segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Idosos e os Remédios


Os idosos costumam ingerir um grande número de remédios, por isso é bom prestar atenção nesses conselhos para seguir uma medicação segura e adequada.

É comum vermos uma pessoa mais velha tomar muitos remédios diferentes ao longo do dia. A maioria dos idosos convive diariamente com um número muito grande de comprimidos com prescrição médica. Isso implica na necessidade de ter um cuidado especial para que os tratamentos farmacológicos sejam seguros e eficientes.

Segundo os especialistas na área de geriatria, o paciente geriátrico pode sofrer de várias doenças agudas e crônicas ao mesmo tempo, e é comum um mesmo paciente tomar mais de um medicamento. Quando isso acontece, o risco de que ocorram interações ou reações adversas aos medicamentos aumenta. Portanto, deve-se ter muito cuidado no acompanhamento destes pacientes para prevenir situações indesejáveis e estabelecer uma série de normas que facilitem sua administração, continuidade e cumprimento dos tratamentos, para que os objetivos sejam alcançados de forma segura e eficiente.

Seguir as dosagens e as indicações do médico

Na hora de tomar os remédios prescritos pelo médico, é fundamental seguir ao pé da letra as suas indicações, tanto quanto à dosagem como ao modo de ingeri-los. Entretanto, nem sempre se dá importância a essa orientação, por esquecimento, ou por outros motivos. E as consequências desse descumprimento do regime de dosagem dependem das características do medicamento e do tipo de doença, mas podem provocar principalmente uma perda de eficiência ou até mesmo um aumento de sua toxicidade.


Por esse motivo, nestes pacientes, é básica a comunicação entre o médico especialista e o médico de família para que haja um consenso e racionalização sobre o tratamento, com o objetivo de evitar a sobreposição de medicamentos (supermedicação), minimizar os efeitos secundários e as possíveis interações entre medicamentos.

Recomendações Gerais
 
- Evite ter medicamentos que não precisa tomar. Siga exclusivamente o tratamento indicado pelo médico Se resolver se automedicar, no caso do surgimento de sintomas menores, sempre peça um conselho prévio ao seu médico ou farmacêutico, explicando todos os tratamentos que fazem parte do seu regime terapêutico.


- Leve em consideração que, ao seguir tratamentos com produtos naturais que não se consideram medicamentos, você deve informar sobre eles ao seu médico ou farmacêutico, já que esses produtos podem ter atividade farmacológica e, portanto, podem afetar o seu tratamento.

- Conheça os remédios que toma. Recomenda-se ter uma lista de todos os medicamentos, constando os nomes, porque está tomando, a dose administrada e com que frequência, quando o tratamento começou e por quanto tempo deve continuar.


- Se os medicamentos não são administrados por um enfermeiro, deve-se conhecer a técnica exata de administração. Em caso de dúvidas, pergunte aos profissionais de saúde (médico, enfermeiro ou farmacêutico), já que o tratamento pode falhar por uma técnica de administração incorreta.


- Deve-se considerar o período do dia em que as drogas são tomadas. Se não lhe indicaram claramente quando deve tomar os medicamentos, informe-se. Talvez não seja indiferente tomá-los pela manhã ou à noite, já que, por exemplo, o objetivo seja que a ação farmacológica se produza preferencialmente em um período determinado do dia (exemplo: medicamentos para a insônia antes de ir a dormir), ou ao contrário, porque se queira precisamente evitar algum efeito indesejável (exemplo: evitar a administração dos diuréticos no final da tarde, para evitar levantar-se para ir ao banheiro durante a noite).


- Se você dirige ou o manipula máquinas ou utensílios de cozinha, convém perguntar se o medicamento que foi prescrito pode afetar sua prontidão ou habilidade manual.


- Quando iniciar ou finalizar um tratamento fique alerta para o possível surgimento de efeitos colaterais, ou interações indesejáveis entre medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails