sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Efeitos dos Raios UVA e UVB na Pele


Conheça as características dos raios solares para proteger-se dos efeitos nocivos do sol.

Todo mundo ouve falar neles e, ao ler o rótulo dos protetores solares, constata-se que muitos, cada vez mais, nos protegem tanto dos raios UVB como dos UVA. Mas você sabe quais são mais perigosos para a sua pele?

A resposta correta é os dois, pois ambas as radiações ultravioleta têm efeitos nocivos, embora com diferenças.

UVA, um perigo invisível


É o responsável pela pigmentação imediata da pele (processo de bronzeamento). Penetra menos profundamente nela e pode provocar vermelhidão, manchas e envelhecimento cutâneo.

Os UVA mantêm a mesma intensidade ao longo do ano, inclusive nos dias nublados, durante todas as horas do dia. E como não provocam queimadura, se pensa - equivocadamente - que não são perigosos. Um erro! Mesmo estando bronzeada, a pele continua absorvendo estes raios que degradam o colágeno e a elastina e causam autênticos desastres entre os melanócitos. O resultado é uma pele mais rachada e áspera, com rugas mais profundas e uma flacidez mais marcada, ao que se soma o surgimento de manchas.

UVB, queimaduras e melanoma

Sua radiação possui maior energia e é muito danosa, mas é parcialmente absorvida pela camada de ozônio e as nuvens. São os causadores das queimaduras, mas também podem provocar um aumento da espessura cutânea e melanoma (câncer de pele).

-
Que tipo de radiação provoca o câncer de pele?

Ambas. Tanto os raios UVA como os UVB podem danificar o DNA. Mas como os UVB chegam mais diretamente ao DNA, estão mais envolvidos, em uns 65% dos casos de surgimento de cânceres cutâneos. Mas cuidado, isso não quer dizer que os UVA sejam inócuos: outro terço dos casos são provocados por eles, sendo os mais perigosos os UVA de onda curta.

-
A radiação UVB é mais perigosa que a UVA?

Não. Ambas as radiações são igualmente nocivas, embora os raios UVA passem mais despercebidos. Até agora, se havia prestado mais atenção aos UVB por terem uma intensidade 30 a 50 vezes superior aos UVA, e por serem os causadores, diretos e visíveis, das queimaduras. Mas a radiação UVA, mesmo sendo menos intensa, encontra-se em maior quantidade e de forma presente ao longo de todo o dia. A radiação UVB nos alerta mais facilmente: sentimos mais seu calor, e sabemos que ao meio-dia ela é muito mais forte.

- E os UVC?

Talvez você não tenha ouvido falar neles, mas também existem. Sua radiação é mais agressiva, mas felizmente não chega a ultrapassar a camada de ozônio, porque a atmosfera a retém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails