segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Dicas para recarregar as energias

Pesquisas recentes confirmaram o que pessoas que viajam pelo mundo, ou estudam na idade adulta já sabiam a tempo: novas experiências nos dão energia.

Quando fazemos algo novo, diferente, o cérebro nos brinda com uma descarga de dopamina.


Mas novidades trazem um benefício extra. A dopamina é um motivador químico que nos anima a fazer mais coisas. Ou seja, viajar ou aprender outra língua pode nos inspirar a começar um novo projeto em casa ou no trabalho.

Você vai ver que as dicas abaixo têm muito que a ver com um elemento presente na natureza, o oxigênio. Veja o por quê.

Ganhe energia movimentando-se

Quanto mais ativo você for, melhor será sua circulação. E uma boa circulação é essencial para ter energia por que o sangue transporta o oxigênio e os nutrientes – o combustível das células – para os músculos, o cérebro, etc.

Se você trabalha atrás de uma escrivaninha, levante-se durante o dia – uma vez por hora é o ideal - para dar um descanso para o corpo de atividades como digitar e olhar para a tela do computador. E levante-se quando estiver ao telefone, ou caminhe dentro do escritório. Quando você fica preso a um assento, como numa viajem longa de carro, faça movimentos giratórios com o pescoço, abrace os joelhos e gire os pés, para manter a circulação do sangue.


Sente-se reto. Uma boa postura abre a cavidade peitoral e aumenta o fluxo do oxigênio em até 30%, fazendo a energia mais disponível para sua mente e músculos.

Ganhe energia apenas respirando fundo

Respiração curta faz com que o corpo receba menos oxigênio que o necessário. Muitas pessoas se esquecem de respirar fundo quando estão tensas, razão pela qual podem se sentir cansadas no final de um dia cheio de estresse. O princípio geral de uma respiração correta é ser mais profunda, lenta, silenciosa e regular. Respirando assim você ajuda a forçar mais oxigênio para dentro das células, o que reduz o batimento cardíaco, diminui a pressão arterial, melhorando a circulação e, finalmente, proporciona mais energia.

Faça um exercício de respiração bem simples, duas vezes ao dia, ou sempre que se sentir esgotado: coloque a ponta da língua contra o céu da boca, atrás da arcada dentária superior. Expire completamente através da boca, deixando escapar o som do ar saindo. Então inspire profundamente pelo nariz, contando até quarto, segure a respiração, contando até sete, e expire pela boca lentamente, contando até oito. Repita quatro respirações.

Ganhe energia exercitando-se

Exercícios regulares aumentam a energia por condicionar o corpo a fazer o melhor uso do oxigênio e da glucose, suas fontes primárias de combustível.
Só é preciso 30 minutos de exercício, três vezes por semana, para ter os benefícios cardiovasculares que levam a um aumento da vitalidade.
Uma simples caminhada diária pode nos dar energia.
Na relação entre humor e atividade, quanto mais passos você der, mais animado vai se sentir.

Ganhe energia comendo

Comer três refeições pequenas, com lanches intercalados, mantém seu nível de açúcar no sangue equilibrado. Assim você não passa por aqueles altos e baixos que ocorrem quando fica muito tempo sem comer.
O ideal é que suas refeições e lanchinhos contenham carboidratos complexos (como cereais integrais) para fornecer combustível, e proteínas (nozes, queijo) para dar-lhe resistência. Coma uma maçã e um pedaço de queijo, ou palitos de cenoura.

Lanches de carboidratos refinados, como cookies e biscoitos fornecem uma energia instantânea, mas que é queimada muito rápido pelo corpo. Para saciar a fome de quem não resiste aos doces, dar preferência ao chocolate amargo, que contém a feniletilamina, substância química que aumenta a energia, melhorando o humor e a atenção. Além disso, contém teobromina, um estimulante suave.

Ganhe energia fazendo coisas que elevem seu espírito

Pessoas divertidas, música agitada e filmes de comédia podem aumentar seu nível de energia. De fato, qualquer coisa que faça você se sentir bem pode aumentar seus níveis de endorfina – a mesma substância que é liberada quando você se exercita.

Ouvir música revigora o corpo ao ativar várias áreas do cérebro ao mesmo tempo, construindo novas ligações nos neurônios. Também aumenta o fluxo de oxigênio para o coração.

Procurando preencher sua vida com experiências energizantes, tente evitar aquelas pessoas e atividades que te desanimam e te põe para baixo.

Ganhe energia hidratando-se

Seu corpo precisa de água para transportar o oxigênio para as células. Privando-se de líquidos você pode se sentir cansado ou ter dores de cabeça. Não há uma quantidade certa de líquido a ser consumida num dia, mas procure beber pelo menos quatro copos grandes de água, e outras bebidas pouco calóricas.

A cafeína não tem uma boa reputação, mas se usada com parcimônia, pode te dar energia. O problema é que muitas pessoas bebem muito café pela manhã, e sua energia é carregada muito cedo, e assim elas precisam de mais e mais para continuar animadas ao longo do dia.

Tente limitar o consumo a uma xícara de café pela manhã, e se precisar e não interferir em seu sono à noite, mais meia xícara depois do almoço.

Considere mudar para o chá verde, que contém cafeína, mas também teanina, uma substância calmante que contrapões o efeito estimulante da cafeína.

Ganhe energia sendo menos obsessivo

Quando sua mente está fora de controle, seu corpo secreta hormônios do estresse, como o cortisol, que ao longo do tempo pode causar estragos no corpo. Ele também pode tornar difícil adormecer por suprimir o hipotálamo, a parte do cérebro responsável pela diminuição da temperatura corporal, de modo que você possa dormir. Preocupar-se é como fazer um buraco em seu tanque de combustível. A não ser que você faça algo para interrompê-lo, sua energia será toda drenada.


Para acalmar sua mente tente fazer algum exercício que envolva corpo e mente, como meditação ou yoga. Para um truque rápido de relaxamento: pergunte a si mesmo, ‘Estou correndo perigo imediato?’ Pode soa irracional ou melodramático, mas é para ser mesmo. Você cai na real, lembrando-se a si mesmo que suas preocupações não são crises. Isso vai fazer o sistema adrenal de seu corpo relaxar, e vai ajudá-lo a se sentir em controle da situação.

Ganhe energia “botando o pé na rua”

Ao menos uma vez, durante o trabalho, saia do escritório. Só de passar um tempo ao ar livre, seus hormônios do estresse vão diminuir, e sua pressão arterial também. Além disso, a luz do sol faz aumentar a produção de serotonina, que melhora seu humor e aumenta sua energia.

Mais, um ar que contenha um alto balanço de íons negativos, faz aumentar o fluxo de oxigênio e os níveis de serotonina do corpo. Os íons negativos são produzidos quando há muito ar e água em movimento na atmosfera, como quando há uma tempestade.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Espinafres e Ovos Cocotte


Os ovos cocotte (ovos assados) são típicos da culinária francesa. Combinados com espinafre, ficam divinos! Sirva como entrada ou acompanhamento para uma carne.

Ingredientes (para 6 porções)

- 1 maço de espinafres
- 6 ovos
- 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- 2 colheres (sopa) de queijo gorgonzola (opcional)
- 2 copos (200 ml) de leite
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de farinha de arroz
- sal e pimenta
- noz moscada
- azeite de oliva

Como Fazer

Unte 6 cumbuquinhas individuais com azeite de oliva (ou manteiga).

Separe as folhas do espinafre, lave bem e deixe escorrer o excesso de água.

Para o molho bechamel: Ferva o leite. Numa panela funda, derreta a margarina (ou manteiga), junte a farinha de arroz e misture bem com uma colher de pau, até começar a dourar. Adicione o leite aos poucos, sem parar de mexer, para ficar um creme liso; tempere com uma pitada de noz moscada e pimenta-do-reino. Quando o creme engrossar, junte o queijo.

Monte os pratinhos: preencha o fundo com folhas de espinafre bem apertadas (não precisa picar as folhas, se forem pequenas), cubra com o molho bechamel e, por cima, coloque delicadamente um ovo inteiro. Coloque mais um pouco de queijo ralado por cima.
Leve ao forno pré-aquecido (250o C) os pratinhos em banho-maria, dentro de uma fôrma, por cerca de 30 minutos.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Caminhe Para A Saúde


Caminhar faz maravilhas para o corpo e a mente.
Mas, como aumentar os benefícios de uma caminhada?
Primeira coisa: não perder o desejo de caminhar!

Caminhar regularmente ajuda a reforçar os ossos, tonificar os músculos e afinar a cintura. Também pode reduzir o risco de certos tipos de câncer e outras doenças graves.

Quanto mais você caminha, melhor é o seu humor, e menor é a chance de você ficar deprimido.

Se você anda ao longo do dia, faz caminhadas como exercício, usa uma esteira, ou faz ‘trekking’, você ainda pode impulsionar os benefícios de saúde de sua rotina.
E se você atualmente não caminha quase nada, aqui está a chance de acertar o seu passo.

Que tipo de caminhante é você?

O Caminhante Constante

Perfil: Você parte a pé para fazer pequenos serviços, exercitar o cão, ou começar a trabalhar. Somando tudo, você pode caminhar por meia hora ou mais e abranger a alguns quilômetros por dia.

Resultado: Embora você não esteja bufando e suando, você está fazendo mais exercício do que a maioria dos brasileiros (30 minutos é o mínimo recomendado de exercício por dia). Se os seus passeios diários forem de até meia hora na maioria dos dias da semana, você provavelmente vai adicionar um ano ou mais para sua vida.

Próximos passos: Comprar um pedômetro básico e tentar alcançar 10.000 passos por dia. Contando passos ao invés de minutos vai encorajá-lo a andar mais longe. Registre seus passos de um dia, e adicione mais 1.000 em cada semana até chegar a 10.000 passos.

Esforce-se: Sua respiração deve ser forte, mas não ofegante, para dar ao seu coração e pulmões um bom exercício. Caminhadas rápidas queimam 460 calorias por hora, enquanto que caminhar em um ritmo moderado queima apenas 280.

Dicas: Uma forma de adicionar mais passos é ser menos eficiente. Sério! Em vez de empilhar as coisas na escada para que você possa levar tudo para cima ou para baixo ao mesmo tempo, leve cada ítem aos poucos. Depois de uma ida ao supermercado, carregue poucas sacolas do carro e faça mais viagens para a cozinha. No trabalho, caminhe pelo corredor até ver um colega, ao invés de chamá-lo pelo telefone ou enviar um e-mail. Se você está tentando caminhar mais, certifique-se de carregar uma bolsa leve e usar sapatos com saltos baixos e de solado flexível.

O Caminhante Rápido

Perfil: Andar a pé é a sua principal forma de exercício. Você anda quase todos os dias da semana, normalmente seguindo uma rota definida e indo rápido o suficiente para obter sua freqüência cardíaca alta, e por 30 minutos.

Resultado: A rotina de caminhada rápida ajudará a reduzir a pressão arterial, melhorar controle glicêmico (que irá ajudar a evitar o diabetes), prevenir doenças cardíacas, e tonificar glúteos e pernas. Quanto mais você andar, mais fortes ficarão seus ossos, e melhor você vai se sentir. As pessoas que caminham cinco vezes por semana durante 30 minutos relatam ter mais energia, sentem-se mais saudáveis, e têm mais autoconfiança do que aqueles que andam com pouca freqüência.

Próximos passos: Gradualmente adicione algumas subidas. É mais estressante andar morro acima. Assim, se você tiver problemas comuns, tais como dores nos tornozelos, dê tempo ao seu corpo para se adaptar.

Esforce-se: Trabalhe em sua velocidade, dando passadas mais rápidas em vez de alongar o seu passo. Algumas pessoas pensam que elas devem fazer uma passada longa para pegar velocidade, mas isso pode prejudicar os tendões e a coluna.



Dicas: Para evitar o esgotamento ou tédio, faça sempre novas rotas, e estimule-se para concluí-las em menos tempo. Procure por caminhos diferentes, utilizando o ‘Gmaps Google Pedometer’ (gmap-pedometer.com). Digite seu CEP no "Ir para" o campo e o mapa será zero em seu bairro.

O Caminhante de Finais de Semana

Perfil: Ao fazer caminhadas desafiadoras nos fins de semana, subindo e descendo morros, você pratica um esporte, e desfruta dos benefícios mentais de estar na natureza.

Resultado: Andar em terreno variado aumenta a força, resistência e equilíbrio (o que ajuda a prevenir as quedas com a idade). Você vai desenvolver glúteos rígidos e coxas tonificadas, mais ainda do que seria com o exercício de caminhada normal. Além disso, quando você anda numa subida, seu gasto energético é maior do que quando você está em uma superfície plana.

Próximos passos: Seja ativo durante a semana. Se você está saindo apenas nos fins de semana ensolarado e não estão fazendo qualquer outro exercício, arrume maneiras de se exercitar no meio da semana e em dias de tempo ruim. Em dias de semana muito ocupados, mas de clima agradável, tente encaixar em sua rotina várias caminhadas curtas, num total de pelo menos 30 minutos. Nos meses de inverno, vá para uma academia e faça esteira. Os treinos da semana irão melhorar seu desempenho quando você cair na estrada, tornando suas caminhadas mais agradável.

Esforce-se: Use uma mochila pesada ou colete para começar um treino mais intenso. Estudos mostram que quando as pessoas carregam 10 por cento do seu peso, elas queimam cerca de 5 a 7 por cento mais calorias.

Dicas: Caminhadas em terrenos irregulares pode ser difíceis para os tornozelos, por isso não deixe de usar botas de caminhada, que são mais duras e mais altas do que o tênis e têm melhor tração. Descer uma ladeira pode ser duro para os joelhos, por isso, se os seus são sensíveis, invista numa bengala ou bastões de caminhada para tirar a pressão.


O Caminhante de Esteira

Perfil: Você tem um lugar seguro e confortável para caminhar, tornando mais fácil planejar o exercício, sem as desculpas do tempo ruim.

Resultado: Se você usa os programas predefinidos da máquina, as configurações de inclinação e um monitor de frequência cardíaca, provavelmente você está se esforçando para fazer um bom exercício. Ao contrário de andar ao ar livre, onde o que sobe tem que descer, na esteira você pode andar para cima todo o caminho. Você não pode reduzir o ritmo, porque senão você vai cair. Faz você seguir adiante.

Próximos passos: Divida sua rotina de esteira, uma vez que consistência em excesso pode diminuir o resultado final. Pesquisas mostram que seu corpo pode se adaptar às exigências de um treino, depois de seis a oito semanas. Mude o que você faz a cada dois meses – misture com outros exercícios, ou varie o seu programa na máquina, indo de uma constante de (x) km/h por sessão, alternando intervalos rápido e lentos, ajustando a inclinação, elevando o ritmo com um minuto de corrida, etc.

Esforce-se: Tente fazer uma aula de esteira na academia. Ou misture alguns exercícios fora da esteira com exercícios de caminhada e cooper.

Dicas: Cuidado com a postura. É muito comum ver as pessoas andando com má postura na esteira. Agarrar-se nos braços da esteira ou esticar o pescoço para ver a TV não só irá diminuir seu ritmo, mas também pode causar uma lesão. Se você tende a se lesionar, provavelmente você está exagerando demais. Escolha um local confortável (sem inclinação) e mantenha a cabeça erguida para que você possa respirar livremente. Dobre os cotovelos em pressione a sola do pé num passada completa e mantenha o abdômen encolhido. Verifique a sua forma depois de cada quilômetro.

Fatos e Dicas sobre a Caminhada
- Música estimula os treinos. Em um estudo, mulheres que ouviram música durante a caminhada perderam mais peso e gordura corporal e foram mais propensas a quebrar suas rotinas.
- Caminhar regularmente previne os resfriados.
- Andar sobre cascalho reduz a pressão arterial e melhora o equilíbrio, o que é muito bom para as pessoas mais velhas.
- Caminhar em grupo é mais seguro. Quanto mais pedestres estiverem num dado cruzamento, menor é a probabilidade de qualquer um ser atropelado por um carro, de acordo com um estudo publicado sobre prevenção de lesões.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Como Organizar um Bufê em Casa


Receber amigos e colegas para uma refeição em casa pode parecer uma tarefa difícil, mas com um pouco de organização e criatividade, pode ser um sucesso.




Todos já estão familiarizados com o sistema de bufê, mas vamos ver algumas dicas práticas para servir uma mesa bem bonita para seus convidados.



Não é preciso um grande espaço para servir um bufê, os convidados podem se acomodar em cadeiras, no sofá, ou se for muita gente, ficar de pé.

Como tudo é preparado previamente, você pode curtir melhor a festa também!

Comece por tirar da sala tudo que é supérfluo, para fazer o lugar mais espaçoso possível.

A parte mais importante do bufê é a mesa principal, que deve ser colocada contra uma parede, de preferência.

Para abrir o apetite e encantar os olhos dos convidados, é muito importante que a mesa esteja bem decorada e organizada.
Se a mesa for grande o suficiente, disponha também os talheres, copos, guardanapos, enfim, tudo que seja preciso para os convidados se servirem com conforto.
Se não for o caso, use uma mesa auxiliar para esse fim. Nessa mesa poderão ser colocados os pratos, etc. que já foram usados.

Quanto às porções a serem servidas, o mais comum é optar por pratos frios, mas se tiver à disposição acessórios para conservar pratos quentes, fica bacana oferecer pelo menos um, para dar um toque mais sofisticado ao menu.

A moda é servir em copos (cristal, porcelana) sopas, saladas, risotos...

Sirva vários tipos de entradas, como canapés, ou as famosas tapas espanholas que são tão bonitas e apetitosas.
Pequenas porções em copos de cristal, ou em colheres de aperitivo; pelo menos dois tipos de salada, um prato mais “pesado” (mas sempre evitando alimentos com ossos, espinhos, sementes, que dificultem se comer sem estar sentado à mesa), como uma carne desfiada, etc.

...ou em colheres de aperitivo!

Uma boa ideia são os bufês temáticos, você pode escolher pratos da culinária internacional, como oriental, italiana, mexicana. A decoração pode acompanhar o tema.




Quanto às bebidas, água e vinho não podem faltar. O vinho deve ser escolhido de acordo com a comida a se servir. Mesmo assim, é bom ter um tinto e um branco, para que os convidados possam escolher.


Quando os convidados estiverem satisfeitos, pode-se começar a retirar os pratos e toda a comida da mesa, e colocar as sobremesas com seus pratos e talheres. É bom oferecer mais de uma sobremesa.


Não se esqueça das restrições alimentares das pessoas, como alergias ou dietas especiais.
E procure não exagerar no sal, pimenta e outros condimentos, a menos que você conheça bem o gosto dos seus amigos.

Por último, sirva os licores e o café, ou chá. Um chá verde ou de jasmim é uma ótima escolha.

Para a decoração da mesa, flores, velas, uma toalha bonita… há muitas ideias na hora de dar cor à mesa. Só não esqueça que o sucesso da festa depende principalmente da qualidade da comida.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

A Berinjela na Culinária



Hortaliça originária da Índia, saborosa, versátil na culinária, e muito saudável.

A berinjela contém fibras, principalmente na casca (por isso é bom comê-la inteira, se possível), que ajudam a regular o intestino.
Além disso, estimula o bom funcionamento do fígado, ajuda na digestão das gorduras e na redução dos níveis do colesterol ruim.

Quer mais? A berinjela é também um conhecido agente antibacteriano e diurético.

Tem poucas calorias, apenas 20 calorias por 100 g, e é portanto um ótimo alimento para incluir-se em uma dieta para perder peso.


Como comprar e preparar a Berinjela

Ao escolher na feira, procure aquelas com casca mais lisa e brilhante, cor mais escura e maior peso proporcionalmente ao seu tamanho.

Para saber se a berinjela está madura, faça uma pequena pressão com os dedos sobre a casca. Se os dedos deixarem uma marca, o legume está maduro.


Por ser um alimento perecível, é bom conservá-lo na geladeira, embalado, até o consumo.

Para servi-las para as crianças, faça um recheio de carne, ou peixe (atum, salmão), cubra com molho bechamel e queijo e leve ao forno para gratinar.

Se for deixar a casca ao cozinhá-las, escolha as berinjelas mais jovens e macias, que cozinham mais fácil.

Para reduzir seu sabor amargo, deixe salgar a polpa por uns minutos ou tempere com suco de limão antes de cozinhá-las (o que também evita que escureçam).


Se for fazer um molho à bolonhesa e tiver pouca carne moída disponível, adicione uma berinjela picada, sem a casca. Dá consistência e sabor ao molho.


Uma sugestão de aperitivo ou acompanhamento: Corte a berinjela em tiras finas, no sentido longitudinal (ou em rodelas, se o legume for grande), dê uma refogada rápida em azeite de oliva, recheie com uma tirinha de queijo minas e um tomate seco, enrole e espete um palitinho.

Salada de berinjela à asiática: http://bit.ly/bDnO8j

domingo, 13 de setembro de 2009

A Vacina para a Gripe A (H1N1)

Breaking News
A Vacina para a Gripe A (H1N1)

Relatório publicado no dia 11 de setembro no NEJM (http://content.nejm.org/), conclui a primeira etapa nos testes com uma vacina para a Influenza A, responsável pela primeira pandemia em 41 anos.

O teste da vacina foi feito na Austrália, com indivíduos saudáveis, com idades entre 18 e 64 anos. O relatório preliminar avalia os resultados da aplicação da primeira de duas doses planejadas para a pesquisa com a vacina.

A vacina foi aplicada em 240 indivíduos, divididos em dois grupos (< 50 anos e ≥ e 50 anos). Depois de 21 dias da aplicação do antígeno, foi observada a produção significativa de anticorpos nos pacientes voluntários do teste. Nenhum óbito ou alteração significativa foi observado como resultado da aplicação da vacina.


O resultado positivo da aplicação de uma só dose da vacina para a Gripe H1N1 surpreendeu e animou os pesquisadores, já que isso pode significar, no caso de distribuição mundial do antígeno, um menor custo e maior agilidade de produção. Ou seja, o alto grau de imunidade propiciado pela vacina poderia melhorar a cobertura e logística para os programas de vacinação em massa.

Leia o artigo completo aqui:
http://bit.ly/m7Z62

E veja um vídeo de como a gripe se espalhou pelo mundo:
http://tinyurl.com/q6yj3x

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Manchas e Odores na Cozinha

Para tirar manchas escuras de talheres, aplique pasta de dentes ou bicarbonato de sódio na área manchada e esfregue com um pano macio molhado.
Para restaurar o brilho do interior de uma panela de alumínio, cozinhe nela cascas de maçã na água, por cerca de 10 minutos.


Para tirar o cheiro ruim de armários, queime folhas de chá dentro de uma tigela funda.


Para remover o odor de comida da tábua de corte, esfregue limão e enxágue com água fria.
Para tirar os odores de comida de uma embalagem plástica, encha-a com água do cozimento do arroz, por meia hora, antes de lavar.

Para manter a pia limpa e perfumada, esfregue-a com limão.


Para dispersar os odores da casa, após fritar peixe ou carne, queime folhas de chá secas dentro de um cinzeiro.

Para remover aquelas manchas de óleo difíceis da frigideira, deixe-a ao sol por um dia.

Para deixar brilhando aquele vidro (copos, vasos, etc.) que estava guardado há tempos, dê um polimento com um pano macio mergulhado em sal.

Remova manchas de chá de uma toalha de mesa, molhando-as com suco de limão e lavando depois com água fria.

Para ver manchas num vitral mais facilmente quando limpá-lo, use um prato branco como pano de fundo.

Remova rótulos de garrafas com acetona.

Remova todos os pedaços de vidro quebrado, varrendo o chão e então usando fita adesiva para catar os fragmentos menores.

O Mel na Culinária


MEL possui propriedades antissépticas, digestivas, diuréticas e calmantes.

Além disso, pode ser usado na cozinha de várias formas, como substituto do açúcar.


O MEL ajuda a combater resfriados e dores de garganta; auxilia na cura de alguns problemas estomacais; atua como substância relaxante; tem um poder laxante suave; seu alto valor energético o transforma em 'combustível' perfeito na luta contra os sintomas de estresse; ajuda a impedir o surgimento dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele...

- O pólen, bebido com um pouco de mel nas refeições é muito bom para regular o funcionamento intestinal.

- O chá com limão ou laranja e duas colheres de sopa de mel é ideal para aliviar gripes e resfriados.

O mel também tem seu papel na cosmética (é o principal ingrediente de máscaras que ajudam a clarear e amaciar a pele).

Além de ser benéfico para a saúde o mel pode ser usado de forma muito criativa na culinária.

Por exemplo:

- Para fazer caramelo, cozinhar o mel em uma panela até que caramelize.

- Para assados, misturar com vinho e pincelar a carne (frango, peru, porco) no final do cozimento.

- Para molhos, deixar reduzir o mel com vinho doce.

- Se quiser fazer um molho agridoce, use o mel na mesma proporção que o vinagre ou limão.

- No molho de tomate, substitua o açúcar por mel.

Dicas
- Se o mel engrossar, para que volte à sua consistência mais líquida, esquente-o em um banho-maria bem morno.
- Para não grudar na colher, mergulhe-a antes água fria.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Yakitori (espetinho de frango)



Yakitori – frango grelhado no espetinho, culinária japonesa.
Todas as partes do frango são usadas: asas, coxas, pele, fígado, etc.
Para essa receita usaremos coxas de frango.

Ingredientes
- coxas de frango, sem osso e pele
- cebolinha japonesa (negi), ou cebolinha
- molho de soja
- mirin our sake
- açúcar
- mel
- espetinhos de madeira

Como Fazer
Numa panela, misture 4 colheres de sopa de molho de soja, 3 colheres de sopa de açúcar, um pouco de mel, um pouco de sake e água. Aqueça até que fique homogêneo.

Corte as coxas de frango em pedaços de 3x2x2cm.

Coloque os pedaços de frango dentro do molho já preparado, e deixe descansar uns minutos.

Corte a cebolinha em pedaços de 3 cm.

Espete 3 ou 4 pedaços de frango e alguns de cebolinha, intercalados, no espetinho de madeira.


Cozinhe em uma grelha ou no forno, a 200o C (neste caso você pode embrulhar os espetinhos em papel alumínio, para não queimarem).

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Gomaae de Espinafre

Gomaae de Espinafre (prato coreano, acompanhamento)

Ingredientes
- 2 molhos de espinafre
- 1 colher de sopa de misô (pasta de soja)
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de semente de gergelim
- 1 colher (sopa) de sakê

Como Fazer
1. Lave o espinafre, cozinhe as folhas em água fervente, por 1 a 2 minutos. Cuide para não cozinhar demais.
2. Escorra e lave com água fria. Aperte as folhas para tirar o excesso de água, corte grosseiramente.
3. Prepare o molho: numa tigela, misture bem o misô, o açúcar, o sakê e o gergelim.
4. Misture o espinafre com o molho e sirva em tigelas pequenas.

Flan


Como fazer o autêntico e tradicional flan! 😋

Ingredientes (para 6 porções individuais)

Para o Flan
- 1 litro de leite
- 8 ovos inteiros
- 2 gemas de ovo
- 8 colheres de sopa de açúcar
- limão

Para o Caramelo
- 1 xícara de açúcar
- 4 colheres de sopa de água
- algumas gotas de suco de limão

Como Fazer
Ferva o leite com a casca do limão e reserve.
Bata os ovos e as gemas com o açúcar.
Adicione o leite morno e misture bem.
Junte a xícara de açúcar, a água e as gotas de limão numa panela; deixe em fogo médio até que se converta num caramelo dourado. Derrame sobre as taças individuais para cobrir o fundo, deixe esfriar uns minutos e derrame a mistura de ovos e leite.
Disponha as taças numa fôrma. Coloque na fôrma água suficiente para cobrir a metade das taças, e leve ao forno pré-aquecido a 200o C, até que cozinhem.
Tire do forno e deixe esfriar.

Para variar o sabor, adicione à mistura de ovos e leite: cenoura ralada, ou coco, ou baunilha. Também se pode substituir a casca de limão por uma de laranja.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Memória: alimentos que ajudam a melhorar a atividade cerebral


“A memória é o tesouro e guardião de todas as coisas.”


Pequenas falhas de memória são comuns no dia-a-dia, e podem ser atribuídas a vários fatores, como cansaço, falta de sono, estresse, bem como uma alimentação errada.

Existem muitos “remédios” para tratar das ditas lacunas mentais, e os mais efetivos são estimular a memória através da prática de exercícios como leitura, cálculo, aprender novas línguas...

...e estimular o cérebro pela ingestão de certos alimentos.

Podemos aumentar muito nossa capacidade de concentração comendo regularmente alimentos como soja, pescados, etc.


Quais alimentos são amigos do cérebro?

Lecitina de soja: é um suplemento nutritivo excepcional para potencializar a memória, e ajuda a equilibrar os níveis de colesterol.

Frutas secas: entre elas, a estrela é a avelã, pois sua vitamina B1 é fundamental para as funções cerebrais.

Legumes: o aporte proteico desses alimentos é também muito recomendado.

Cítricos: as frutas são grandes amigas da memória por seu conteúdo de açúcares (o principal combustível do cérebro). Entre elas, são especialmente recomendadas as que contêm maior quantidade de vitamina C, como a laranja, o limão e o kiwi.

Pescados (salmão, atum, arenque, anchova, sardinha e cavala): diversos estudos determinaram que existe uma relação direta entre o bom estado da capacidade mental e elevados níveis no sangue dos ácidos graxos (ômega-3) que este tipo de pescado apresenta.

Hortaliças: espinafre, brócolis, cenoura, cebola e tomate contêm um elevado número de antioxidantes, fundamentais para lutar contra a deterioração das membranas celulares.

Azeite de oliva extra-virgem e alho cru: também são muito aconselhados para evitar as falhas de memória.

Por último, tente evitar o álcool e as bebidas estimulantes.

“A melhor memória é aquela que não esquece nada, apenas as ofensas. Escreva elogios em mármore, e ofensas na areia.” (provérbio persa)

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Pequeno Dicionário da Culinária Japonesa



Ficou em dúvida na hora de ler o cardápio no restaurante japonês, ou uma receita da culinária nipônica?

Aqui estão alguns termos mais comuns:

Bancha: chá verde, bebida muito apreciada no Japão.

Dashi: caldo básico muito utilizado na cozinha japonesa, à base da alga kombu e katsuobushi (bonito seco desfiado).

Domburi: prato de arroz cozido servido com algum complemento por cima, como frango e ovo (Oyako Donburi), porco (Tonkatsu Donburi), etc.

Kyuri: pepino japonês.

Mirin: um sake suave, usado apenas para cozinhar.


Miso: pasta picante e salgada, feita de soja fermentada, ideal como condimento em molhos ou sopas (miso-shiro).


Mochi: pequenos bolinhos de arroz cozido, moldados com as mãos. Podem ser grelhados e servidos na sopa, ou enrolados em alga nori.

Nori: alga muito utilizada na cozinha japonesa. Um de seus usos mais conhecidos é no norimaki sushi.

Omurice: omelete recheado de arroz.

Sake: bebida alcoólica de arroz que acompanha os pratos japoneses e que é servida em pequenos copos chamados sahazumi.

Sashimi: provavelmente uma das comidas mais representativas da arte culinária nipônica. É um pescado cru fileteado, que pode ser acompanhado de molho de soja (shoyu), daikon (nabo branco gigante), algas, gengibre fatiado, tofu, etc.

Shiitake: cogumelos japoneses consumidos acompanhados de verduras, molhos, etc.

Soba: macarrão típico japonês, servido em pratos frios ou quentes.


Sukiyaki: prato à base de carne finamente fatiada e verduras, cogumelos, etc. refogados.

Shiritake: macarrão bem fino, feito de fécula de alguns tubérculos.

Shoyu: molho de soja japonesa. É mais adocicado que o feito na China.

Sushi: existem muitas maneiras distintas de servir sushi, mas duas são as mais habituais:
norimaki sushi (pescado cru cortado fininho e enrolado em alga nori com arroz.
nigiri sushi (pequenas bolas de arroz sobre as quais se põe wasabi coberto com um pedaço de peixe).


Tamari: molho de soja fermentado.

Tempura: é o empanado japonês. Legumes, peixes e mariscos são empanados de forma rápida com uma farinha muito fina e água gelada, resultando um prato leve e pouco gorduroso.

Tofu: pasta branca à base de soja, conhecido como queijo de soja. Absorve o sabor dos molhos e temperos.

Tsukemono: picles, de vários vegetais (pepino, nabo), servidos como acompanhamento nas refeições.

Wakame: alga de cor verde escuro, de textura delicada.

Wasabi: pasta obtida a partir de uma raiz-forte, a Wasabia japonica.

Yakitori: espetinhos de carne de frango grelhado, temperados com shoyu, mel, açúcar, sakê e cebolinha.


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails