quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Bolo Esponja de Chocolate

Fiz hoje esse bolo de chocolate, uma delícia! A massa fica úmida, quase um pudim.
É tipo uma queijadinha de chocolate. Nota dez!


Bolo-pudim de Chocolate

Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 5 ovos
- 100 g gramas de margarina (derretida)
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 100 g de coco ralado
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 1 ½ xíc. de leite
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 5 colheres (sopa) de farinha de arroz
- açúcar de confeiteiro

Modo de Fazer
Unte uma fôrma de bolo retangular (34x23 cm), polvilhe com açúcar refinado.

Misture todos os ingredientes e bata no liquidificador.

Despeje a massa na fôrma e leve ao forno pré-aquecido (220º C) por cerca de 40 min.

Depois de esfriar, polvilhe com açúcar de confeiteiro, e sirva cortado em quadradinhos.

sábado, 25 de outubro de 2008

Quinoa, o Cereal Andino


Rica em proteínas, a quinoa pode substituir glúten
Resumo de artigo publicado no jornal Folha de São Paulo, 25 nov 2004.

Há um novo grão no mercado, que também pode ser encontrado em forma de farelo. De cor amarelada, dificilmente ele dará água na boca, pois não tem um sabor peculiar.

Mas uma informação faz da quinoa um ingrediente importante à saúde.
Riquíssima em proteínas e adaptável aos solos mais pobres, é considerada o “alimento perfeito” pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.
 

Descoberto pelos incas da Bolívia e do Peru há 8.000 anos, o cereal tem valor nutritivo comparável ao do leite materno.

Segundo pesquisadores da Embrapa, as sementes podem ter o dobro da quantidade de proteínas da maioria dos vegetais, com maior qualidade.

 
Apesar de pouco conhecida no mercado brasileiro, a quinoa já conquistou a confiança dos nutricionistas. O cereal é recomendado para atletas (pela grande quantidade de aminoácidos e pelo baixo colesterol), para as mulheres (por conter fito estrógenos, que ajudam a amenizar os efeitos da menopausa) e para as pessoas intolerantes ao glúten, os celíacos.
 
 
A quinoa, apesar de altamente proteica, não possui glúten. É ótima para substituir o trigo em pão, macarrão, biscoitos e farinhas.
 

Além disso, a quinoa é rica em lisina, aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade e melhora a memória.

Receitas:

Molhos Especiais Para Saladas


Um prato de salada tem seu valor!
Quanto mais colorida a salada, mais vitaminas você está consumindo.
Preparar um tempero especial deixa o prato muito mais saboroso!


Molho de Geleia
Ideal para salada verde (misture alface, rúcula e agrião, p.ex.)

- 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
- 1 colher (sopa) de vinho tinto
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
- 1 colher (sopa) de geleia de morango
- sal e pimenta-do-reino a gosto




Molho de Ricota

Bata esses ingredientes no liquidificador:
- 200 ml de iogurte natural
- 50 g de ricota
- 1 colher (sopa) de manjericão picado (ou hortelã)
- 1 colher (chá) de limão
- 1 pitada de sal
Obs.: se quiser reduzir as calorias use iogurte e ricota light.

Bolo de Kiwi


Ingredientes
- 3 ovos
- 3 kiwis maduros
- 150 g de farinha de arroz
- 50 g de maisena
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 150 g de manteiga sem sal
- 200 g de açúcar
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- sal

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte e polvilhe uma forma de bolo inglês.
Descasque os kiwis e corte em cubinhos.
Separe as claras das gemas, batendo as claras em neve, com uma pitada de sal.
Misturar a farinha de arroz, a maisena e o fermento.
Misturar a manteiga (derretida), o açúcar, as gemas e a essência de baunilha.
Batendo manualmente, sem parar, vá adicionando a farinha, em forma de chuva.
Por último, misture delicadamente o kiwi e as claras em neve.
Forno por cerca de 40 min.

obs.: o bom de fazer um bolo rápido em casa é ter sempre aquele lanchinho gostoso, "gluten-free", e com poucas calorias. outro dia li uma reportagem que mostrava que qualquer lanche feito em casa, normalmente tem até a metade das calorias que um "snack" industrializado. além disso, nem sempre dá para confiar nos pães e bolos de padarias e confeitarias, pois mesmo que não tenham glúten nos ingredientes, podem ter sido contaminados por farinha de trigo, etc. e é bom dar preferência a bolos sem recheio e coberturas, pois são mais saudáveis, e duram mais também! e é bom aproveitar as frutas da estação para variar o sabor dos doces!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Super Alimentos (livro)

Biblioteca Saúde Sem Glúten

 
Nesse livro, o autor norte-americano, Dr. Steven Pratt, descreve os alimentos funcionais, que ele chama de Super Alimentos. São 14 grupos de alimentos, detalhando os benefícios para a saúde de cada um deles. Tem também 50 receitas que usam as propostas dos alimentos funcionais. Tem dois índices, um para procurar os problemas de saúde, outro para os alimentos.

Prós: É um ótimo livro para se ter a mão para consultas rápidas.

Contras: fazem falta muitos alimentos presentes na culinária brasileira; não há referência direta à celíase.
Citação: Sobre o Iogurte “... a atividade do iogurte no trato gastrointestinal o argumento mais definitivo para sua inclusão como Super Alimento. Ou seja: um sistema digestivo saudável é fundamental para a boa saúde. Nossa capacidade de absorver nutrientes de nossos alimentos depende da saúde do sistema digestivo. À medida que envelhecemos, nossa capacidade digestiva fica, com freqüência, diminuída, o que é um motivo forte o suficiente para contar com o iogurte como alimento, o qual irá promover e ajudar a preservar sua saúde intestinal”.

A Celíase Infantil na Finlândia

A distribuição geográfica da Celíase se dá, notadamente, no Continente Europeu e nos países que foram colonizados, ou que receberam, em algum momento, a imigração européia. Naquele país nórdico, vários estudos têm sido desenvolvidos, na tentativa de melhor compreender a Celíase.

No Velho Continente, um dos países mais preocupados com o fenômeno da doença celíaca é a Finlândia.

Num importante trabalho científico publicado no ano de 2001, intitulado “Prevalence of Celiac Disease among Children in Finland” (Markku Mäki, M.D. et al.), os pesquisadores envolvidos estudaram a incidência da doença celíaca na população infantil, considerando principalmente os métodos de detecção da doença, sem a presença dos sintomas clínicos.

Já se sabe há algum tempo que a DC muitas vezes é uma doença silenciosa. Sendo assim, somente através de testes sorológicos pode-se diagnosticar preventivamente a doença.

“A celíase é uma desordem gastrointestinal de origem autoimune, que ocorre em pessoas geneticamente suscetíveis, e que é induzida, em algum momento de suas vidas, pela ingestão de alimentos que contém glúten.”

Exatamente pelo fato da DC ser muitas vezes mal diagnosticada, ou mesmo não diagnosticada, é importante estimar a presença dela nas populações, através de exames sorológicos preventivos.

Deixando para os especialistas a metodologia técnico-científica do experimento, é interessante constatar seus resultados mais significativos. Foram examinadas amostras coletadas de 3654 estudantes (com idades entre 7 e 16 anos), para detectar a presença dos anticorpos transglutaminase (esses anticorpos aparecem nos portadores da DC). Mais tarde, pediu-se que os pacientes diagnosticados como positivos para os anticorpos, fizessem uma biópsia intestinal. Como resultado, dos 3654 indivíduos, 56 (1.5 %) testaram positivo para os anticorpos.

A forma clássica da DC em crianças é caracterizada pela má absorção dos nutrientes e conseqüente retardo no crescimento.

No entanto, nas últimas duas décadas, observou-se uma mudança no quadro clínico da doença, incluindo formas mais moderadas e com isso, adiando a idade do diagnóstico.

Deixando para os especialistas a metodologia técnico-científica do experimento, é interessante constatar seus resultados mais significativos. Foram examinadas amostras coletadas de 3654 estudantes (com idades entre 7 e 16 anos), para detectar a presença dos anticorpos transglutaminase (esses anticorpos aparecem nos portadores da DC). Mais tarde, pediu-se que os pacientes diagnosticados como positivos para os anticorpos, fizessem uma biópsia intestinal. Como resultado, dos 3654 indivíduos, 56 (1.5 %) testaram positivo para os anticorpos.

A forma clássica da DC em crianças é caracterizada pela má absorção dos nutrientes e conseqüente retardo no crescimento.

Normalmente, a procura pela doença celíaca ativa, usando os reagentes para anticorpos, é focada nos pacientes com sintomas gastrointestinais leves, com deficiência de ferro isolada, manifestações extra-intestinais ou atípicas, doenças autoimunes, ou ainda nos parentes em primeiro grau de pacientes afetados.

Programas de triagem dentro de populações, em vários países, indicam que a doença é pouco diagnosticada, mas por causa do pequeno número de indivíduos envolvidos nos estudos, os intervalos de confiança para sua verdadeira ocorrência são amplos. Nos Estados Unidos, a doença é extremamente rara, quando o critério de diagnóstico baseia-se nos sintomas clássicos, como diarréia e baixa estatura. No entanto, ampliando-se os indicadores clínicos, a triagem de anticorpos parece indicar que a ocorrência nos Estados Unidos é similar a da Europa.

Evidências sugerem que a celíase é mal diagnosticada em crianças. Exames sorológicos têm o potencial de detectar a doença, que de outra forma não seria diagnosticada. Além disso, há evidência de que a ingestão diária de farinha de trigo, centeio e cevada resulta, em longo prazo, em seqüelas extra-intestinais nos indivíduos com celíase não diagnosticada ou não tratada. Por isso, a detecção precoce, seguida da eliminação do glúten na dieta, parece ser o método apropriado para evitar complicações mais adiante na vida.


Voltando ao estudo, observou-se que alguns dos indivíduos que inicialmente testaram positivo para os anticorpos (antigliadina), num teste posterior testaram negativo, apesar de estarem seguindo uma dieta normal, com glúten. Essa descoberta pode indicar para uma variante menor da história natural da doença celíaca, na qual a sensibilidade ao glúten flutuaria ao longo do tempo. Aliás, foi previamente observado que a intolerância a cereais não é um sinal específico da celíase, e apenas 10 por cento dos pacientes que reclamam espontaneamente de sintomas abdominais depois de consumir cereais, apresentam a celíase.

Para tirar essa dúvida, uma descoberta importante da pesquisa foi que a maioria dos indivíduos que testaram positivo para os anticorpos portava certas moléculas (HLA-DQ2 ou DQ8) que são características da DC. A presença dessas moléculas já tinha sido associada aos parentes em primeiro grau de pacientes celíacos.

Questões relevantes para o futuro da pesquisa e tratamento da DC

- Dever-se-ia considerar triagens populacionais amplas, fora de programas de pesquisa?

Deve-se levar em conta que a DC não detectada aumenta o risco de várias complicações, como a osteoporose, por exemplo.

- O que fazer com indivíduos nos quais se detecta, mas que não têm sintomas, nem apresentam fatores de risco para a DC?

A necessidade de seguir uma dieta sem glúten pelo resto da vida pode ser um fardo, especialmente para os pacientes assintomáticos.

- A DC silenciosa deve ser tratada?

Mais estudos sobre os efeitos da DC assintomática, incluindo avaliações de custo-benefício são necessários, antes que pesquisas populacionais sejam recomendadas.

Comentários e tradução by Sam

Fontes:

Texto completo do paper “Prevalence of Celiac Disease among Children in Finland” : http://bit.ly/amQlIs

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Cuca de Maçã


Ingredientes

Para a Massa:

- 2 xíc. de farinha de arroz

- 1/2 xíc. de fécula de batata

- 10 g de fermentobiológico seco

- 1 colher (chá) de sal

- 1 xíc. de açúcar refinado

- ½ xíc. de óleo de canola

- 2 ovos

- 1/2 xíc. de leite morno (ou água)

 

Para o Recheio:

- 3 maçãs grandes

- ½ xíc. de açúcar refinado

- 1 colher (chá) de canela em pó

 

Para a Farofa

- 3/4 xíc. de farinha de arroz

- 3 colhers (sopa) de manteiga (ou margarina) sem sal

- ¾ xíc. de açúcar mascavo

 

Como Fazer
 

Unte e polvilhe com farinha de arroz uma forma retangular.

Descasque as maçãs e corte-as em fatias finas. Leve ao fogo baixo em panela tampada, por cerca de 10 min. Junte ½ xíc. de açúcar e a canela e misture bem. Reserve.

Numa vasilha, bata bem os ovos com o óleo, e a seguir misture os ingredientes secos peneirados (farinhas, açúcar, sal) e o fermento.

Adicione aos poucos, batendo bem, o leite morno (ou água), misturando até a massa ficar homogênea.

Despeje a massa na fôrma, cubra com um pano úmido e deixe crescer, por cerca de 20 min.

Enquanto isso prepare a farofa: misture a margarina (gelada) em cubos, com o açúcar mascavo, junte a farinha de uma só vez, e amasse com a ponta dos dedos, até formar uma farofa grossa. Disponha delicadamente as fatias de maçã sobre a massa e, por fim, espalhe a farofa por cima.

Leve ao forno médio (220º C), por cerca de 40 min. Sirva a cuca morna ou fria, acompanhada de nata (creme de leite fresco).

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Segredos Para Ter Um "Super Corpo"



O Verão está chegando, e está mais do que na hora de pensar em como deixar o corpinho em forma. As dicas do treinador Choi Seong-jo são ótimas, seja para que quem quer perder peso, ou apenas tonificar o corpo, com equilíbrio e sem exageros!
São dicas preciosas!

Treinador Revela Segredos para ter um “Super Corpo”

"Quer sabe quais são as duas formas de ter um corpo perfeito?" um professor pergunta aos seus alunos durante uma classe de fisiologia. Um aluno levanta a mão rapidamente e diz com confiança, "Paciência e perseverança." Errado. A resposta é: apoios e abdominais.

Choi Seong-jo, o treinador que ficou famoso por colocar em forma o ator coreano Cha Seung-won, é da mesma opinião. "O treinamento simples com pesos é tudo que você precisa para construir grandes músculos." E ele argumenta que leva apenas quatro semanas. Aqui Choi compartilha suas dicas para tonificar seu corpo.

Segredos para a perda de peso – pular corda e caminhada acelerada (power walking)

Os segredos do treinador Choi para ajudar o comediante gordinho Jeong Hyeong-don a perder 11 kg em apenas sete semanas são power walking e pular corda.

Na power walking, seus passos serão mais eficientes se você dobrar seus braços 90 graus e balançá-los para frente e para trás até sentir seus músculos peitorais se esticarem.

Pular corda também é muito eficaz para queimar calorias.

Choi recomenda 20 seções de 50 pulos com uma pausa de 20 segundos entre cada seção. Se você não sua muito, pode tentar usar uma roupa especialmente desenhada para ajudar a liberar o suor.

Se seu objetivo é perder peso, é mais eficiente exercitar-se por um longo período de tempo, com média a baixa intensidade. Ir de rápido para lento, difícil para fácil, também ajuda.

Pesos realmente são tudo o que você precisa?

O treinador Choi diz que o treinamento com pesos, usando seu próprio peso corporal e os dumbbells (pesos de mão) é um jeito básico de construir a musculatura corporal.

Se você quer ter um belo abdômen, tente puxar seus joelhos em direção ao peito.
1.Sente na ponta de uma cadeira, com ambas as mãos segurando as laterais.
2.Incline seu corpo para trás, junte suas pernas e lentamente as levante.
3.Expire enquanto traz seus joelhos em direção ao peito. Segure por três segundos e então estenda suas pernas lentamente.


Para um peito tonificado, Choi diz que os apoios são a solução. Além disso, tente levantar pesos com as costas no solo.
1. Deite, dobre os joelhos, agarre os pesos em suas mãos e, com seus braços esticados, levante-os sobre seu peito.
2. Lentamente abaixe os braços de volta ao solo e segure-os por três segundos antes que seus cotovelos toquem o solo. Repita.

Para os músculos dos ombros, tente levantar os pesos sobre sua cabeça, na posição sentada ou, de pé, levantá-los na altura dos ombros.

Apoios na cadeira são um ótimo modo de reforçar os músculos dos braços.

Para estimular os músculos das coxas, dobre os joelhos e então estique, em três sets de 12.

Corra de estômago vazio; água antes do álcool!
Hábitos saudáveis também desempenham um papel importante na construção do corpo dos seus sonhos.

Choi corre por 30 minutos, de estômago vazio, todas as manhãs.
Depois ele tem um café da manhã rico em proteínas e minerais, como tofu, cogumelos e salada. Ele bebe apenas um gole d´água a cada 10 minutos, enquanto se exercita. Ele faz exercícios três vezes por semana, e descansa nos outros quatro. Para maximizar o impacto do exercício físico anterior, ele faz alongamento por 30 minutos nos dias de folga.

O treinador Choi recomenda alongar as pernas assim que você acorda, dobrando seu corpo frontal e lateralmente, com as pernas estendidas, e alongando o corpo inteiro enquanto deitado.

Ele também recomenda beber uma bebida para esportistas, mas se você precisa beber suco, escolha suco de tomate com menos açúcar.
Tofu e chá verde em pó também são bons para você.

Quando você sair para um drink, escolha aperitivos leves, como tofu e vegetais, e lembre-se de beber muita água.

Não esqueça: se você não está habituado a fazer exercícios, primeiro consulte os especialistas, ou seja, um professor de educação física, seu médico e um nutricionista.

Translated by Sam.
(fonte: CHOSUN,18 de Julho de 2007)

Conscientização da Doença Celíaca

Outubro é o Mês da Conscientização da Celíase nos EUA

Comer alimentos sem glúten ajuda no combate a doença celíaca
 
Por Rosemary Black (NY Daily News, 6 de Outubro de 2008)

Imagine ter um problema sério de saúde, que é totalmente tratável (sem necessidade de remédios). Agora imagine nunca descobrir que você tinha esse problema, e acabar tendo alguns dos sérios efeitos colaterais, como anemia e osteoporose.
A doença celíaca – a inabilidade de digerir o glúten – é essa indisposição.
Não é incomum, mas apenas cerca de 5% de 1 em cada 100 norte americanos que a têm, sabem que a possuem.
Os médicos simplesmente não sabem o suficiente sobre os sintomas da doença, que são tão variados como dores estomacais a urticárias.
“É uma falha de identificação e de educação do médico”, diz o Dr. Peter H.R. Green, há sete anos diretor do Centro da Doença Celíaca, da Universidade de Columbia.
"A ponta do iceberg é o número de pessoas que têm sido diagnosticadas. A Celíase é a doença autoimune mais mal diagnosticada nesse país (EUA) hoje em dia."
Outubro é o Mês da Conscientização da Celíase e especialistas na doença querem levar à conscientização coletiva da celíase

Mas não são só más notícias. Atualmente, há novas marcas de produtos, livros de culinária, grupos de apoio e mesmo restaurantes onde os celíacos podem receber ajuda – e idéias deliciosas de refeições.

Embora as pessoas com celíase não costumem ter muitas opções no supermercado, isso está mudando em razão de centenas de novos produtos. Gluten Free & Fabulous trouxe uma linha de biscoitos e massas. A marca Pamela faz uma mistura para brownie de chocolate bem apetitosa, Van tem waffles sem glúten, e a Amy faz uma pizza sem glúten fabulosa, com massa de arroz. Entre os mais novos e populares produtos está a mistura para massa de pizza sem glúten do Bob's Red Mill. (Tem 28g de grãos, 3g de proteína e 4g de fibras em cada porção).

Sai esse mês um livro novo, “Gluten-Free Baking with the Culinary Institute of America” (Adams Media), do chef da C.I.A. Richard J. Coppedge. O livro contém receitas de pão-doce de canela sem glúten, pão francês, pizza, rosquinhas e bolos.

Embora esses produtos feitos com farinha sem glúten possam parecer meio sem gosto, Coppedge, que vem ensinando na C.I.A. há oito anos, desenvolveu várias combinações de farinhas, que ele usa para preparar uma variedade de pães, pãezinhos e bolos. Farinha de arroz, fécula de mandioca e fécula de batata são os ingredientes chave nas combinações.

“Pense além do cesto de pão,” diz o chef Coppedge. “Croissants e pães que usam o fermento biológico são os mais difíceis de fazer sem o glúten. As receitas sem glúten que melhor funcionam são aquelas que pedem pouca farinha e muitos ovos.” Panquecas, crepes e waffles. ficam muito bons quando feitos sem glúten, diz o chef.

Por quê de todas as novas comidas sem glúten?

A doença pode estar crescendo, diz o Dr. Green, e na verdade, estudos finlandeses sugerem que a doença celíaca é muito mais comum. Ninguém tem certeza do que a causa, embora haja fatores de risco: se um parente a tem, ou se você é diabético, você tem uma maior probabilidade de tê-la. Quatro vezes mais mulheres do que homens têm celíase.
Pode afetar pessoas de todas as idades.

E mesmo o momento escolhido para começar a alimentar seu bebê com farinha pode aumentar a possibilidade dele ter a doença celíaca.

“Se você der glúten a uma criança pela primeira vez antes dos quatro meses de idade, ou depois dos sete meses, as chances de adquirir a celíase são maiores,” diz o Dr. Green.
 
A amamentação é uma proteção, ele acrescenta, e pode prevenir algumas crianças de ter a doença.
 
Os sintomas podem ser tão variados como inchaço ou problemas neurológicos.
Um exame de sangue é usado para diagnosticar a doença, juntamente da endoscopia. Geralmente, assim que o glúten é retirado da dieta, as pessoas começam a se sentir melhores, diz Green.
Translated by Sam.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Marzipã


Marzipã (massapão)

Uma tradição da Páscoa alemã, gostosa em qualquer época do ano.
Minha avó nos ensinou a fazer os docinhos de massapão na Páscoa, lindos coelhinhos pintados a mão. É divertido fazer esses docinhos porque dá para moldar em qualquer formato desejado.
 
Com cobertura: Derreta uma barra de chocolate para fazer a cobertura dos docinhos em forma de ovinhos ou de pequenos bombons. Uma boa ideia é enfeitar bolos, ou tortas com marzipãs.

Ingredientes
 
- 300 g de castanhas-do-pará (ou amêndoas) sem pele
- 700 g de açúcar confeiteiro
- 1 lata de leite condensado
- essência de nozes
- tintas para alimentos

Se comprar as castanhas inteiras, retire a pele e rale no ralador fino.
Numa vasilha, misture todos os ingredientes, até formar uma massa lisa e homogênea. 
Molde os docinhos com as mãos ou use forminhas (como de formato de coelhos, etc).
Para decorar, pinte os detalhes com tinta comestível.

Pão de Queijo de Liquidificador/ Capuccino


Pão de Queijo de Liquidificador 'Saúde Sem Glúten'

 
Como esse pão de queijo fica mais “leve” e rende mais, gosto de fazer para servir num chá da tarde – e se sobrar, tudo bem, pois fica macio por vários dias.
 
Ingredientes
 
- 2 xíc. de polvilho doce
- 1 xíc. de polvilho azedo
- 2 colheres (sopa) de farinha de arroz
- 3/4 xíc. de óleo de canola
- 3/4 xíc. de leite frio
- 50 g de queijo parmesão ralado
- 3 ovos


Como Fazer

É super simples de fazer!
Bata tudo no liquidificador, distribua a massa em forminhas untadas, e asse em forno médio (pré-aquecido a 200ºC), por cerca de 15 minutos.
Obs.: na receita original vai apenas polvilho doce (3 xíc.), e o pãozinho fica ainda mais leve.

 
Cappuccino Instantâneo

 

Ingredientes
 
- 2/3 xíc. de café solúvel
- 3 xíc. de leite em pó
- ¾ xíc. de açúcar
- 2 colher (de chá) de bicarbonato
- 3 colher (de sopa) de chocolate em pó

Misture todos os ingredientes.
Aos poucos, passe pelo liquidificador até o café ficar bem triturado.
Rende 4 xícaras de cappucino.
Guarde em recipiente bem fechado.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails