segunda-feira, 28 de julho de 2014

Cenoura, Enorme Fonte de Saúde


Que a cenoura nos ajuda a ter um belo bronzeado, ou que é boa para a visão, já se ouviu falar, mas existem muitos outros benefícios ao organismo que a maioria das pessoas desconhece.

No vapor, refogada, crua, ou cozida, a cenoura faz parte do grupo de alimentos com “efeitos promissores” na prevenção de alguns tipos de câncer, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu informativo World Cancer Report 2014. Junto com o espinafre e o tomate, hortaliças que também contêm carotenoides, agem na prevenção do câncer de mama.

Já um relatório da Universidade de Newcastle (Reuno Unido) garante que, se cozida inteira e depois picada, a cenoura contém 25% mais falcarinol, um composto que protege a hortaliça do ataque de fungos, e que em nosso organismo atua como proteção contra o desenvolvimento de certos tipos de tumores.

Trata-se de uma das hortaliças mais produzidas no mundo. A Ásia é a maior produtora, seguida de Europa e EUA. O consumo habitual desta hortaliça aporta uma quantidade importante de vitaminas (A, B, C e E), minerais e compostos antioxidantes, e seu valor calórico é muito baixo (100 g equivalem a cerca de 33 kcal).


Os principais benefícios conhecidos do consumo da cenoura são:

- O aroma da cenoura estimula o apetite.

- Comê-la crua fortalece os dentes e as gengivas. Ingerir verduras cruas, como a cenoura, melhora a irrigação sanguínea bucal e evita a adesão das bactérias nos dentes. Além disso, o flúor presente em alimentos como a cenoura, o espinafre ou a maçã, é um mineral fundamental para manter o esmalte dental em bom estado e evitar o surgimento de cáries.

- Ajuda a combater prisão de ventre e dor de estômago provocado por intoxicação alimentar. Graças ao seu alto teor em fibras, aumenta a quantidade de matéria fecal e previne a constipação. Também suaviza os problemas gástricos e o excesso de acidez, devido a sais minerais como o sódio, cloro, potássio e vitaminas do complexo B. Por isso é um alimento muito recomendável para quem sofre de gastrite.

- Por seu elevado teor de água, é diurética e ajuda na desintegração dos cálculos renais.

- Rica em potássio e fósforo, é um excelente revigorante para mentes cansadas, e restauradora dos nervos.

- Fortalece as unhas e o cabelo, dando-lhe brilho. As células mãe da cenoura são ricas em betacaroteno, também chamado de provitamina A, que no organismo se transforma em retinol, ou Vitamina A. Estes compostos reparam as células danificadas pelos efeitos ambientais, e assim fortalecem e revitalizam as unhas e o cabelo. A Vitamina A ajuda na produção de sebo, benéfico para o couro cabeludo.

- Melhora a qualidade do leite materno. O betacaroteno e a vitamina A melhoram a qualidade biológica do leite materno. A ingestão de betacarotenos, minerais e enzimas da cenoura favorecem a produção saudável de leite materno.

- E além de tudo isso, é verdade que a cenoura também é boa para a visão. Por trás dessa antiga recomendação se esconde a autêntica essência das cenouras. Os betacarotenos são protetores poderosos que evitam o envelhecimento prematuro. Não nos darão a visão de uma águia, mas certamente protegerão nossa retina e evitarão o aparecimento da catarata. O consumo diário de cenoura é especialmente recomendado em casos de perda da acuidade visual e cegueira noturna (dificuldade para enxergar à noite, ou com pouca luz). A OMS considera que a deficiência de vitamina A é a causa mais importante de cegueira infantil nos países em desenvolvimento.


Experimente esta receita que combina os benefícios antioxidantes da cenoura com os revigorantes do chocolate:

Suco de Cenoura e Chocolate em Pó

Ingredientes (4 copos)

- 560 g de cenoura
- 220 g de laranja
- 10 g de gengibre
- chocolate em pó (sem açúcar)
- cebolinha

Como Fazer

Descasque as cenouras e bata no liquidificador.
Em seguida, bata também o gengibre descascado.
Esprema as laranjas e reserve uns 25 ml do suco.
Misture os três sucos em uma jarra.
Molhe a borda dos 4 copos com o suco de laranja reservado e, em seguida, por um prato raso com o chocolate em pó.
Sirva o suco nos copos e decore com um talo de cebolinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails