sexta-feira, 18 de abril de 2008

O cuidado com os alimentos industrializados

Todas as pessoas que possuem intolerância ao glúten, ou mesmo aquelas que têm alguma restrição em suas dietas, sabem da necessidade de ler atentamente os rótulos dos alimentos industrializados antes de comprá-los.

O que se tem notado no Brasil é a falta de respeito dos fabricantes para com os consumidores, no que diz respeito a alterações repentinas nas fórmulas dos produtos, sem nenhum tipo de aviso prévio. Sendo assim, quem é obrigado a seguir uma dieta especial deve ler sempre os rótulos, independente da fidelidade que possa ter a determinado produto, ou marca. É difícil citar exemplos sem fazer propaganda, mas os consumidores devem se ajudar já que não dá para esperar “solidariedade”, especialmente das multinacionais de alimentos. Um produto que era consumido aqui em casa eram os caldos Knorr. Pois é, agora eles contêm glúten (será que já não tinham antes?). Agora está chegando o inverno e o consumo das deliciosas sopas aumenta, então todo cuidado é pouco na hora das compras.

Duas marcas que não contém glúten são os Caldos Virmont, e os Caldos Kitano (da Yoki). Um tipo de caldo muito saudável e gostoso que muitos não conhecem é o Hondashi, um caldo de peixe (da Ajinomoto) muito usado na culinária japonesa, e que vale a pena experimentar. O hondashi é um dos ingredientes do Misso-shiro, a tradicional sopa japonesa de pasta de soja fermentada.



Misso-shiro

Ingredientes

- 1 litro de água
- 4 colheres (sopa) de missô
- ½ envelope de hondashi
- 1 colher (sopa) de shoyu
- alga Kombu (ou cebolinha verde)
- tofu (queijo de soja)

Como Fazer
 
Numa panela ferva a água e dissolva o caldo de peixe (hondashi), mais o shoyu.
Numa vasilha pequena coloque o missô e uma colher de água quente; mexa um pouco com uma colher de pau para ficar mais “cremoso”. Adicione o missô ao caldo (cuidado para não deixar ferver a sopa, senão o missô “talha"), misturando até dissolver bem.
Adicione a alga ou cebolinha picada e tofu cortado em cubinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails