terça-feira, 26 de outubro de 2010

A Primeira Visita ao Dentista

Os especialistas recomendam que a primeira visita seja cedo, para evitar que os pequenos associem o dentista a uma má experiência.

Enfrentar coisas novas e desconhecidas, como sentar-se na cadeira de um cabeleireiro ou de um dentista, é sempre uma grande aventura para as crianças. E às vezes pode se tornar um pequeno “trauma” se não tomarmos as medidas adequadas para a situação.


Assim, para evitar lágrimas e experiências desagradáveis, os especialistas recomendam que a primeira consulta das crianças ao dentista seja o mais cedo possível. Nossos filhos devem visitar o dentista ao completar 3 anos de idade, e sempre na forma de visita rotineira, ou de “check up”, antes que surja um problema.

O primeiro contato das crianças com seu odontologista deve estar ligado a algo agradável (dentro do possível), de forma que não associem a clínica e a cadeira do dentista com uma agressão ou uma experiência negativa ou dolorosa. A partir de então, os dentistas recomendam realizar visitas periódicas: duas ao ano serão suficientes para detectar qualquer problema que as crianças possam apresentar em seus dentes de leite e que normalmente, e nessa idade, costumam ser, na maioria, as temidas cáries.

Esta é a principal patologia dental que pode aparecer durante os primeiros anos de vida, embora seja pouco provável que apareça se tivermos cuidado: normalmente, apenas as crianças com predisposição genética ou pouca higiene bucal podem começar a desenvolver cáries a partir dos 4 anos de idade.


Como combater as cáries desde quase o berço:

- Ensinar os filhos a manter hábitos de higiene corretos desde os 2 anos de idade.

- Ter uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e guloseimas.

- O uso habitual do flúor, que reforce desde 'pequeninos' o tecido dos dentes definitivos, cuja mineralização começa praticamente ao nascer.

Os problemas dentais podem afetar o rendimento escolar de seus filhos

Uma visita a tempo ao dentista pode evitar maiores problemas, uma vez começado o ano escolar.

Livros, cadernos, lápis, estojo… e uma escova de dentes. A higiene bucal não pode faltar na mochila dos pequenos, e é na volta às aulas que se deve dar mais ênfase ao ensino dos hábitos de higiene dental.

Para os especialistas em odontologia infantil, os problemas buco-dentais na infância podem afetar o rendimento escolar, já que limitam a capacidade de concentração e provocam a perda de horas escolares. A chave da prevenção: visitar o dentista a cada 6 meses, e seguir uma série de regras básicas, fundamentais para a higiene bucal.

1. O café da manhã é fundamental, não apenas para que as crianças (e os adultos) rendam o máximo durante o dia, mas porque uma refeição matinal saudável, seguida da escovação dos dentes, ajudará os pequenos a terem uma boa saúde bucal: estatisticamente, as crianças que comem fora de casa correm mais risco de ter cáries, ao ‘evitar’ a hora de escovar os dentes.

2. Ensinar os filhos desde pequenos a escovar os dentes três vezes ao dia, uma depois de cada refeição, é essencial para que tenham dentes saudáveis em longo prazo. Acostumá-los a realizar essa tarefa todos os dias, e de modo constante.

3. Na hora de escovar os dentes, os adultos, como em tudo, são um exemplo para as crianças. Procure escovar os dentes na frente de seus filhos, e faça desse momento uma rotina de família.


4. Para que as crianças criem um hábito de higiene diário, e que a hora da escovação não se torne algo entediante, é importante se esforçar para dar um clima divertido a este momento do dia. Uma escova de dentes com personagens de desenhos animados, ou uma pasta com sabor, podem motivar as crianças e ajudá-las a incorporar a rotina da higiene bucal ao seu dia a dia. O tamanho da escova deve ser o adequado à sua idade, e esta deve ser trocada a cada três meses, para que seja eficaz.

5. Ensinar-lhes a levar sempre um kit dental na mochila, e fazer uso dele, principalmente se comem na escola. Uma ‘necessaire’ com escova e pasta de dentes é mais que suficiente para que se acostumem a cuidar da higiene fora de casa.

6. Aprender a escovar os dentes requer tempo e prática: cuide para que seus filhos utilizem pouca pasta, e que não a comam, já que o flúor ingerido em excesso pode afetar os dentes, enquanto que na quantidade correta fortalece o esmalte.

Alimentação e os Dentes

Uma alimentação saudável é boa para todo mundo, em todos os aspectos. Cuide para que seus filhos tenham uma dieta equilibrada, consumindo os cinco grupos básicos de alimentos: laticínios, cereais, carne, peixe e frutas. Assim, garantimos não apenas o crescimento normal da criança, como o aporte de vitaminas, fósforo e cálcio diários vão resultar em ossos fortes e dentes saudáveis.

Uma das principais ameaças ao surgimento de cáries nas crianças é o abuso de alimentos com alto conteúdo de açúcar. Substitua os biscoitos e outros produtos industrializados por frutas e lanches feitos em casa.

Lamentavelmente, é normal que as crianças sofram acidentes na escola, na hora da correria do recreio, ou na prática de algum esporte. Para prevenir a possível rachadura ou perda de um dente, providencie um protetor bucal feito sob medida por seu dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails