terça-feira, 31 de maio de 2011

Espigas de Milho Assadas


Experimente preparar esse milho grelhado, para servir como aperitivo ou acompanhamento de uma refeição. Um almoço leve com bolinhos de siri e milho assado, humm...  Que maravilha!

Ingredientes

- espigas de milho verde
- maionese
- pimenta vermelha
- salsinha picada
- queijo parmesão ralada
- molho de pimenta (opcional)

Como Fazer

Primeiro cozinhe as espigas de milho, no vapor ou na água.


Deixe amornar, unte bem toda a superfície das espigas com maionese e leve para grelhar.


Enquanto espera o milho assar, faça uma “farofa” misturando o queijo e a pimenta (você pode usar pimenta vermelha seca em flocos).


Passe as espigas assadas sobre a farofa.
Polvilhe com a salsinha picada.


Acompanhe de molho de pimenta.

Dia Mundial Sem Tabaco


Você sabia que o fumo mata , a cada ano, mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo?

É o que afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda segundo a qual fumar é a primera causa prevenível de mortalidade nos países desenvolvidos. Segundo a OMS, o consumo de tabaco é a segunda causa mundial de mortes, atrás apenas da hipertensão, e é responsável pela morte de um de cada dez adultos. No século XX, 100 milhões de pessoas morreram devido aos efeitos do tabaco.

A maior parte das mortes por doenças respiratórias crônicas no Brasil é causada pelo tabagismo, segundo levantamento do Inca (Instituto Nacional de Câncer). De dez homens que morrem por enfisema pulmonar ou bronquite crônica no país, oito são fumantes. Entre as mulheres, seis de dez mortes são causadas pelo tabagismo.

O cigarro não causa apenas câncer. O conjunto de males respiratórios causado pelo cigarro é chamado de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). São doenças irreversíveis e de progressão lenta.

No Observatório da Política Nacional de Controle do Tabaco (www.inca.gov.br/observatoriotabaco) é possível encontrar estatísticas, informações sobre tratamentos para deixar o cigarro, ações judiciais e publicidade.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sopa de Alho Poró, Ervilhas e Espinafre


Uma sopa consistente, com hortaliças de inverno, coroada com pão tostado, presunto e ovos fritos. Para obter um purê liso, bata a sopa inteira, mas se você preferir uma textura mais densa, bata apenas três quartos da sopa, como é sugerido na receita.

Ingredientes

- 2 alhos poró
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 dentes de alho, picados
- 400 g de ervilhas, congeladas
- 300 g de folhas de espinafre
- 1 litro de caldo de frango ou legumes, quente
- sal e pimenta-do-reino preta
- 4 fatias grossas de pão
- manteiga

- 1 colher (sopa) de mostarda
- 4 ovos
- 4 fatias de presunto


Como Fazer

Corte o alho poro em fatias bem finas e lave em água fria. Escorra e seque.

Aqueça a manteiga e uma colher de sopa de óleo em uma panela, e refogue o alho-poró por cerca de 10 minutos, até ficar macio, sem dourar. 
Junte o alho, ervilhas e espinafre e misture bem.

Adicione o caldo quente e deixe ferver.

Deixe cozinhar por 10 minutos, tempere bem, então bata no liquidificador três quartos da mesma, aos poucos. Volte o purê à panela e aqueça.

Toste ou grelhe as fatias de pão, unte com manteiga, espalhe um pouco de mostarda e mantenha quente. Aqueça óleo restante em uma frigideira e frite os ovos a seu gosto.

Cubra a torrada com uma fatia de presunto, um ovo frito, sal e pimenta.
Sirva a sopa em pratos quentes, cubra com a torrada e sirva.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Manteiga Caseira (3 Técnicas Culinárias)


Ingredientes (faz 1 xícara)

- 2 xíc. de creme de leite fresco
- ¼ colher (chá) de sal (opcional)

Método 1 - Frasco de Vidro

Pode parecer o método mais cansativo, já que requer certo esforço físico. Mas as vantagens são ao menos duas: menos utensílios para limpar depois, e vai você gastar algumas calorias com o exercício!

Passo 1: Passe o creme de leite fresco da embalagem original para um vidro grande de 1 litro (vazio e esterilizado). Deixe descansar, coberto, mas não tampado, até atingir a temperatura ambiente. O creme pode descansar por até 6 horas.

Passo 2: Feche o frasco firmemente. Agite vigorosamente até separar o creme em uma xícara de manteiga sólida (coalho) e 1 xícara de buttermilk (soro). Isso vai demorar de 20 a 30 minutos (peça a alguém por perto ajuda para revezar-se no exercício!). A manteiga coalhada será de um amarelo pastel lindo, assemelhando-se à ricota.

Passo 3: Derrame o soro em uma tigela separada e guarde para um outro uso, como biscoitos ou bolos.

Passo 4: Coloque a manteiga coalhada em uma peneira fina, forrada com gaze. Deixe correr água fria sobre a coalhada, enquanto mexe delicadamente com uma espátula, para enxaguar todos os vestígios de soro, e a água correndo através da peneira saia clara (cerca de 3 minutos). Isso irá impedir que a manteiga fique rançosa muito rapidamente, e acentuará sua doçura - o ácido no soro (buttermilk) dá um gosto azedo à manteiga. A coalhada gradualmente vai se unindo, enquanto você trabalha nela com a espátula. Junte a manteiga na gaze e esprema delicadamente o excesso de umidade.

Passo 5: Vire a manteiga dentro de um prato ou vasilha grande e volte a trabalhar com a espátula para forçar a saída de mais umidade. Escorra o líquido se necessário. Prove e, se desejar, adicione mais sal.

Passo 6: Transfira para um recipiente de vidro ou embrulhe em papel manteiga. A manteiga caseira mantém-se na geladeira por até duas semanas.



Método 2 – Batedeira de Mesa

Siga o método 1, exceto o passo 2: Coloque o creme de leite em uma tigela funda de batedeira. Se você tiver, use uma proteção contra respingos. Comece a bater o creme de leite em velocidade baixa, para minimizar os respingos, aumentando a velocidade à medida que engrossar. Após cerca de 6 ou 7 minutos, o creme ficará muito grosso e com um tom amarelo-pálido. Isso é perto do ponto de ruptura (ou ponto de separação). Continue até que se separe a manteiga coalhada do soro (buttermilk). Siga as etapas restantes do método 1.


Método 3 - Processador de Alimentos

Siga o método 1, exceto o passo 2: Coloque o creme de leite fresco na vasilha do processador de alimentos, com lâmina de corte. Pulse até que separe o creme em sólidos e soro. Pulse uma vez ou duas vezes mais para bater a manteiga, se desejar.

Siga as etapas restantes do método 1.

Obs.: A mistura que sai do processador de alimentos lembra manteiga quase instantaneamente, e com uma maior separação de coalho e soro. Isto significa que as etapas restantes são mais rápidas.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Yakitori de Frango


O fígado de frango proporciona uma riqueza impressionante aos espetinhos caramelizados, levemente adocicados. Sirva com arroz, macarrão, ou salada de macarrão de arroz com pepino e tomates.


Ingredientes (4 porções)

- espetinhos de madeira (uns 12)
- 100 ml de molho de soja
- 1 colher (sopa) de gengibre, finamente fatiado
- 2 dentes de alho, bem picados
- 80 ml de sakê
- 80 ml de sakê mirin, ou sherry doce
- 1½ colher (sopa) de açúcar
- sal e pimenta
- 3 talos de cebolinha, apenas a parte branca
- 400 g de filé de coxa de frango, sem pele
- 300 g de fígado de frango
- 1 colher (sopa) de óleo vegetal
- 1 limão, cortado em gomos

Como Fazer

Deixe os espetos de molho na água por 30 minutos. Escorra.

Numa panela, misture shoyu, gengibre, alho, sakê, mirin, açúcar, sal e pimenta. Junte um pouco de água, e leve ao fogo até ferver, deixando cozinhar por 5 minutos, ou até engrossar e formar um xarope, quase um caramelo (cuide para não deixar queimar). Deixe esfriar.

Corte o frango e os fígados de frango em pedaços de 3 centímetros.
Corte as cebolinhas em fatias de 2 cm de comprimento.
Espete o frango, fígado e cebolinha alternadamente e cobra bem com o molho teriyaki.

Aqueça uma grelha ou chapa e unte levemente com óleo.
Grelhe os espetinhos, virando algumas vezes, e tempere uma ou duas vezes com o molho, por 8-10 minutos, até ficar bem dourado.
Sirva com as fatias de limão.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dicas Para Organizar o Lar


Um pouco de organização pode tornar o dia a dia no seu lar muito mais tranquilo. Aqui estão algumas dicas rápidas para tornar a vida mais fácil, agora mesmo!

Hall de entrada

Famílias grandes, ou cheias de atividades deixam a porta de entrada da casa muito ocupada. Se você não ainda não tem, instale um cabideiro de revestimento resistente, numa altura em que seus filhos possam alcançá-lo . Adicione um banco com uma sapateira, ou gaveta. Mantenha aí os sapatos de inverno, galochas, etc.,  à mão para usar quando necessário.




Chinelos, ou pantufas, deixados à porta ajudam na limpeza, para toda a sujeira de fora não entrar casa a dentro.


Pendure uma placa para afixar permissões e datas de trabalhos escolares, contas a pagar, para evitar esquecimentos e estresse desnecessários.




Sacola de doações

Mantenha um saco de compras reutilizável em lugar acessível, com uma etiqueta: "doar". Avise aos membros da família que podem contribuir com um artigo ou mais ao mês. Leve-o para doação quando estiver cheio.

Roupas

Antes que suas filhas adolescentes pleiteiem por ‘looks’ novos, aqui vai uma dica de economia: Pegue uma revista de moda e coloque-as a trabalhar na montagem de roupas de seus armários que combinem com as páginas da revista. Chame seus amigos para ajudar e trocar peças que não usam. Só então elas podem fazer uma lista de "necessidades".


Uma regra: para cada "necessidade", algo tem que ser doado para revenda (elas podem ficar com o dinheiro) e os armários devem ser organizados. Organize cabides com os ‘looks’ já formando conjuntos.
Armários de cozinha

Temperos e cereais velhos, plásticos sem tampa, todas essas coisas que te deixam louca com o espaço inútil que ocupam - tome 10 minutos do seu tempo, enquanto a massa está cozinhando, e livre-se de tudo.


Faça um balanço da prateleira de temperos e especiarias, e faça uma lista do que precisa para cozinhar na nova estação.


Jogue fora os utensílios quebrados, e recicle o que puder. Enquanto você está nisso, pare para pensar... Você realmente precisa de 10 travessas? Que tal doar uma ou duas, ou tentar revendê-las.

Brinquedos das crianças

Este é um grande problema. Classifique em três pilhas - uma para doar, uma para guardar, uma para manter. Cada criança deve ter uma caixa de bom tamanho, com no máximo 10 brinquedos para brincar, outra caixa com uma quantidade igual deve ser mantida armazenada. A cada duas semanas, troque as caixas.


Brinquedos que estão em bom estado, não quebrados, podem ser limpos e doados para qualquer número de entidades carentes. Crie uma regra da casa: Quando um brinquedo novo vem, outro deve partir.


Conserve sempre giz de cera, canetinhas e papel, prontos para as crianças pequenas desenharem à vontade (eles são brinquedos "livres", a não ser contados nos dez da caixa).

Produtos químicos domésticos

Hora de checar as tintas, materiais de limpeza e tudo aquilo que você tem estocado ao seu redor. Se você for usá-los para um projeto, coloque uma etiqueta na lata e anote. Se não, doe-os. Não jogue fora tinta branca. Ela vem sempre a calhar.

Garagem


Enquanto você está armazenando o equipamento de verão, faça um balanço da garagem ou galpão. Procure apenas cinco coisas que você não usou este ano. Livre-se delas através de doação ou reciclagem.

Salada Russa


Ingredientes
  • 2 batatas
  • 1 cenoura
  • 2 ovos cozidos
  • 50 g de ervilhas, cozidas
  • 100 g de atum, no óleo
  • 4 colheres (sopa) de maionese
  • vinagre
  • sal  e pimenta-do-reino

Como Fazer

Cozinhe as batatas com casca, deixe esfriar, descasque e corte-as em cubos pequenos.

Descasque e cozinhe a cenoura, e depois de esfriar, corte-a em cubos do mesmo tamanho.

Descasque e corte os ovos.

Retire o atum da lata e escorra bem.

Misture as batatas, a cenoura, os ovos e as ervilhas; tempere e adicione o atum, algumas gotas de vinagre e a maionese.

Essa salada é um ótimo recheio para tortilhas!
Sugestão: adicione 1 maçã, sem casca, cortada em cubos.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Churrasco ‘Light’ de Domingo


Algumas dicas para preparar pratos grelhados no final de semana.

Como o preço da carne de gado anda muito ‘salgado’, que tal preparar um churrasco, ou grelhado, com outros tipos de carne?

Linguiças Grelhadas


Escolha linguiças ou salsichas de sua preferência: de frango (mais suaves, especialmente agradáveis ao paladar das crianças), toscana, calabresa, branca, etc.

Ingredientes

- 1 abacaxi
- linguiças
- aspargos frescos
- 1 manga
- ramos de alecrim

Como Fazer


As linguiças são deixadas inteiras para ir à grelha, e depois podem ser cortadas antes de servir.

As frutas podem ser assadas em pedaços maiores e depois cortadas em cubos, para ficarem no tamanho de uma mordida.

Disponha os raminhos de alecrim sobre os alimentos na grelha, para aromatizá-los.

Os aspargos também são assados inteiros. Qualquer outro legume pode substituí-los, como abobrinhas, pimentões, etc. Espigas de milho verde também são um ótimo acompanhamento!

Sirva sucos naturais e chope geladinho.

Xixo de Frango e Frutas


Ingredientes

- peito de frango, cortado em cubos
- frutas: abacaxi, banana, kiwi
- pimentão vermelho e amarelo

Como Fazer

Tempere o frango à gosto, deixando marinar por ao menos 1 hora.

Corte as frutas em pedaços grandes. Não retire a casca da banana e corte-a em rodelas grandes.

Lave e corte os pimentões (retirando as sementes) também em pedaços grandes.

Faça os espetinhos individuais, alternando os pedaços de carne e de frutas. Ou faça espetos apenas de frutas para acompanhar um grelhado de carne em separado.

Espetinhos de Salsicha


Ingredientes

- salsichas (frango, calabresa, etc.)
- abobrinhas
- tomates cereja
- ervas aromáticas frescas(louro, alecrim, sálvia)

Como Fazer

Lave bem as abobrinhas (ou berinjelas) e corte fatias finas (no sentido longitudinal). Lave os tomates.

Faça espetinhos intercalando as salsichas, as fatias de abobrinha, os tomatinhos e ervas de sua escolha.

Tempere com azeite de oliva.
Sirva acompanhado de uma mostarda de qualidade.

Xixo Vegetariano


Ingredientes

- tomates cereja
- batatinhas
- cebola
- azeitonas pretas, sem sementes
- cogumelos
- dentes de alho
- limão siciliano
- folhas de manjericão fresco
- azeite de oliva
- vinagre
- ervas finas secas (ou orégano)
- sal e pimenta

Como Fazer

Lave bem as batatinhas e corte-as ao meio, sem retirar a casca.
Descasque e corte as cebolas em cubos grandes, ou use cebolinhas inteiras.
Lave os limões e corte em gomos.
Descasque o alho.

Prepare os espetinhos individuais, alternando tomates, pedaços de batata, folhas de manjericão, cebola, azeitonas, alho, etc.

Em uma vasilha pequena prepare um molho com azeite, vinagre, açúcar (ou mel), sal e pimenta, ervas finas. Misture bem e sirva como tempero para o grelhado.

Peixe Assado no Espeto


Ingredientes

- 1 (ou mais) peixe fresco (anchova, tainha, etc.)
- temperos para marinar o peixe: sal, pimenta, alho, páprica doce (ou açafrão), ervas aromáticas, azeite de oliva, etc.
- espigas de milho-verde
- limão siciliano

Como Fazer

Limpe e tempere o peixe à gosto.
Espete os peixes inteiros, colocando nas extremidades do espeto, os limões cortados ao meio. Prepare as espigas de milho em uma grelha.
Sirva com vinho branco frisante.

Sugestão: tempere anchovas apenas com sal grosso e sirva acompanhado de um vinagrete.

Camarões e Legumes Grelhados



Ingredientes

- camarões gigantes
- abobrinhas
- berinjelas
- pimentões
- tomates

Como Fazer

Tempere os camarões com sal, pimenta-do-reino e alho.

Lave bem os legumes. Corte as abobrinhas, beringelas e pimentões em cubos grandes. 
Deixe os tomates inteiros.
Se quiser, acrescente cebolinhas inteiras.

Asse tudo sobre uma grelha grande, ou faça espetos individuais, intercalando os ingredientes.
Acompanhe de um molho de tomates picante, e salada de folhas verdes.

camarão com molho asiático

Sugestão: prepare espetinhos de camarão gigante (ou lagostim) e acompanhe de um molho asiático:
- óleo de gergelim, shoyu, gengibre ralado, açúcar e sementes de gergelim torradas, ou,
- molho agridoce.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

ABACATE, Nutrir a Pele de Dentro Para Fora

Todo mundo conhece o ditado "uma maçã por dia evita o dentista", mas não são apenas as maçãs que são boas para a nossa saúde. O ABACATE pode manter mais do que os nossos dentes branquinhos. Esta fruta é uma maravilha para a pele e o cabelo, e é uma boa fonte de gorduras saudáveis para o organismo.


O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas.
O benefício das gorduras monoinsaturadas está em equilibrar o colesterol total do corpo. Estas gorduras ajudam a equilibrar o HDL / LDL (lipoproteína de alta e baixa densidade). Elas são necessárias para cada função dentro do corpo humano.

Há uma camada lipídica em torno de cada célula no corpo, e o seu corpo precisa de um fornecimento constante de gordura boa, caso contrário, irá ter produzir ele próprio. Alimentos de nutrientes ‘densos’ como o abacate ajudam a saúde geral da nossa pele.

C
erca de 10 por cento de um abacate médio (100 g) é composto destas boas gorduras monoinsaturadas. Um abacate não tem colesterol, então todas essas gorduras são realmente boas gorduras. E não tem gorduras trans, que são obviamente muito ruins, e tem uma pequena quantidade de gorduras saturadas, mas o corpo realmente precisa de uma pequena quantidade de gorduras saturadas na dieta.

A combinação eficiente de gordura monoinsaturada e de antioxidantes ajuda a nutrir a pele por dentro e a reduzir o estresse. As vitaminas B no abacate, como o ácido fólico, ajudam a limitar os efeitos do estresse sobre o corpo, interna e externamente.

A fruta ajuda a diminuir o estresse global, fazendo pequenas coisas, como trabalhar com o apoio supra-renal (as glândulas supra-renais liberam hormônios em conjunto com o estresse e afetam a função renal).

O que as pessoas não percebem sobre o estresse é que ele usa uma quantidade enorme de energia, uma enorme quantidade destas vitaminas B, para manter constante essa função adrenal.

Quando não estamos estressados, os alimentos que comemos são utilizados para a sua função correta. Quando os nossos corpos ficam sobrecarregados, complementam os nutrientes necessários.

O ácido fólico pode melhorar o aspecto visual de uma pele de aparência pálida, o que pode ser um sintoma de deficiência dessa vitamina.

A vitamina E encontrada no abacate também mantém a pele saudável, o que pode melhorar a circulação sanguínea da pele.

O abacate tem vitaminas A, E, B e C, bem como um elemento de zinco.


Se você come abacate regularmente, estará consumindo uma boa dose de vitamina E, que também pode ajudar a manter o cabelo saudável e sedoso.


A ingestão diária recomendada de vitamina E é de cerca de 30 mg, e um abacate contém cerca de 3 gramas da vitamina.

Além de ser repleto de nutrientes, o abacate também tem pouco açúcar e contém fibras. Os antioxidantes presentes no abacate ajudam a evitar os danos causados ​​pelos radicais livres nas células, que contribuem para o envelhecimento prematuro da pele.

Outro bônus são os óleos do abacate, que podem ajudar a hidratar a pele seca e eczemas.


Quando falamos sobre pele ruim, muitas vezes o que acontece é um equilíbrio de óleos incorretos no corpo. Muita gente pensa: 'eu só vou cortar todas as gorduras', mas o corpo frequentemente está produzindo em excesso (as gorduras) porque não tem o suficiente dessas gorduras na dieta.

O abacate pode até ajudar na perda de peso, mas salienta-se que deve ser parte de uma dieta saudável em geral, e não ser utilizado como uma ferramenta para emagrecer.

Se você puder começar substituindo algumas das gorduras mais saturadas, como maionese ou margarina pelo abacate, estará cortando alimentos processados ​​da sua dieta, substituindo-os por um alimento completo, uma comida realmente rica em nutrientes.

Mas, relembrando, seu corpo precisa de gordura... Tudo se resume a uma comunicação correta dentro do corpo - você consome as gorduras certas e, basicamente, elas se comunicam com o corpo (e) o corpo não fica sem as gorduras na dieta.

Conseguir o equilíbrio certo de hidratação, o equilíbrio certo de gordura, se manifesta na pele, no corpo (e) em como nos sentimos.

Para ajudar a sua pele a brilhar, experimente esse esfoliante caseiro de abacate:

Receita de Esfoliante de Abacate

Ingredientes
- 1 polpa de abacate
- 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
Como Fazer
Misture bem o abacate e o bicarbonato.
Massageie suavemente a pele e remova com água morna.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Muffins de Batata Doce


A batata doce é um tubérculo que possui poucas calorias e é rico em fibras, não tem gordura nem colesterol e tem pouco sódio. Além disso, é um dos alimentos com maior fonte de vitamina E, betacarotenos e potássio.
A batata doce ajuda a manter o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue, e é rica em antioxidantes. Um alimento saudável e muito nutritivo!

Ingredientes

- 220 g de farinha (arroz, ou fécula de batata)
- 400 g de batata doce, cozida no vapor
- 160 g de manteiga
- 140 g de açúcar
- 4 ovos
- 10 g de fermento em pó
- 3 g de canela em pó
- 1 pitada de sal

Como Fazer


Cozinhe as batatas no vapor (25-30 min).
Descasque-as e coloque dentro de uma vasilha.


Esmague as batatas com garfo, formando um purê.

Bata a manteiga (temperatura ambiente) até ficar cremosa.
Faça um buraco no meio e adicione o açúcar, bata bem.


Junte os ovos, um a um, misturando bem.
Junte os demais ingredientes secos, misture.


Por último, misture o purê de batata-doce.


Coloque a massa nas forminhas untadas e leve ao forno pré-aquecido a 180oC, por uns 25 min.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails