domingo, 3 de maio de 2009

Os alimentos ricos em flavonoides são benéficos à saúde


Os flavonoides, ou isoflavonas estão presentes em alimentos como laranjas, uvas, cerejas, nozes, chá ou, de forma muito especial, na soja.

Os flavonoides estão relacionados especialmente com a saúde feminina.

Muitos produtos industrializados já apresentam esses componentes naturais em suas fórmulas.

Mas afinal, o que são os flavonoides?

Nada mais são que compostos naturais específicos das plantas, que desempenham um importante papel no crescimento das mesmas e que apresentam valores terapêuticos muito importantes para o organismo humano, entre os quais podemos destacar:

- Ação antioxidante. As isoflavonas têm uma alta capacidade para neutralizar os radicais livres (responsáveis pela deterioração e envelhecimento do organismo), que se originam como consequência da contaminação e do estresse. E muito importante, estimulam a renovação celular.

- Os flavonoides presentes nas frutas cítricas agem como antiinflamatórios, antialergênicos e anitimicrobianos. Não consuma apenas o suco da laranja, coma a polpa também, que tem até dez vezes mais vitamina C que o suco, e além disso possui a pectina, uma fibra que reduz o colesterol e estabiliza o açúcar do sangue.

-Têm propriedades antitumorais, especialmente nos casos de cânceres como o de mama ou próstata.


Quais alimentos contêm as isoflavonas?

Estão presentes em frutas como laranja, cereja, uva, nos chás verde e preto, em bebidas como o vinho tinto e o suco de uva concentrado e, de forma muito especial, na soja (estima-se que em 100 g de soja pode-se encontrar 300 mg de isoflavonas).

Atenção: evite tomar suplementos, procure dar preferência a alimentos que contenham naturalmente os flavonoides.

Um comentário:

  1. Eu amei me ajudou muito no meu trabalho de CIÊNCIAS.Só falta um 10

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails