domingo, 6 de junho de 2010

Por que comer tarde da noite engorda?

Quase todo mundo sabe que vai ganhar peso se comer tarde da noite, ao contrário de comer a mesma quantidade de comida mais cedo no dia, mas poucos sabem o porquê.

O que faz esse hábito ser tão ‘engordante’ para algumas pessoas?

Os hormônios são o primeiro motivo. Quando comemos, nosso corpo libera insulina e glucagon. A insulina envia o aporte de alimento, especialmente os carboidratos, para o fígado e músculos. No caso do consumo excessivo de carboidrato, a insulina rapidamente o transforma em gordura para evitar que os níveis de açúcar no sangue aumentem muito.

Durante o dia, o glucagon, que converte a gordura em glucose para ser usada como energia, é liberado para que menos comida seja transformada em gordura. Mas a liberação de glucagon é reduzida à noite. E também o nível geral de atividade diminui à noite, há uma menor oportunidade de queimar a gordura e, sendo assim, mais alimento é convertido em gordura e, como conseqüência, as pessoas ganham peso.

O sistema nervoso também tem seu papel. Os seres humanos têm um sistema nervoso simpático e um sistema nervoso parassimpático. Durante o dia o sistema nervoso simpático está ativo, mas à noite ele descansa e o parassimpático assume o serviço. Quando o alimento entra no organismo, cria uma confusão, mas o corpo humano agilmente encontra uma forma de digerir rápido e ao mesmo tempo manter-se o máximo possível relaxado – convertendo o alimento em gordura. Nesse processo o alimento consumido à noite fica no corpo sob a forma de gordura.

Sendo assim, é bom pensar duas vezes antes de atacar a geladeira, na calada da noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails