quarta-feira, 16 de junho de 2010

O Coco


Fruto originário da Índia Oriental, o coco pode ter sido trazido ao Brasil pelos portugueses em meados do século XVI. Mas alguns estudiosos especulam que os coqueiros começaram a nascer nas costas americanas trazidos por correntes marítimas.

O fruto do coqueiro possui uma camada externa grossa e fibrosa e no meio uma “noz”, a polpa branca que chamamos de coco. Na última camada, o centro do fruto, há um líquido - a água de coco.


Do coco tudo se aproveita. Da fibra da casca se faz capachos, escovas, tecidos, etc. Da casca dura da noz fazem-se objetos caseiros.


A parte comestível do fruto são a polpa branca e a água, que podem ser consumidas quando o fruto ainda está verde ou depois de maduro.

Quando verde, a polpa é comida com colher e a água é bebida como refresco, por seu sabor adocicado e agradável.


Da polpa madura extrai-se óleo e leite de coco.

O valor nutritivo do coco varia de acordo com seu estado de maturação. À medida que a polpa amadurece, aumenta seu teor de gorduras. Também contém sais minerais, como potássio e fósforo.

A gordura é usada na alimentação e na fabricação de sabão, detergentes, cosméticos, e margarina.


A gordura do coco tem características bem diferentes das demais gorduras e óleos vegetais, parecendo-se mais com as gorduras animais (toicinho e banha). Também é digerida com facilidade e tem sabor mais agradável que as outras gorduras vegetais.

O leite de coco, puro ou com água é usado para preparar pratos doces e salgados. Ele é extraído por um processo de prensagem da polpa fresca ralada.
O leite de coco é rico em gordura e sais minerais, contendo também uma pequena porcentagem de proteínas.


A água de coco contém sais minerais – sódio, potássio e cloro – e um tipo de açúcar muito fácil de digerir, a glicose.
É um excelente diurético. Se consumida regularmente (1 copo ao dia), baixa a pressão arterial, elimina o inchaço dos pés e diminui o colesterol.
Regula as funções intestinais: beba 1 copo de água de coco em jejum.
Funciona como um ótimo vermífugo, especialmente para as crianças.

Como escolher o coco maduro?
Escolha pelo peso e quantidade de água. Batendo uma moeda contra a casca, se o som for estridente, ele é fresco; se o som for oco, a fruta está estragada.

Conservação
Quando fechado, o coco fresco pode se conservar por dois meses.

Depois de aberto, deve ser consumido no mesmo dia, ou guardado em recipiente tampado, com água, por não mais que cinco dias.

O coco ralado pode ser conservado por 2 dias, em saco plástico fechado.


O coco seco, com ou sem açúcar, permanece muito tempo sem se alterar.

O leite de coco se conserva bem fora da geladeira, mas depois da garrafa ser aberta deve ser consumido rapidamente, pois fica rançoso com facilidade.


A gordura de coco pode ser guardada dentro ou fora da geladeira.

Como abrir o coco?

Ao abrir um coco fresco, primeiro deve-se retirar a água. Com um prego e um martelo, fure os “olhos” do coco. Escorra a água num copo e guarde para beber, ou use no preparo de um molho.

Depois, bata com força a casca do coco com um martelo, mais ou menos no meio, em toda a volta, até abrir em duas partes. Com uma faca pequena, destaque a polpa da casca.

Não mergulhe o coco em água quente para soltar a casca pois isso elimina parte do valor nutritivo do fruto.


Para ralar o coco bem fininho, rale pela parte côncava, ou seja, a parte arredondada.

Para que o coco usado na decoração de bolos não escureça, polvilhe-o com açúcar antes de usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails