sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Sangramento Nasal em Crianças


Qual pode ser a causa de um sangramento nasal?

O nariz começa a sangrar quando a parede de um dos pequenos vasos da mucosa se rompe. Isso acontece normalmente por um motivo completamente inofensivo, como a criança cutucar o nariz, assoar com muita força, ou bater o nariz enquanto brinca. Outro motivo poderia ser a introdução de algo dentro do nariz.

Como tratar um sangramento nasal?

Um sangramento nasal pode ser um evento muito traumático para a criança. Ela ficará assustada e pensará que tem algum problema sério ao ver tanto sangue. Portanto, é importante que os pais permaneçam tranquilos. Devem abraçá-la carinhosamente e tranquilizá-la. A criança precisa sentir-se segura.

Os passos a serem seguidos são:

- Quando a criança estiver sentada, aperte seus orifícios nasais com seus dedos ou uma toalha.

- Aperte a parte inferior e macia do nariz entre o polegar e o indicador.

- A compressão deve ser firme e constante.

- Mantenha o nariz da criança comprimido durante dez minutos. Controle pelo relógio, para certificar-se de que se passaram dez minutos antes de soltá-lo.

- Se a criança for grande o bastante, ensine-a como e onde deve comprimir seu próprio nariz.

- Si tiver alguma dúvida, peça ao seu médico que lhe mostre como comprimir o nariz.

- Pode ser uma boa ideia ler uma historinha ou ver TV enquanto estiver pressionando o nariz, para distrair a atenção da criança.

- Depois que o sangramento nasal tiver parado a criança não deveria participar de nenhuma brincadeira brusca durante algumas horas, para evitar que o sangramento volte.

- Diga ao seu filho que não cutuque, esfregue ou assoe o nariz por alguns dias.

- Se o sangramento continuar repita o mesmo procedimento mais uma vez.

- Se o sangramento não ceder, procure o seu médico.

Por que deve-se pressionar o nariz?

Apertando o nariz, se comprime diretamente o vaso com hemorragia. Isso detém o sangramento e o sangue coagulará fechando a ruptura do vaso.

Por que fazer a criança se sentar?

O sangramento cederá mais rápido se a criança estiver sentada ao invés de deitada. É comum recomendar que uma pessoa com um sangramento nasal se deite, mas isso só faz aumentar a pressão sanguínea na cabeça. Quando a pressão sanguínea aumenta, mais sangue é bombeado pelas artérias, o que faz com que o nariz sangre mais e a hemorragia nasal seja mais difícil de parar. Além disso, ao deitar-se, o sangue correrá até sua garganta e, se a criança engolir muito sangue, vomitará.

Por que algumas crianças têm hemorragia nasal com mais frequência que outras?

Algumas crianças têm vasos sanguíneos mais superficiais em sua mucosa nasal que outras. Por isso, se rompem mais facilmente quando a criança cutuca, assoa ou coça o nariz, ou quando se bate ao brincar.

Alguns pequenos mexem muito no próprio nariz, e por isso estão mais propensos a ter sangramentos nasais. Corte as unhas do seu filho frequentemente. Um pouco de vaselina aplicada sobre a entrada da narina pode amolecer as crostas. Se a criança tem sangramentos nasais com frequência, deve ser levada ao médico para ser examinada. Se o sangramento for causado por um vaso muito superficial, isso pode ser prevenido cauterizando-se a parte anterior da narina. Esse é um procedimento simples e indolor.

Como extrair um corpo estranho do nariz de uma criança?

Se a criança tiver introduzido um corpo estranho em seu nariz, leve-o ao pronto socorro ou ao médico para extraí-lo. As crianças são capazes de introduzir os objetos mais surpreendentes em seu nariz. É melhor que seja o médico que extraia o objeto, para evitar o risco de introduzi-lo ainda mais.

Os sangramentos nasais são perigosos?

Se o seu filho sofre de sangramentos nasais com frequência, ou estes são difíceis de estancar, você deve levá-lo ao médico para que seja examinado. Normalmente, a hemorragia nasal não implica num perigo sério para a criança. Algumas vezes, o sangramento pode ser causado por um problema de coagulação sanguínea. Isso pode ser confirmado através de um exame de sangue.

Quando se deve procurar o médico em caso de sangramento nasal?

- Se existir a possibilidade de que o nariz da criança esteja fraturado.
 
- Se o sangramento não pode ser estancado.

- Se a criança apresenta sangramentos nasais frequentes e que demoram mais de 15 minutos para cessar.

- Se a criança tem um problema respiratório.

- Se a criança sangra em algum ponto a mais como, por exemplo, em seus ouvidos ou gengivas.
 
- Se a criança tem um corpo estranho preso em sua narina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails