sexta-feira, 29 de julho de 2011

Conselhos de Nutrição para a Volta às Aulas


Embora às vezes nos esqueçamos disso, a alimentação é um fator chave para o desempenho bom ou ruim dospequenos” na sala de aula.

Depois de um período de férias recarregando bem as baterias, as crianças já estão se preparando para enfrentar uma nova etapa escolar, cujo sucesso ou fracasso vai depender de vários fatores: sua habilidade, capacidade de trabalho, a qualidade da educação recebida e a ajuda dos pais em casa, este último referindo-se não apenas às questões puramente educacionais, mas também nutricionais.

E um bom desempenho escolar também depende da dieta alimentar seguida pelos nossos filhos. Assim, a nutrição adequada pode ajudar os alunos a desenvolver sua atividade acadêmica com a energia e "força" necessárias.

Assim, o objetivo é conseguir que as crianças sigam sempre uma dieta completa e variada, o que é especialmente difícil quando elas comem fora de casa. Será, portanto, tarefa dos pais prestar atenção especial ao café da manhã e ao jantar, a fim de conseguir uma dieta equilibrada e que todas as refeições do dia sejam compensadas ​​e se complementem.

Veja como atingir esse objetivo através de alguns conselhos práticos.

Café da Manhã, a refeição mais importante do dia.

A
limentos recomendados:

-
Grãos (cereais integrais),
- Frutas frescas,

- Nozes (frutas secas) e sementes,
-
Leite, iogurte,
- Óleos vegetais: oliva
, etc.,
- Adoçantes: açúcar mascavo, suco de maçã concentrado
, melaço,
-
Cacau em pó.

Alimentos a evitar-se:


-Café e estimulantes,
- Cereais refinados,
-
Doces,
- Bebidas açucaradas (refrigerantes e sucos processados),

-Gorduras saturadas: embutidos, manteiga, etc.,
- Açúcar refinado.


Recomendações para a hora do jantar:

- Deve ser servida cedo para dar tempo de a criança fazer a digestão antes de dormir.

-
Ao contrário do que acontece em muitos casos a refeição não deve ser muito abundante. Se o estômago estiver muito cheio, a criança vai dormir mal.

- Se a criança não come em casa é importante checar o menu da escola para complementar a sua dieta. Por exemplo: se ela comeu macarrão, à noite pode comer arroz; se comeu poucos vegetais, introduzir mais vegetais à noite (na forma de purê ou misturados com outros alimentos); se no almoço há carne, à noite sirva peixe ou ovos, e assim por diante.

Um comentário:

  1. Aqui em BH tem uma loja que vende exatamente esses tipos de produtos! Chama Empório Nutri.. comprei varios desses exemplos de alimentos pro meu filho lá...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails