quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Obentô para Crianças


Uma das coisas mais bacanas da cultura japonesa são os ‘obentôs’ (ou bentôs) que nada mais são do que marmitas individuais,  que muitas vezes são tão bonitas que parecem uma obra de arte. Existem muitos sites que ensinam a montar belos e deliciosos ‘obentôs’, mas aqui vai uma sugestão simples, mas muito divertida para suas crianças levarem para a escola, ou a um piquenique. Se você não conseguir encontrar salsichas* sem glúten nos mercados da sua cidade, procure as salsichas artesanais dos mercados públicos ou feiras livres.

Veja como fazer, passo a passo:

Primeiro, prepare o arroz – de preferência arroz do tipo japonês, ou faça um arroz mais ‘grudadinho’ – e deixe esfriar. Cozinhe as salsichas* e legumes de sua preferência. Dica: cozinhe as salsichas e os legumes no vapor, e ficarão muito mais saborosos.

1 – Separe uma xícara de arroz cozido e molde a cabeça do gatinho.


2 – Molde duas bolinhas pequenas para as ‘bochechas’ do gato, e com os dedos faça uma pequena cavidade para encaixá-las.


3 – A carinha do gato começa a tomar forma, com uma azeitona* servindo de nariz! (*retire a semente, para evitar perigos de alguém engasgar).


4 – Para simular os bigodes, pedacinhos de espaguete frito.


5 – Para concluir, corte 2 triângulos de presunto para as orelhas, e use feijões pretos, ou pedacinhos de azeitona preta, para montar os olhos.


Molde salsichas* em forma de peixinho, para acompanhar.

1 – Faça um corte triangular numa das pontas da salsicha* cozida (tipo aperitivo).


2 – Primeiro demarque suavemente a superfície, delimitando a ‘cabeça’ com uma linha, e desenhe três ‘x’ para as escamas do peixe.


3 – Aprofunde o corte, com uma faca afiada, para marcar bem o desenho.

Bom Apetite!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Batatas com Ovos de Codorna


Quer servir uma entrada bonita, mas simples e rápida de se fazer?
Mais simples que isso impossível!

Ingredientes (4 porções)

- óleo de canola (ou azeite de oliva)
- 1 dente de alho
- presunto
- ovos de codorna
- 2 ou 3 batatas


Como Fazer

Descasque as batatas e corte-as em rodelas grossas.


Frite as rodelas de batata em óleo ou azeite, em fogo brando, junto com um dente de alho inteiro (levemente amassado) sem descascar, até que fiquem cozidas.

Escorra num prato com papel toalha, arrume nos pratos individuais e reserve.


Frite os ovos de codorna, e disponha cada um sobre uma rodela de batata.

Para completar guarneça com tirinhas de presunto de sua preferência e, se desejar, cebolinha fatiada fina. tempere com sal e pimenta moída na hora.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Decoração de Paredes da Copa e Cozinha


Na hora de escolher o tipo de cobertura para a parede da cozinha/copa, o caminho tradicional é a pintura monocromática, ou o azulejo. Mas existem muitas ideias criativas e econômicas para alegrar esse ambiente, que é um dos mais frequentados da casa.

Veja algumas sugestões, e inspire-se...



Parede 1: Pintura decorativa.


Usando pincéis finos ou canetas para stencil, e réguas, faça molduras (sobre a parede branca) e cole as fotos mais bonitas dos seus familiares.



Parede 2: Painéis de madeira ou pvc.


Também sobre uma parede monocromática, disponha os painéis, que dão um toque de aconchego e um ar de casa antiga. Uma boa ideia para esconder alguma mancha de umidade desagradável.



Parede 3: Painel quadro negro.


Uma parede que pode ser rabiscada é o sonho de qualquer pequeno arteiro, e dos adultos também. Para anotar receitas, recados, mensagens, ou simplesmente deixar extravasar a sua criatividade.



Parede 4: Desenhos geométricos.


Uma pintura geométrica fica elegante, e dá um toque moderno à decoração de qualquer ambiente. Opte por cores suaves, num tom sobre tom, e vai ficar lindo!



Parede 5: Prateleiras e quadro de listras.


As linhas horizontais das prateleiras são divididas pelo padrão das linhas verticais do quadro. Os tons pastéis combinam perfeitamente com a madeira clara dos móveis dessa copa.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Efeitos dos Raios UVA e UVB na Pele


Conheça as características dos raios solares para proteger-se dos efeitos nocivos do sol.

Todo mundo ouve falar neles e, ao ler o rótulo dos protetores solares, constata-se que muitos, cada vez mais, nos protegem tanto dos raios UVB como dos UVA. Mas você sabe quais são mais perigosos para a sua pele?

A resposta correta é os dois, pois ambas as radiações ultravioleta têm efeitos nocivos, embora com diferenças.

UVA, um perigo invisível


É o responsável pela pigmentação imediata da pele (processo de bronzeamento). Penetra menos profundamente nela e pode provocar vermelhidão, manchas e envelhecimento cutâneo.

Os UVA mantêm a mesma intensidade ao longo do ano, inclusive nos dias nublados, durante todas as horas do dia. E como não provocam queimadura, se pensa - equivocadamente - que não são perigosos. Um erro! Mesmo estando bronzeada, a pele continua absorvendo estes raios que degradam o colágeno e a elastina e causam autênticos desastres entre os melanócitos. O resultado é uma pele mais rachada e áspera, com rugas mais profundas e uma flacidez mais marcada, ao que se soma o surgimento de manchas.

UVB, queimaduras e melanoma

Sua radiação possui maior energia e é muito danosa, mas é parcialmente absorvida pela camada de ozônio e as nuvens. São os causadores das queimaduras, mas também podem provocar um aumento da espessura cutânea e melanoma (câncer de pele).

-
Que tipo de radiação provoca o câncer de pele?

Ambas. Tanto os raios UVA como os UVB podem danificar o DNA. Mas como os UVB chegam mais diretamente ao DNA, estão mais envolvidos, em uns 65% dos casos de surgimento de cânceres cutâneos. Mas cuidado, isso não quer dizer que os UVA sejam inócuos: outro terço dos casos são provocados por eles, sendo os mais perigosos os UVA de onda curta.

-
A radiação UVB é mais perigosa que a UVA?

Não. Ambas as radiações são igualmente nocivas, embora os raios UVA passem mais despercebidos. Até agora, se havia prestado mais atenção aos UVB por terem uma intensidade 30 a 50 vezes superior aos UVA, e por serem os causadores, diretos e visíveis, das queimaduras. Mas a radiação UVA, mesmo sendo menos intensa, encontra-se em maior quantidade e de forma presente ao longo de todo o dia. A radiação UVB nos alerta mais facilmente: sentimos mais seu calor, e sabemos que ao meio-dia ela é muito mais forte.

- E os UVC?

Talvez você não tenha ouvido falar neles, mas também existem. Sua radiação é mais agressiva, mas felizmente não chega a ultrapassar a camada de ozônio, porque a atmosfera a retém.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Peras Apimentadas ao Molho de Gengibre (Baesuk)


Baesuk , uma sobremesa típica da Coréia do Sul, é fácil de preparar e ótima para ser servida num dia de muito calor.
O sabor picante do gengibre e da pimenta em sua boca é suavizado pelo mel. É melhor preparar este prato com 3-4 horas de antecedência, a fim de ser servido bem gelado.

Ingredientes (para 4 pessoas)


- 3 xícaras de água
- 42 g de gengibre, descascado e fatiado
- 3 colheres (sopa) de mel
- 1 pera grande
- 10 grãos de pimenta

Como Fazer


1. Em uma vasilha misture a água, as fatias de gengibre e o mel. Descasque e corte a pera em pedaços, e depois insira os grãos de pimenta em alguns dos pedaços de pera. Empurre os grãos bem para dentro usando um palito.

2. Coloque a água com mel para ferver. Adicione as fatias de pera e as fatias de gengibre ao caldo e deixe ferver até que as peras fiquem cozidas.

3. Descarte a maioria das fatias de gengibre. Coloque a sobremesa na geladeira para resfriar, por 3-4 horas. Sirva gelado.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Quer Viver Mais? Não se Preocupe, Seja Feliz


A lição de hoje: seja feliz, viva mais tempo. Agora a ciência parece apoiar a abordagem do “copo meio cheio”.

Uma conclusão meio óbvia? Pode até ser... Mas com a quantidade de gente mal humorada que encontramos no dia-a-dia, seja no trânsito, no trabalho ou na fila do supermercado, sempre é bom parar para pensar: somos felizes o bastante?

Uma revisão de mais de 160 estudos sobre a ligação entre um estado de espírito positivo e saúde e longevidade em geral encontrou "provas claras e convincentes" de que as pessoas mais felizes gozam de melhor saúde e vida mais longa.

De fato, evidências ligando o otimismo e o prazer em viver a uma saúde melhor e a uma vida mais longa foi mais forte ainda do que a obesidade ligada à longevidade reduzida, de acordo com resenha publicada na revista Applied Psychology: Health and Well-Being (Psicologia Aplicada: Saúde e Bem-Estar)

"Eu fiquei surpreendido ao ver a consistência dos dados", disse Ed Diener, da Universidade de Illinois, professor emérito de psicologia, que conduziu a análise. Segundo Diener, embora alguns estudos revistos dissessem o oposto, a "esmagadora maioria ... apoia a conclusão de que a felicidade está associada à saúde e à longevidade."

Na revisão foram analisados oito tipos diferentes de estudos de longo prazo, e testes experimentais de ambas as populações humana e animal.

Por exemplo, 5.000 estudantes universitários estudados por mais de 40 anos se mostraram como evidência de que os mais pessimistas tendem a morrer mais jovens.

No laboratório, descobriu-se que humores positivos reduzem os hormônios relacionados ao estresse, aumentam a função imunológica e ajudam o coração a recuperar o esforço seguinte.

Os animais que viviam em condições estressantes, como gaiolas lotadas, tinham sistemas imunológicos mais fracos e maior susceptibilidade à doença cardíaca, e morreram mais cedo do que aqueles em condições menos “apertadas”.

Os pesquisadores observaram que, embora alertas de saúde atuais fixem-se mais na obesidade, tabagismo, hábitos alimentares e exercícios físicos, talvez seja hora de acrescentar ‘ser feliz e evitar a raiva crônica e a depressão’ à essa lista.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails