismo se acelera, fazendo com que, além disso, o organismo siga consumindo calorias, inclusive depois de haver finalizado o exercício,e num ritmo maior do que no treino matinal. A temperatura ambiente também influi... Quanto mais frio faz, na primeira hora da manhã, ou na última hora do dia, mais calorias podem ser queimadas.


Que outras vantagens você obterá conforme a hora do dia em que for treinar?

Exercitar-se nas primeiras horas do dia o obrigará a ir dormir mais cedo, mas irá gerar mais constância e regularidade; é mais difícil cancelar o treinamento por imprevistos, além de mantê-lo ativo por todo o dia. A desvantagem? Necessita um aquecimento mais longo e progressivo, por seu corpo ter estado inativo por tantas horas.

Se você trabalha no turno da manhã, e tem tarefas familiares à tarde, o meio-dia é o momento ideal, antes de ir para casa e ser vencido pela preguiça. Faça um lanche leve uma hora antes e calce tênis adequados.

Durante a tarde temos mais força e é mais difícil sofrermos lesões. Estamos mais despertos e liberamos o estresse acumulado durante todo o dia. Por outro lado, teremos um maior cansaço físico depois da jornada de trabalho, sem contar que podem surgir imprevistos, o que nos custará mais cumprir com o compromisso saudável com o esporte.

A noite é a hora menos recomendável, porque a adrenalina gerada pelo exercício (que envolve o aumento do ritmo cardíaco) pode causar insônia em algumas pessoas (o corpo custa a recuperar a calma). E se nos acostumamos a treinar ao ar livre, a falta de visibilidade provoca insegurança.


Apesar de tudo, e como a melhora no rendimento é mínima (de 0,8% segundo alguns estudos), a recomendação é fazer exercícios quando for mais cômodo para você, de acordo com suas circunstâncias pessoais (estudos, trabalho, família, etc.), e naquele momento em que saiba que não vai falhar em realizar a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails