sexta-feira, 18 de abril de 2008

Salada de Beterraba



O molho exótico realça o sabor da beterraba, deixando-a muito mais saborosa. Imperdível!

Ingredientes
- 4 beterrabas pequenas
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
- 4 nozes picadas
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 1 colher (chá) de açúcar
- ½ colher (chá) de canela em pó
- sal e pimenta

Como Fazer
Cozinhe as beterrabas al dente, e corte em cubos.
Numa tigela, misture o suco de limão, o azeite, o açúcar, a canela, o sal e a pimenta. 
Tempere a beterraba com esse molho, junte a salsa picada e as nozes, misture com cuidado.
Sirva a salada em temperatura ambiente, ou levemente refrigerada.

PAVLOVA



Essa receita é fácil de preparar e deve fazer sucesso entre as crianças!

Ingredientes
- 4 claras de ovo
- 16 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de maisena
- essência de baunilha

Material: batedeira, papel manteiga.

Como Fazer
Bata as claras em neve, adicione o açúcar batendo levemente.

Pare a batedeira, junte a maisena e a essência de baunilha e, com uma espátula, misture à mão delicadamente.
Despeje a massa sobre um círculo de papel manteiga (24 cm Ø).
Leve ao forno até dourar. Cubra com um creme de ovos, ou outro de sua preferência.

O cuidado com os alimentos industrializados

Todas as pessoas que possuem intolerância ao glúten, ou mesmo aquelas que têm alguma restrição em suas dietas, sabem da necessidade de ler atentamente os rótulos dos alimentos industrializados antes de comprá-los.

O que se tem notado no Brasil é a falta de respeito dos fabricantes para com os consumidores, no que diz respeito a alterações repentinas nas fórmulas dos produtos, sem nenhum tipo de aviso prévio. Sendo assim, quem é obrigado a seguir uma dieta especial deve ler sempre os rótulos, independente da fidelidade que possa ter a determinado produto, ou marca. É difícil citar exemplos sem fazer propaganda, mas os consumidores devem se ajudar já que não dá para esperar “solidariedade”, especialmente das multinacionais de alimentos. Um produto que era consumido aqui em casa eram os caldos Knorr. Pois é, agora eles contêm glúten (será que já não tinham antes?). Agora está chegando o inverno e o consumo das deliciosas sopas aumenta, então todo cuidado é pouco na hora das compras.

Duas marcas que não contém glúten são os Caldos Virmont, e os Caldos Kitano (da Yoki). Um tipo de caldo muito saudável e gostoso que muitos não conhecem é o Hondashi, um caldo de peixe (da Ajinomoto) muito usado na culinária japonesa, e que vale a pena experimentar. O hondashi é um dos ingredientes do Misso-shiro, a tradicional sopa japonesa de pasta de soja fermentada.



Misso-shiro

Ingredientes

- 1 litro de água
- 4 colheres (sopa) de missô
- ½ envelope de hondashi
- 1 colher (sopa) de shoyu
- alga Kombu (ou cebolinha verde)
- tofu (queijo de soja)

Como Fazer
 
Numa panela ferva a água e dissolva o caldo de peixe (hondashi), mais o shoyu.
Numa vasilha pequena coloque o missô e uma colher de água quente; mexa um pouco com uma colher de pau para ficar mais “cremoso”. Adicione o missô ao caldo (cuidado para não deixar ferver a sopa, senão o missô “talha"), misturando até dissolver bem.
Adicione a alga ou cebolinha picada e tofu cortado em cubinhos.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

A Doença Celíaca



*artigo publicado no site "Médicos de Portugal"

Alimentos e Intolerâncias Alimentares


Todos sabemos que os alimentos são indispensáveis à vida pois fornecem as substâncias necessárias para o normal crescimento e desenvolvimento e até para a manutenção da nossa actividade diária. No entanto, eles só podem ser utilizados pelo organismo após terem sido digeridos e absorvidos pelo tubo digestivo: a digestão e absorção são portanto funções fundamentais para a manutenção e bem estar do individuo.

Há contudo algumas pessoas que não suportam determinados alimentos pois quando estes são ingeridos e entram em contacto com a mucosa do intestino, vão desencadear reacções mais ou menos violentas que provocam lesões e perturbam o seu normal funcionamento, nomeadamente no que diz respeito à digestão e absorção. Diz-se então que existe uma INTOLERÂNCIA ALIMENTAR, a qual pode ser contra o peixe, o marisco, o leite, etc. e manifestar-se por períodos mais ou menos longos da vida destes indivíduos.

- leia o artigo completo em:
http://www.medicosdeportugal.iol.pt/action/2/cnt_id/1679/

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Avanços na Doença Celíaca



Num importante artigo científico intitulado “Avanços na Doença Celíaca”, os autores Gerry Robins e Peter D. Howdle, do Hospital Universitário de St. James, em Leeds, Reino Unido, comentam sobre a existência de uma população numerosa com a Doença Celíaca adormecida, ou seja, celíacos não sintomáticos.

O diagnóstico desses portadores é importante na prevenção e acompanhamento de possíveis sintomas futuros.
 
Nos casos de um paciente diagnosticado com a celíase, é sempre importante lembrar da necessidade do exame dos familiares diretos, que possuem de 10 a 15% de também manifestarem a doença.

Leia o artigo completo em http://www.medscape.com/content/2004/00/47/05/470569/

Lidando com a Doença Celíaca



Uma dieta sem glúten é a solução!

A Celíase ocorre porque o sistema imunológico é desencadeado durante o processo digestivo do glúten, uma proteína presente em diversos alimentos. Por isso é uma doença “auto imune”.

Pessoas com doença celíaca podem apresentar sintomas de leves a muito severos, incluindo dores abdominais, gases, diarreia, vômitos. Com o tempo, os pacientes celíacos podem perder peso, apesar de ter um bom apetite. Crianças com a desordem podem apresentar um crescimento atrasado, ou seja, não amadurecem no ritmo esperado. A doença também pode causar fadiga e fraqueza.

Infelizmente, pelo fato de os sintomas da celíase variarem tanto em intensidade como em qualidade, muitos pacientes não são diagnosticados. A boa notícia é que as mudanças na dieta, por si sós, são marcadamente efetivas na melhoria da saúde.

As proteínas do glúten são encontradas em muitos alimentos, incluindo alguns que são recomendados como parte de uma dieta saudável. Essas proteínas desencadeiam a reação que danifica o tecido do trato intestinal. Para dar ao intestino uma “pausa”, pacientes com doença celíaca precisam seguir uma dieta sem glúten. Isso significa evitar todos os alimentos que contenham trigo, cevada e aveia. A cerveja (incluindo a cerveja sem álcool) também contém glúten, assim deve ser evitada.

Quando começar uma dieta sem glúten, lembre-se que mesmo pequeníssimas quantidades de glúten podem precipitar problemas. Recomendamos que os pacientes visitem profissionais nutricionistas, porque muitos alimentos contendo glúten não são facilmente reconhecíveis. Se isso não for possível, outro bom recurso é o website da Associação do Sprue Celíaco (“Celiac Sprue Association”), http://csaceliacs.org/, que possui uma boa quantidade de informação sobre dietas.

Uma dieta sem glúten geralmente começa a mostrar resultados dentro das primeiras semanas. De acordo com um estudo publicado no “New England Journal of Medicine”, há alguns anos, cerca de 70% das pessoas com doença celíaca sentem-se melhores depois de duas semanas de dieta. Com o tempo, as mudanças na dieta que levam à melhora geralmente tornam-se uma segunda natureza para eles.

Como a celíase é uma alteração do sistema imunológico, você nunca fica “curado” do problema, você o gerencia. Deixar de seguir a dieta livre do glúten leva levará ao retorno dos sintomas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails