segunda-feira, 16 de julho de 2012

O Grão de Bico


O grão de bico pertence à família das leguminosas, como o feijão, e também é conhecido como garbanzo, ervilha-de-galinha, ervilha-de-bengala ou ervanço. A planta é anual, atinge de 30 a 50 cm de altura, dá pequenas flores brancas ou rosadas e vagens lisas e ovaladas, que contêm de uma a três sementes. As sementes são grãos arredondados, com uma pequena ponta, e de cor castanho-clara.



Nos países em que o grão de bico é muito difundido, como a Grécia e a Espanha, por exemplo, toda a planta é aproveitada: as sementes na alimentação; a raiz, depois de torrada, como substituto do café; e o restante da planta como forragem. O grão de bico é servido em sopas, cozidos, saladas, refogados ou pode ser amassado, resultando num ótimo purê para acompanhamento de carnes bem temperadas. O grão de bico não contém glúten!

O grão de bico é muito rico em carboidratos e proteínas. Também contém alta taxa de sais minerais (cálcio, ferro e fósforo), vitamina A e vitaminas com complexo B. Como contém muita celulose, facilita o bom funcionamento do intestino, mas é contraindicado para pessoas que tem aparelho digestivo delicado.

Como comprar – O grão de bico é vendido solto ou acondicionado em embalagem plástica, em feiras livres e supermercados. Ao comprar, veja se não tem pequenos buracos ou manchas esbranquiçadas (sinais de caruncho). Também não compre se o grão estiver muito enrugado ou com cor alaranjada, pois isso é indício de um produto velho. Conserve em recipiente bem fechado, em local fresco e arejado.

Como preparar – Escolha o grão de bico, eliminando a sujeira e os grãos que estejam carunchados. Lave bem sob água corrente e deixe de molho em água fria por uma noite. No dia seguinte, coloque numa panela com água e leve ao fogo baixo, por cerca de 40 minutos, ou até estar no ponto desejado – AL dente, ou mais macio.

Dica: Quando não puder deixar o grão de molhos de véspera (sempre o mais indicado) coloque na panela com água, ferva por 2 minutos e, em seguida, deixe de molho nessa água por cerca de uma hora. Depois volte ao fogo e cozinhe na mesma água, para que não perca os nutrientes.

Grão de bico na culinária

- Para dar um sabor especial ao grão de bico, cozinhe junto um pedaço de carne ou de presunto defumado.

- Cozinhe grão de bico com pedaços de frango.

- Para o cozido fica gostoso, tempere com pimenta, cebola, tomate e ervas aromáticas. Mas atenção: os temperos que contêm elementos ácidos, como tomate e molho ou extrato de tomate, devem ser acrescentados depois que o grão de bico já estiver cozido, pois eles endurecem a casca que recobre o grão.


- Com purê de grão de bico, prepare bolos e massas de croquete.

- A farinha de grão de bico é ótima para fazer pães sem glúten.

- Coloque 3 punhados de sal ou uma batata crua inteira na água do molho do grão de bico. No dia seguinte, escorra, lave e cozinhe normalmente. Depois de cozido, ele vai ficar inteiro e com a casca fina e macia.

Três receitas práticas e saborosas

Se quiser cozinhar um pacote inteiro (500g) de grão de bico, aproveite para preparar três quitutes deliciosos e bem diferentes:

Primeiro, lave bem os grãos em água corrente, passe para uma panela grande, cubra com água fria e deixe descansar da noite para o dia. Na manhã seguinte, cozinhe em fogo médio-baixo por cerca de 40 minutos. Não cozinhe demais, somente até que fique macio, mas sem desmanchar (al dente). Separe em 3 porções.

Receitas:

1. Salada de grão de bico: pique 1 cebola roxa, ½  pimentão verde e ½ vermelho e cebolinha picada. Em uma vasilha, misture 1/3 do grão de bico cozido com os vegetais picados. Numa vasilha pequena, prepare o tempero: misture vinagre, azeite de oliva, sal, pimenta (e se desejar, alguma erva aromática seca). Misture bem o tempero com a salada de grão de bico. Se não for servir logo, coloque dentro de um recipiente bem fechado e conserve na geladeira, para ir consumindo aos poucos.


2. Creme de Grão de Bico: Coloque 1/3 do grão de bico cozido dentro de uma panela com água quente, 1 sachê de caldo de legumes (ou galinha) e ½ cebola picada. Leve para cozinhar por alguns minutos, para os grãos amaciarem mais um pouco. Passe o conteúdo da panela para o liquidificador e bata até formar um creme. Volte à panela e, em fogo baixo, tempere com 1 colher (café) de cominho em pó, pimenta, corrija o sal, se necessário. Sirva o creme com cheiro verde picado.


3. Hummus: com a terceira parte separada do grão de bico cozido prepare essa deliciosa pasta, para comer com pão, cobrir canapés, torradinhas, ou acompanhar carnes frias.

5 comentários:

  1. Adorei estas dicas. Costumo colocar o grão de bico de uma dia para o outro, lavo e escorro e guardo num saco plástico. Eles germinam e podem ser comidos crús. Parecem amendoim e ficam bem macios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sirlei!

      Sou super fã do grão de bico, especialmente por sua versatilidade!
      Obrigada pela dica, vou experimentar!

      grande abraço,
      Sam.

      Excluir
  2. olá! coloquei o grão de bico de molho e ele esta se partindo ,isso pode ser pq ele esta velho? ou não?

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Olá Sandra,

      muito obrigada,
      e seja sempre bemvinda!

      abraços,
      Sam.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails