segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Comida Apimentada Combate Gordura


Açafrão, canela e especiarias antioxidantes reduzem os efeitos negativos do consumo de alimentos ricos em gordura, de acordo com pesquisadores da Universidade Penn State. O estudo foi publicado no Journal of Nutrition.

Normalmente, quando uma pessoa come uma refeição rica em gordura, acaba com altos níveis de triglicerídeos, um tipo de gordura, no sangue. Se isso acontece com muita frequência, ou se os níveis de triglicerídeos ficam muito altos, o risco de doenças cardíacas é maior.

O estudo descobriu que a introdução de especiarias em uma refeição com alto teor de gordura reduziu os níveis de triglicerídeos em cerca de 30 por cento, em comparação com uma refeição semelhante, sem adição de especiarias.

Foram pesquisados os efeitos de especiarias em seis homens com idades entre 30 e 65 anos, os quais estavam acima do peso, mas que eram considerados saudáveis. Refeições consistindo de frango ao curry, pão com ervas e biscoitos de canela, foram preparadas para os indivíduos, em dois dias distintos. Duas colheres (de sopa) de especiarias foram adicionadas a cada porção. Ao longo das três horas que se seguiram, o sangue foi coletado dos participantes da pesquisa, a cada 30 minutos.

Na refeição temperada, foi utilizado alecrim, orégano, canela, açafrão, pimenta, cravo, alho em pó e páprica. Essas especiarias foram escolhidas por sua atividade antioxidante potente ter sido detectada anteriormente sob condições controladas em laboratório. A dose de antioxidantes foi equivalente, aproximadamente, a 148 ml de vinho tinto ou 40 g de chocolate amargo.

Entre os indivíduos que consumiram a refeição temperada, a atividade antioxidante no sangue aumentou em 13 por cento e a insulina diminuiu em cerca de 20 por cento.

Antioxidantes, como por exemplo, os temperos, podem ser importantes na redução do estresse oxidativo e, assim, reduzir o risco de doenças crônicas. Muitos cientistas acreditam que o estresse oxidativo contribui para doenças do coração, artrite e diabetes.

Os pesquisadores pretendem estudar se efeitos semelhantes podem ser obtidos com menores quantidades de especiarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails