quinta-feira, 29 de abril de 2010

Yoga no Dia a Dia

Mesmo para quem não é praticante da Yoga, existem alguns exercícios muito eficientes para se fazer naquelas horas críticas de estresse e cansaço quando se fica preso no trânsito, tanto indo para o trabalho, como numa viagem nos feriados.

Exercícios fáceis de Yoga para relaxar no dia a dia

1 - No carro, preso no trânsito

Coloque ambas as mãos nos joelhos numa postura sentada. Com os lábios fechados, inspire pelo nariz para expandir o tórax e encher de ar até sua clavícula. E exale com o estômago encolhido, para que suas costelas desçam. Solte a tensão em seu pescoço e ombros e feche os olhos. Repita 10 vezes.


Esse exercício respiratório refresca sua cabeça e ajuda o sangue a circular bem pelo coração e outros órgãos internos, o que pode ficar dificultado ao dirigir o carro por muito tempo.

2 - Fora do carro, no engarrafamento

De pé, com as pernas afastadas, entrelace os dedos e os coloque atrás da vértebra cervical. Aperte os cotovelos para dentro e dobre para frente lentamente. Mantenha os cotovelos na direção do chão e mantenha os ombros e cintura retos.


Essa posição relaxa seu pescoço, costas e cintura.

3 - Depois de comer demais

a) Esse exercício é chamado de puxar a corda do arco. Deite-se de bruços e coloque seus braços sobre as costas com dedos entrelaçados. Encaixe os calcanhares um no outro e, enquanto inspira lentamente, levante a parte superior do corpo e pernas. Lentamente, retorne à postura original antes de relaxar seu corpo. Em seguida, pegue os tornozelos com as mãos e levante a parte superior do corpo e as pernas, transformando seu corpo em uma corda de arco. Ao levantar a parte superior do corpo, inspire e role seu cóccix. Mantenha essa postura por aproximadamente 10 segundos e relaxe.


Essa posição estimula as partes internas do abdômen, ajudando a digestão, além de deixar seu corpo em boa forma.

b) Sente-se com as pernas semi-cruzadas, coloque sua mão direita sobre o joelho esquerdo e sua mão esquerda na parte traseira de seus quadris. Inspire, mantenha sua coluna ereta e torça sua cintura. Em seguida, levante os braços. Mantenha sua cintura reta e curve a parte superior do seu corpo para frente com os braços esticados para relaxar seus ombros e pescoço. Repita o procedimento para o outro lado.


Esta postura faz com que seu corpo flexível e massageia os órgãos internos inferiores.

c) Prepare uma almofada pequena. Deite-se de costas e levante as pernas em ângulo reto com o chão. Coloque a almofada entre as coxas e as mãos atrás da nuca com os dedos entrelaçados. Inspire para expandir o tórax e, em seguida, levante a parte superior do corpo ao expirar. Repita quatro vezes.


Esta postura fortalece os músculos abdominais e impede-os de ficarem flácidos. E também ajuda a corrigir a postura.

4 - Para restaurar a energia

a) De pé, com os braços estendidos à direita e à esquerda, agarre a sua cintura com as mãos. Em seguida, dobre a parte superior do corpo para que a sua mão direita toque o chão na frente de seu pé esquerdo e sua mão esquerda agarre seu tornozelo direito. Mantenha a respiração e manutenção da postura. Repita este procedimento para o outro lado.

Esta postura faz com ombros e quadris flexíveis e relaxa o corpo inteiro.

b) Deite-se e estenda os braços direito e esquerdo com as palmas voltadas para cima. Levante ambas as pernas e cruze a perna direita sobre a esquerda. Em seguida, puxe a perna direita para baixo à esquerda e olhe para cima. Mantenha a postura por um tempo e repita para o outro lado.


Esta posição relaxa os músculos do seu pescoço e costas, torcendo o corpo. Isso repõe a energia de todo o corpo, incluindo o fígado, o estômago e os rins, que podem sofrer alguns abusos durante os feriados.

Obs.: se você tem algum problema de saúde grave ou problemas de coluna, procure a orientação de um profissional para realizar exercícios físicos.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Sopa de Cenoura


Uma sopa de cenoura simples, com seu sabor adocicado e cor estimulante, ótima para uma refeição de inverno. É um bom prato para servir para a gurizada, que normalmente gosta de cenoura. E para os adultos, dá para apimentar um pouco a receita com, por exemplo, coentro fresco, ou em pó, ou então gengibre. Além disso, tente combinar a cenoura com outros vegetais, como a batata e o alho-poró. Use a receita básica da sopa de cenoura e adicione os vegetais e temperos do seu agrado, e tenha variações infinitas desse prato.

Sopa de Cenoura

Ingredientes
  • 1 cebola, picada
  • 450g de cenouras, descascadas e fatiadas
  • 1 talo de aipo, fatiado
  • 25g de manteiga, ou 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1,2 litros de caldo de legumes
  • sal e pimenta
  • salsa para decorar
Como Fazer

Aqueça o óleo (ou manteiga) numa panela grande e refogue a cebola, o aipo e as cenouras. Tampe a panela e cozinhe os vegetais em fogo médio até começarem a amaciar.
Tempere com sal e pimenta.

Junte o caldo e deixe ferver.
Abaixe o fogo e cozinhe até os vegetais ficarem bem macios.

Leve ao processador de alimentos, ou ao liquidificador.
Prove para verificar o tempero.
Sirva decorado com salsinha picada.


Variações
Sopa de Cenouras e Coentro: adicione 1 colher de chá de coentro em pó, com o sal e a pimenta. Misture uma porção de coentro fresco picado na finalização do prato.

Sopa de Cenouras e Gengibre: Descasque e rale um pedaço 2,5 cm de raiz de gengibre fresco e amasse um dente de alho. Cozinhe junto com os vegetais. Sirva com uma colher de iogurte natural e polvilhe com salsinha picada.

Sopa de Cenouras, Alho-poró e Batata: Junte 3-4 alhos-poró e 2 batatas médias à receita básica e cozinhe com os outros vegetais, para obter uma sopa um pouco mais densa e saborosa.

Sopa Apimentada de Cenouras e Lentilha: Adicione aos vegetais 1 colher de chá de cominho em pó e uma pimenta vermelha picada. Quando os legumes estiverem macios, junte 140 g de lentilhas vermelhas partidas e misture antes de colocar o caldo. Sirva com uma colher de iogurte natural e polvilhe sementes de cominho torradas.

Obs.: Lentilhas inteiras levam de 30 a 40 minutos para cozinhar, enquanto lentilhas partidas cozinham muito mais rápido (10 a 20 minutos). Além disso, as lentilhas inteiras tendem a manter sua forma quando cozidas. Já as lentilhas vermelhas partidas se dissolvem completamente num purê, e por isso são um ótimo ingrediente para as sopas. Adicione uma colher de sopa desse purê em qualquer sopa e ela vai ficar mais densa e com mais substância.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Vinho Quente


Finalmente chegou o friozinho aqui no Sul. Ótima desculpa para servir um vinho quente no fim de semana!

Ingredientes
- 2 garrafas de vinho tinto seco
- 1 xíc. de açúcar
- 6 paus de canela
- 15 cravos-da-índia
- noz-moscada em pó
- 2 laranjas

Como Fazer
Finque os cravinhos na casca das laranjas, e corte-as ao meio.



Coloque o vinho dentro de uma panela inox grande e aqueça em fogo médio.


Junte o açúcar, a canela, a noz moscada e a laranja com os cravos.


Fique de olho no vinho e coloque em fogo bem baixo antes que comece a ferver.
Não deixe ferver, ou o álcool vai se evaporar!

Prove o açúcar e adicione mais de acordo com seu gosto.

Mantenha cozinhando em fogo baixo por cerca de 1 hora, para que ocorra a infusão das ervas.
Sirva em copos à prova de calor, ou em canecas.

Dica: experimente outros temperos, como anis estrelado, folhas de louro, gengibre, cardamomo, limão, lima, conhaque.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Salada de Fusilli e Azeitonas Pretas


Os queijos produzidos com 100% de leite de cabra são denominados “chèvre”, enquanto os que têm uma mistura de 50% de leite de cabra e 50% de outro leite (de vaca e ovelha) são chamados de “mi-chèvre”.


Salada de Fusilli e Azeitonas Pretas

Ingredientes
- 250 g de macarrão de arroz tipo parafuso (fusilli)
- 200 g de queijo de cabra
- 12 tomates cereja
- 100 ml azeite de oliva
- 2 dentes de alho
- 2 raminhos de orégano fresco
- 50 g azeitonas pretas
- sal e pimenta-do-reino

Como Fazer

Cozinhar a massa, al dente. Escorrer, misturar um fio de azeite e deixar esfriar.

Descascar e tirar o germe do alho, amassá-lo num pilão de cozinha, junto com as folhas de orégano.

Adicionar o azeite e temperar com sal e pimenta a gosto.

Cortar o queijo em cubinhos e colocar num recipiente junto com os tomates cortados ao meio, regar com a mistura de alho e deixar macerando por 15 minutos na geladeira.

Montar as saladas em pratos individuais, com a massa, o queijo e tomates, as azeitonas pretas sem semente e regar com o azeite da maceração.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Torta de Frutas Silvestres


Ingredientes
  • 1 colher (sopa) de maisena
  • 250 g de iogurte com pedaços de frutas vermelhas
  • 200 g de frutas vermelhas (mirtilos e framboesas)
  • 4 ovos batidos
  • 70 g de mel
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • açúcar confeiteiro para polvilhar

Como Fazer

Pré-aqueça o forno a 180oC.

Numa tigela, coloque o mel, o iogurte, a baunilha, os ovos e a maisena.

Bata com um batedor de varas até obter uma mistura homogênea.

Coloque metade das frutas silvestres num prato refratário redondo (23 cm) e cubra a mistura de iogurte.

Arranje o resto das frutas por cima da massa e leve ao forno por 40 a 45 minutos, ou até começar a ficar firme.

Polvilhe com açúcar confeiteiro e sirva quente ou morno.

Laticínios: Queijo

Continuando a série sobre os laticínios, um breve relato sobre o queijo, já que o assunto renderia algumas centenas de páginas.


O queijo é um alimento tão rico quanto a carne na quantidade de nutrientes.

Concentra a parte mais nutritiva do leite, ou seja, proteínas, gorduras e sais minerais (100 g de queijo contêm praticamente a mesma quantidade de nutrientes que 1 litro de leite).

Apesar da grande variedade e dos diferentes métodos de preparo, os princípios para a fabricação do queijo são os mesmos para todos os tipos.

O processo de fabricação industrial tem 4 etapas principais:
1 – Processamento do Leite: escolha, teste de qualidade, pasteurização.

2– Separação do Coalho: formação do coalho, através de aquecimento do leite, mistura do fermento lático, e adição da quimosina (ação de coagulação). Uma vez formado o coalho, retira-se a parte líquida (o soro). Deixa-se o coalho em repouso, até formar o queijo. O queijo é dividido em pedaços, que são salgados, armazenados em barris ou fôrmas de metal, vedados com um tipo de gaze, e prensados. Depois são retirados e levados a secar.


3- Maturação (cura): permite ao queijo adquirir seu sabor e consistência particular. Em geral isso acontece em locais com umidade e temperatura controladas.

4- Embalagem: o queijo pode ser embalado em formas e tamanhos diversos, de acordo com a tradição ou design da marca.

Para fazer 1 kg de queijo são necessários, em média, 10 litros de leite.

Os queijos se dividem em 4 grandes grupos, de acordo com a quantidade de umidade encontrada na massa:

Moles: requeijão, queijo cremoso, brie, camembert...


Semimoles: mossarela, limburgo, port-salut e roquefort...


Duros: edam, cheddar, gruyère...

Muito duros: parmesão...

Como conservar o queijo

Queijos brancos e frescos, como a ricota e o queijo-minas devem ser guardados na geladeira, embrulhados em papel alumínio ou embalagens bem fechadas.



Como o queijo é um alimento “vivo”, aqueles de massa delicada, como o camembert e o roquefort não devem ser guardados na geladeira, pois o frio retarda a ação dos microrganismos, deixando-os sem sabor. Já os queijos de massa meio dura e seca não têm problema de conservação e podem ser guardados em locais arejados e frescos. Os duros como o parmesão devem ser guardados em local escuro, fresco e embrulhados em tecido umedecido com água ligeiramente salgada.


Cada tipo de queijo tem um uso específico na culinária.

Se for usar um queijo fresco, tire da geladeira uns minutos antes, para que concentrem melhor seu sabor e aroma.



Cozinhe o queijo em baixas temperaturas e rápido, para que não fique endurecido.

Ao servir um prato de queijos e pães com vinho, escolha sabores diferentes. Por exemplo, um leve, um picante e dois ou três de sabor intermediário.


Outra forma famosa de servir o queijo é o fondue, prato criado pelos suíços. Consiste em queijo derretido pelo calor do fogo e consumido com pedacinhos de pão.

Alguns queijos industrializados - como queijos fundidos, que são uma mistura de vários tipos de queijo - podem conter glúten, por isso, para quem tem sensibilidade, é importante sempre checar o rótulo do produto.

O queijo entra como ingrediente ou acompanhamento dos mais variados pratos salgados, como massas, sopas, suflês, cremes, gratinados, ovos, saladas, etc.




Também é ingrediente muito usado no preparo de doces, como bolos, pudins, cremes, etc.

Fondue de Queijo
Ingredientes (4 porções)
- 250 g de queijo gruyère
- 250 g de emmenthal

- 1 dente de alho
- 1 cálice de conhaque
- ¾ de copo de vinho branco seco
- ½ colher de café de noz-moscada
- pimenta-do-reino branca

Passe o alho nos lados e fundo da panela.
Rale os queijos e junte o conhaque e o vinho.
Acrescente a noz moscada e a pimenta.
Sobre o réchaud, com a chama mantida sempre baixa, inicie o processo de fundir a massa até que fique homogênea.
Sirva com espetinhos de pão, ou batatas bolinha (previamente assadas no forno, com azeite de oliva, sal e alecrim).


Queijos Famosos

Gorgonzola: queijo de origem italiana, feito com leite integral ou parcialmente desnatado. Sabor picante e cheiro forte. Usado em canapés, molhos, etc.


Estepe: com sabor que fica entre o suave e o picante, é um queijo macio e “esburacado”. Servido em sanduíches, aperitivos.
os buraquinhos do queijo, chamados de "olhos", se formam pela ação de bactérias introduzidas no coalho.

Parmesão: quando fresco tem consistência cremosa e vai bem com pão, torradas. Maturado, usa-se ralado sobre sopas, massas, gratinados.

Queijo-de-minas: um dos mais apreciados no Brasil. Há quatro variedades, segundo o grau de maturação: o branco, o meia-cura, o meia-cura amarelo e o curado.


Provolone: geralmente de forma alongada e envolto em casca de parafina. Quando novo, tem casca cremosa e suave, tornando-se duro e picante com o tempo. Consumido como aperitivo, ralado, em cremes, tortas, suflês, etc.

Camembert: francês, é produzido com leite de vaca semidesnatado. Tem massa cremosa, branco-amarelada, e sabor picante. A superfície é coberta por uma camada de bolor. Servido com pães, bolachas, canapés.

Gruyère: suíço, mais macio que o ementhal, mas de sabor mais forte e picante.

Cheddar: inglês, vendido em blocos, como o queijo prato. De sabor levemente picante, é indicado no preparo de massas, carnes, sanduiches.

Feta: grego, feito a partir da mistura do leite de cabra e de ovelha. É saudável, por ter baixos teores de gordura. Tem uma cor naturalmente branca. Servido em saladas, tortas salgadas, etc.

Fontes: Almanaque de Cozinha (Abril); www.queijosnobrasil.com.br

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Frango Apimentado à Indiana


Um prato quente, para quem gosta de comida apimentada.
O mix de pimentas dessa receita substitui a pasta de curry pronta, que não é tão fácil de achar, para quem mora no interior. Se for usar a pasta de curry ao invés da mistura de ervas da receita, use 1 a 2 colheres de sopa para um sabor suave, 3 para um apimentado médio, e 4-5 para um curry “quente”.
E você pode variar os temperos de acordo com seu gosto.

Ingredientes
  • 2 peitos inteiros de frango, cortados em cubos
  • 1 cebola cortada em cubinhos
  • 1 lata de tomates
  • 1 garrafa de leite de coco
  • suco de ½ limão
  • óleo vegetal
  • folhas de coentro para enfeitar
Temperos
  • 4 pimentas desidratadas (chilli)
  • ½ colher de chá de pimenta-do-reino em grãos
  • 1 colher (chá) de sementes de cominho
  • 1 colher (chá) de sementes de feno-grego
  • 1 pitada de sementes de mostarda
  • 2 vagens de cardamomo
  • 4 cravos
  • ½ colher (chá) de chilli em pó
  • ½ colher (chá) de páprica
  • 1 colher (chá) de açafrão-da-terra
  • 1 pitada de canela em pó
  • 1 pitada de coentro em pó
  • 1 pitada de gengibre em pó
Como Fazer

Toste levemente os temperos inteiros (grãos) juntos numa frigideira (sem óleo), por cerca de 2-3 minutos e depois amasse num pilão.
Misture-os aos temperos em pó e reserve.

Desosse o frango e corte a carne em cubinhos.
Doure o frango em pouco óleo e coloque dentro de um prato aquecido.
Refogue a cebola na mesma panela, até ficar macia e transparente.

Adicione o mix de temperos e cozinhe por mais 2 minutos.

Coloque o frango na panela e junte o suco de limão e o leite de coco.
Junte os tomates picados, deixe ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar tampado por cerca de 40 minutos.

Sirva com arroz (enfeite com folhas de coentro).

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Laticínios - Iogurte



O iogurte é o produto da fermentação, natural ou artificial, do leite.

Na fabricação do iogurte o leite é homogeneizado, pasteurizado e inoculado com culturas de bactérias e mantido quente em uma incubadora, na qual a lactose transforma-se em ácido lático. É isso que dá ao iogurte sua consistência e sabor característicos.

É um excelente alimento, por possuir propriedades nutritivas e digestivas. Contém proteínas, gorduras e carboidratos, conservando as mesmas vitaminas e sais minerais do leite, mas é mais digestivo que este.

Além disso, o iogurte possui propriedades antissépticas e antibióticas.

Segundo o Dr. Pratt (Super Alimentos) o segredo do iogurte está na “sinergia de duas substâncias promotoras da saúde: prebióticos e probióticos.”

Os prebióticos, que também podem ser encontrados em legumes, vegetais e cereias, são fibras alimentares não digeríveis que auxiliam na boa digestão, inibem organismos patogênicos, bem como aumentam a absorção dos minerais.

Já os probióticos são microrganismos vivos que, se consumidos adequadamente, trazem benefícios à saúde. Fortalecem o sistema imunológico, prevenindo as infecções.

Estimulação imunológica do trato gastrointestinal

O trato gastrointestinal humano possui mais de 500 espécies de bactérias. Algumas são prejudiciais, mas muitas são úteis à saúde. Essas bactérias “amigas” realizam tarefas importantes como metabolizar carboidratos, sintetizar aminoácidos e a vitamina K, além de processar diversos nutrientes.

Combate às Alergias

Os probióticos aliviam a eczema atópica e a alergia ao leite. A falta da enzima para decompor a lactose (o açúcar do leite) faz com que algumas pessoas não possam consumir o leite. Os probióticos do iogurte digerem a lactose, ajudando a aliviar essa condição alérgica. O iogurte é um alimento muito recomendado para as pessoas com intolerância à lactose, por ser uma fonte importante do cálcio.

Outros Benefícios do Iogurte

Alivia os sintomas síndrome do intestino irritável.

Regula a pressão arterial: o potássio, combinado ao cálcio tem papel na normalização da pressão arterial.

Redução do colesterol: consuma iogurte desnatado, com bacilos vivo!

Úlceras: os probióticos ajudam a eliminar a bactéria Helicobacter pylori.

Diarreia: incluindo às associadas ao uso de antibióticos.

Prevenção e tratamento das infecções vaginais e do trato urinário.

Prevenção e tratamento da osteoporose na menopausa: o açúcar do iogurte ajuda na absorção do cálcio.


O iogurte contém culturas ativas vivas, proteína completa, cálcio, vitamina B2 e B12, potássio, magnésio e zinco.

Dicas para o consumo do iogurte

Observe bem a data de validade: O iogurte industrializado deve ser consumido até 3 semanas após sua fabricação, pois depois disso começa a perder suas propriedades e inicia o processo de deterioração.

No mercado encontramos uma grande variedade de produtos, como natural, desnatado, com frutas, mel, geléias ou cereais.


Procure consumir iogurtes ricos em culturas ativas vivas (os chamados lactobacilos vivos). Quanto maior a variedade de bacilos, melhor!

Procure iogurtes com baixo teor de gordura (desnatados) e sem colorantes artificiais. Alerta! Alguns iogurtes com sabor de frutas podem conter até sete colheres de chá de açúcar por potinho!


Iogurtes com adição de vitamina D são excelentes, pois essa vitamina auxilia na fixação do cálcio.

Verifique a quantidade de proteína do soro, o que aumenta a viabilidade das bactérias probióticas.

O soro do iogurte não deve ser eliminado, pois tem proteínas de alto valor biológico.

Não guarde o iogurte em recipientes de vidro transparente, pois a luz destrói a vitamina B2 existente no produto.

Alguns iogurtes industrializados podem conter glúten - como aqueles com cereais - assim, quem sofre de sensibilidade ao glúten deve observar com cuidado os ingredientes do produto no rótulo, antes de consumi-lo.

Receita rápida de Iogurte Caseiro

Coloque 1 litro de leite integral numa leiteira perfeitamente limpa. Leve ao fogo e aqueça bem, mas sem deixar ferver. Retire e deixe amornar.
Coloque um potinho de iogurte natural numa tigela, junto com o soro, e bata bem. Adicione um pouco de leite morno e misture.
Despeje o restante do leite e torne a misturar. Cubra bem e conserve em lugar abrigado até que adquira consistência. Só então leve à geladeira.


Sirva o iogurte natural com: frutas vermelhas, banana, frutas secas (nozes, etc.), farinha de linhaça. Se você gosta de iogurte mais docinho, use mel ou geleia de frutas caseira.


Molho de Iogurte para Salada
Misture numa vasilha: 1 xícara de iogurte natural desnatado, 1 colher de sopa de maionese light, 1 colher de chá de mostarda, sal e pimenta do reino moída na hora.

Fontes: Almanaque de Cozinha (Ed. Abril); Superalimentos (Pratt e Matthews)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Como Prevenir Dores Nas Costas

Alguns conselhos para evitar esse mal tão incômodo e comum.

Evitar o sedentarismo. O ideal é fazer exercícios físicos regularmente, moderadamente e sem sobrecarga, pois um esforço demasiado pode trazer mais problemas do que benefícios. Dica: pilates e hidroginástica.

O descanso é fundamental e, sendo assim, é importante escolher um colchão confortável, mas firme. Uma das melhores opções é o látex, embora seja necessário virá-lo com freqüência para evitar que se adapte em excesso à postura habitual do usuário.

Ao acordar-se, procure fazer alongamentos na cama, antes de se levantar. Estique o corpo inteiro. Gire os tornozelos. Abrace os joelhos e mantenha essa posição por um tempo.

Ao levantar objetos do solo, tente agachar-se, sempre com as pernas flexionadas, sem forçar a postura. Procure não levantar peso em excesso e, quando for obrigado a fazê-lo, divida-o o mais equilibradamente possível entre os dois braços.

No trabalho a postura também é importante: o computador deve ficar bem a sua frente, e a tela na altura dos olhos, enquanto que o teclado também deve estar na altura adequada para não forçar os braços. A cadeira deve permitir que suas costas fiquem retas.
Ao ficar muito tempo sentado no escritório, é conveniente levantar-se ao menos uma vez a cada hora, alongar-se e caminhar por uns minutos.

As técnicas de relaxamento, as massagens e o alongamento são muito eficientes, principalmente antes de praticar algum esporte.

Às vezes, devemos tentar mudar nossa atitude corporal. A forma de sentar-se ou de permanecer em pé pode ter a ver com a origem da dor.

O sobrepeso também influi de forma negativa sobre a coluna. Não esqueça que a coluna vertebral atua como eixo do organismo e suporta todo o peso do corpo.

Previna-se da osteoporose, tomando sol. A maior parte da vitamina D presente no organismo é produzida coma ajuda do sol. Sete minutos de exposição solar, três vezes por semana, é o suficiente. A vitamina D participa de processos como fixação de cálcio no osso, absorção de cálcio pelo intestino e funções neuromusculares.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sopa de Missô

A tradicional sopa de pasta de soja fermentada, Miso-shiro, pode ser feita com vários ingredientes diferentes acompanhando o caldo.
Aqui está mais uma sugestão, para os dias de frio que já estão chegando.


Ingredientes
  • 1 cenoura
  • 1 nabo
  • 50 g repolho
  • 100 g de camarões pequenos
  • 20 g de missô
  • 1 litro de caldo de peixe (hondashi)
  • sal e pimenta
  • 150 g de macarrão de arroz (tipo bifum)
  • 1 pedaço de gengibre fresco
  • 1 colher (sopa) de molho de soja
Como Fazer

Descascar a cenoura e o nabo, e lavar o repolho. Picar as verduras em ‘juliana’ fina .

Numa panela grande, cozinhar as verduras no caldo de peixe.

Quando as verduras estiverem ‘al dente’, adicionar o camarão limpo e o bifum.

Numa vasilha pequena, desmanchar o missô com um pouco do caldo da sopa, e juntar à panela .

Tirar do fogo e adicionar o gengibre ralado.

Tampar e deixar descansar uns minutos antes de servir.

Dica: enfeite com fatias de tofu e cebolinha.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails